Caminhada e BTT por Monte Real e BA5

BA5

A Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE) da EB1 de Monte Real promove dia 1 de maio de 2018 a 5ª Caminhada e 5º Passeio BTT com dois percursos distintos, percurso Caminhada (e BTT Junior com 10Km) e percurso BTT (com 43 Km dos quais 8km efectuados dentro da BA5 de Monte Real).

BA5

Nos terrenos da atual Base Aérea funcionou de 1938 a 1941 o Aero – Clube de Leiria, passando a Aeródromo Militar desde essa data até à inauguração da BA5.

Em 04 de outubro de 1959, foi oficialmente inaugurada a BA5, sendo no dia 04 de outubro celebrado o dia da Unidade.

Adotando para seu lema a divisa “ALCANÇA QUEM NÃO CANSA”, foram-lhe atribuidas, duas Esquadras, a 51 “FALCÕES”, e a 52 “GALOS”.

Caminhada e Passeio BTT pela BA5 e Monte Real

Com check-in apartir das 8h45 e inicio do percursos pelas 9h30 em Monte Real e final em Monte Real.

Este evento tem como principal objetivo promover o convívio e o espírito de entreajuda entre a comunidade escolar e a comunidade local.

Monte Real

A situação de Monte Real, a par de uma aproximação das praias de Vieira de Leiria, Pedrógão e S. Pedro de Moel, de importantes centros históricos como Alcobaça, Batalha, e Leiria, do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, fazendo fronteira com o histórico Pinhal de Leiria tornam-na um lugar impar no centro de uma região turística plena de atractivos.

O Rio Lis, ainda navegável na Idade Média corre, imediatamente, a Nascente e a Norte, foi e continua a ser também um factor de desenvolvimento para Monte Real e para as povoações ribeirinhas.
.
Monte Real é um lugar de características urbanas com alguns espaços de cariz rural. Envolvida por todos os lados de uma densa mata de pinheiros e eucaliptos, é recomendada pela pureza do ar, a bondade das águas e a amenidade quase inalterável da temperatura. Os arredores são encantadores e do alto das termas obtem-se uma soberba vista sobre os cabeços dolomíticos de Monte Real e Monte Redondo, dos quais os separa o campo da Salgada, coberto de juncais e banhado a meia distância pelo Lis.

Termas de Monte Real

A estância termal remonta à ocupação romana em Portugal. É tradicional atribuir-se à Rainha Santa a cura de doentes, mas só em 1806 o Bispo de Leiria D. Manuel Aguiar mandou captar o manancial hidrológico e construir um balneário. Possui as águas mais sulfatadas cálcicas da Península, classificando-se como frias, mesosalinas, sulfidricas cálcicas e magnésicas, cloretadas e bicarbonatadas mistas. Contêm elementos raros de valor e, em quantidades ponderáveis tais como iodo, bromo, flúor, arsénio e outros. São águas muito puras, isentas de contaminação.

As características hidrológicas desta estância termal, aliada à vasta mancha florestal que a rodeia e à qualidade hoteleira, com uma gastronomia saudável, tornaram-na uma das mais procuradas da Península Ibérica.

Facebook da organização.

Evento no facebook.

Regulamento.

Parceiros