BTTistas lusos fazem o inédito

Portugal vai, pela primeira vez, estar representado nos Jogos Olímpicos por dois corredores de BTT. No final do ciclo de dois anos de apuramento, Portugal cotou-se como o 11.º melhor país do Mundo, assegurando duas vagas para o Rio de Janeiro.

ciclismo
Da esquerda para a direita, Ricardo Marinheiro, Tiago Ferreira, Mario Costa e David Rosa

O ranking hoje revelado pela União Ciclista Internacional coloca Portugal na 11.ª posição, com 3711 pontos, resultantes da soma da pontuação dos três betetistas lusos mais bem colocados: David Rosa, Tiago Ferreira e Mário Costa.

Esta será a segunda vez que Portugal consegue qualificar-se para a prova de cross country dos Jogos Olímpicos. A estreia foi, há quatro anos, em Londres, com um único corredor, David Rosa.

“A qualificação de dois atletas representa uma evolução muito significativa do BTT português nos últimos dois anos. É fruto de um bom planeamento, de uma boa geração de ciclistas e de uma comunidade muito ativa. Todo o BTT português está de parabéns”, frisa o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, destaca “o trabalho árduo, muito difícil. Os atletas revelaram uma motivação muito grande para uma tarefa, o apuramento, que poderia ser histórica. O resultado final significa que fizemos as escolhas certas, as melhores apostas nos corredores e nas competições em que participámos”.

David Rosa, Mário Costa, Ricardo Marinheiro e Tiago Ferreira são os quatro ciclistas pré-convocados, de entre os quais serão escolhidos os dois representantes de Portugal. A convocatória acontecerá no próximo mês.

A prova de cross country olímpico do Rio de Janeiro vai realizar-se no dia 21 de agosto.

[divide icon=”circle”]

Texto de: F.P.C.

Parceiros