Campeonato da Europa de XCO, Portugal representado
A seleção nacional de BTT vai competir na disciplina de cross-country olímpico (XCO), no Campeonato da Europa, entre os dias 12 e 15 de agosto, na Sérvia.
Texto / foto: União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo
Campeonato da Europa de XCO
É já neste fim de semana que se disputam os títulos europeus de XCO, em Novi Sad, na Sérvia.
No total serão mais de 500 pilotos em prova, nas categorias junior, sub-23 e elite, nos setores masculino e feminino, oriundos de 36 países.
As competições de cross-country olímpico (XCO), onde vão estar presentes cinco atletas portugueses, decorrem no sábado, dia 14 de agosto, e domingo, dia 15 de agosto.
Portugal vai estar representado nestes campeonatos da europa com a Mariana Líbano, em juniores femininas, Tomás Frazão e João Cruz em juniores masculinos, e Raquel Queirós e Ana Santos em sub-23 femininas.
“…será sempre dar mais um passo em frente…” Pedro Vigário
O selecionador nacional Pedro Vigário destaca esta como uma oportunidade de ser dado mais um passo no desenvolvimento dos jovens atletas portugueses, num percurso desconhecido.
“Este é um percurso “old school”, totalmente diferente daqueles que temos vindo a encontrar até agora.
Os treinos desta semana vão-nos permitir adaptar a ele, para que a prova decorra da melhor forma possível.
Temos uma equipa jovem, que já se tem vindo a preparar durante o ano, em várias provas nacionais e internacionais, como é o caso da Raquel Queirós, que regressou recentemente da sua primeira participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Esta será mais uma oportunidade de os atletas poderem fazer uma prova de XCO a nível internacional.
O objetivo principal será sempre dar mais um passo em frente no desenvolvimento dos nossos atletas, melhorando o seu nível em comparação a provas anteriores, tanto na performance como no resultado.
Sabemos que vão estar presentes os melhores da europa e vamos, como sempre, dar o nosso melhor”, afirmou Pedro Vigário.
Competições e horários
João Cruz e Tomás Frazão são os primeiros atletas portugueses a entrar em competição, no sábado, entre as 10h00 e as 11h15, hora portuguesa.
Segue-se a corrida de juniores femininas, com Mariana Líbano, entre as 12h00 e as 13h15, hora portuguesa.
No domingo, será altura de Ana Santos e Raquel Queirós disputarem a prova de sub-23 femininas, entre as 09h30 e as 11h00, hora portuguesa.