Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

O BTT e a praia em Armação de Pera

Armação de Pera, recebeu no dia 19 de Junho, o 2º Passeio e a 1ª Meia Maratona dos BTT Algarve Maniacs.

Organizada pela Associação BTT Algarve Maniacs, sem fins lucrativos que visa a prática na vertente BTT, conseguiu reunir cerca de 160 participantes para a sua 1º prova de 45km 750d + e um passeio familiar de 15km guiados com inicio em Armação de Pera.

Esta associação contou com vários apoios e juntamente com a Câmara Municipal de Silves, Junta Freguesia de Armação de Pêra, Intermarche de Armação de Pêra, Agrupamento de Escolas de Silves sul e entre outras.

Armação de Pera

Armação de Pêra é uma freguesia portuguesa do concelho de Silves (Portugal), com 9,15 km² de área e 4867 habitantes (2011). Densidade: 531,9 hab/km², uma vila muito apreciada no verão, tendo na época balnear uma população várias vezes superior à sua população no inverno. É uma zona piscatória e turística.

Durante a época balnear entre junho e setembro, Armação enche-se de animação diurna e noturna. Durante o dia pode-se apreciar o desporto “Vólei” que existe e praticado na praia dos pescadores. Na praia, durante o dia, também se pode visitar as grutas com alguns pescadores, que se dedicam a esta atividade no verão, enquanto outros se dedicam à pesca o ano inteiro. Durante a noite a rua dos bares e a avenida tornam-se em locais de grande movimento das 20h até às 24h.

As festas religiosas nesta vila surgem no segundo domingo de agosto com a festa de Nossa Senhora dos Navegantes e no terceiro domingo de setembro com a da Nossa Senhora dos Aflitos.

Armação-praia

7h o termómetro marcava 20º

No dia 19 de Junho, pelas 7h00 ,já o termómetro marcava 20ºc e fazia-se adivinhar uma manha de muito calor.

Horas essas em que o secretariado já funcionava e se encontrava disponível para os participantes levantarem os dorsais e finalizaram as ultimas inscrições.

Toda a logística estava facilmente identificada e acessível a todos, com início as 9h00 numa zona lindíssima junto ao Minigolfe e no “Calçadão” e com uma grande vantagem a escassos metros estava situada uma das Praias da Vila Piscatório de Armação de Pêra.

Tudo reunido para uma linda manha para a prática desportiva de puro BTT onde se avizinhava muito calor na manhã de domingo, exigindo um esforço ainda maior dos atletas, que tiveram uma verdadeira demonstração de espírito de sacrifício.

Iniciou-se a prova pelas 9h00, percorrendo as ruas da vila de Armação de Pera e percorrendo toda a calçada junto á praia.

Pode-se interrogar!

O que os “Betetistas” queriam mais do que uma linda manha de sol junto á praia.

Ao chegar ao fim da calçada, a viatura da GNR de Armação de Pêra, aumenta a velocidade e dá-se o início da prova, indo em direcção aos verdadeiros trilhos e paisagens Algarvias, percorrendo locais de beleza inigualáveis como a passagem pela ponte realizada pela associação BTT Algarve Maniacs e pela admirável Praia Grande de Pêra.

Como a prova não era só junto ao mar, os participantes foram-se deslocando para o interior, o verdadeiro “mato”, estava á espera, com singles tracks soberbos e claro não podia de existir as “tais” subidas complicadas que fazem superar os participantes. Foi um misto de tudo, estradões, sobe e desce.

Vistas privilegiadas onde quem ia em modo “passeio” podia desfrutar e tirar algumas fotografias de lembrança.

É de louvar que nesta 1ª Maratona a organização do BTT Algarve Maniacs tenha conseguido prémios monetários para o três primeiros classificados de cada escalão, 100 rodas para o 1º, 75 rodas para o 2º e 50 rodas para o 3º.

BTT

Classificações Gerais:

Meia Maratona 45km :

Masculinos: 1º David Belo – ExtremoSul \ Hotel Alisios; 2º Humberto Fernandes – BCF/Algarve Bike Challeng /ARTBOBY; 3º Jorge Chaveca – NV Bikes;
Femininos: 1ª Irina Coelho – Bike Clube São Brás; 2ª Marlene Costa – BCF / Algarve Bike Challenge; 3ª Inês Raimundo – BTT Loulé / BPI.

 

Ao longo da prova existiram vários pontos de “reforço” de água, muito importante devido a alta temperatura que se fazia sentir.

È de elogiar e salientar o apoio incondicional dos profissionais médicos, numa prova desta envergadura, estarem nos locais mais perigosos, salvaguardando uma queda ou algo que possa correr mal.

Foi uma prova de grande valor, com excelentes marcações, quem se enganou foi por aselhice ou distracção, e a rematar um belo almoço convívio ,que serviu para recompor as energias gastas no percurso, sortear brindes oferecidos por vários apoiantes e a entrega dos prémios aos participantes.

A organização pede-se que continue o esforço, dedicação, a alma por estas modalidades, ao mais alto nível e todos os anos delicie os praticantes do BTT com este nível de prova.

É de louvar a boa classificação do “Betetista” da casa, obteve o 11º Nelson Leite – Porches BTTeam.

Em conversa com um dos membros da organização agradece às várias entidades e associações por o empenho e auxilio prestado da prova onde decorreu sem incidentes.

Por fim impunha-se ouvirmos o vencedor David Belo, que nos honrou com as suas declarações:

“A meia maratona organizada pela malta do BTT Algarve Maniacs, foi a mistura perfeita entre a componente competitiva que estou habituado e a parte do lazer que é o que a maior parte dos bttistas procura.

A Cereja no topo do bolo

Os 45 km de extensão do percurso são caracterizados por terreno solto, rolante mas algo técnico e propicio a formação de grupos, as subidas sem grandes gradientes de elevações mas com pedra solta, explosivas e feitas com intensidade, serviram para separar andamentos, as descidas muito bem vindas com grau de dificuldade Q.B não permitiam quebras de ritmo. Os Singletracks, para mim a cereja no topo do bolo.

Acompanhado por paisagem onde podemos pedalar junto ao mar ou pelo barrocal Algarvio, das duas maneiras o calor fez-se sentir e as poucas sombras pelo caminho muito bem-vindas.

Os caminhos estavam bem marcados com fitas, setas e riscos de Cal pelo chão, havendo também placas a indicar as descidas mais perigosas e as subidas mais difíceis, comissários da organização garantiam a passagem por cruzamentos e estradas abertas ao transito.

Para mim que comecei a época em Fevereiro, já levo uns quantos dias de competição e outros tantos de treinos duros, este passeio com cariz mais descontraído permitiu variar andamentos e disfrutar da bicicleta sem a pressão da competição.

Armação-David-Belo
David Belo

Um Percurso para treinar BTT

Certamente irei utilizar este percurso para treinar BTT e futuramente ter referências da minha forma física.

O meu objectivo principal nesta época não era vencer esta prova do BTT Algarve Maniacs, mas é claro que vencer, principalmente junto de casa e da família é bom, dá me animo para continuar este desafio que é conciliar a vida pessoal, profissional e a competição, conto com o apoio de muita gente e se assim não fosse provavelmente já tinha migrado da competição para o lazer, esta é a minha 5ª época como federado e posso dizer que já passei por muitas experiencias quase todas elas boas, este desporto permite-me ir a lugares que de outra forma provavelmente não iria, e claro que quando se viaja apesar do objectivo ser claro existe sempre a oportunidade de descobrir, aprender e ver coisas novas.

Parto para os próximos objectivos confiante, tranquilo e sei que posso não ter um desfecho tão positivo como no passado domingo mas o mais importante é fazer o que gosto e divertir-me.”

 

Texto: Horácio Rafael Correia

Fotos: Sandra Conceição

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta