Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão 2015

IBSA European Judo Championship 2015, será realizado de 26 a 29 de novembro de 2015 – Pavilhão Multiusos de Odivelas, participarão 109 Atletas em representação de 19 Países.

A Apresentação do Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão 2015 (‘ISBA European Judo Championship 2015’) realizou-se esta segunda-feira, dia 9 de novembro, na Sala da Biblioteca do Museu do Desporto . A competição cumpre-se entre os dias 26 e 29 de novembro no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

A conferência de imprensa contou com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Judo – José Manuel A. Costa e Oliveira, do Presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência – Dr. Mário Lopes, do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas – Dr. Paulo César e do Diretor da Competição Mestre Fernando Seabra. Marcaram também presença o Selecionador Nacional Mestre Jerónimo Ferreira, os Atletas Lusos que vão estar presentes na competição – Miguel Vieira, Djibrilo Iafa e Henrique Sousa, o Embaixador da Prova o Judoca Medalhado Olímpico, Nuno Delgado, a judoca Mariana Esteves (medalha de bronze no Mundial de Juniores) entre outras entidades.

O Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão 2015 é a competição mais importante do calendário europeu de Judo Adaptado e a primeira prova internacional da modalidade paralímpica que se cumpre em Portugal contando com a presença de 109 Atletas e 19 países

Este evento ganha uma importância extra para os atletas presentes, uma vez que será a última competição onde é possível ganhar pontos para o ranking antes dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro em 2016.

Declarações:

Federação Portuguesa de Judo – José Manuel A. Costa e Oliveira
“O Desporto é algo que deve estar acessível a todos. Apesar de ser um facto apontado pela Constituição Portuguesa, no nosso país ainda estamos longe desse objectivo. O judo é uma modalidade extraordinária, a modalidade dos princípios, dos valores e que tem conseguido grandes resultados. Por estas razões temos um serviço a prestar no desenvolvimento da nossa sociedade e do desporto. Assim, para além do judo olímpico, damos uma atenção especial ao Judo Adaptado. É por essa razão que estamos aqui hoje. O Desporto para todos precisa de crescer e este Campeonato da Europa é um óptimo apoio.”

Diretor da Competição – Mestre Fernando Seabra
“Este campeonato deve ter o mérito de motivar as pessoas e levá-las a perceber que apesar das limitações que tenham estas não são impeditivas da prática de desporto.
Todos os atletas que ainda têm a oportunidade de estar presente nos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro em 2016, vão estar nesta competição.
Creio que estão reunidas as condições para termos um campeonato de excelência.”

Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas – Dr. Paulo César
“É um prazer para nós fazermos parte da família do Judo. É uma honra ter este campeonato da Europa em Odivelas. Já estamos habituados às boas organizações por parte da Federação Portuguesa de Judo Estamos muito agradecidos por todo o trabalho que temos desenvolvido, é uma parceria de excelência.”

Presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência – Dr. Mário Lopes
“O Desporto é uma forma de inclusão, permite às pessoas a interacção com a sociedade. Este Campeonato da Europa permitirá divulgar a realidade, pôr as pessoas a praticar actividade física e sair de casa, fazer desporto, ter contacto com outras realidades.”

Embaixador da Competição, Medalhado Olímpico, Chefe da Equipa Técnica da FPJ – Nuno Delgado
“É uma grande honra apadrinhar esta competição. Felizmente as competições de Judo Adaptado já são uma realidade e é nossa missão dar o contributo para criar oportunidades e desenvolver a modalidade também nesta vertente.”

Selecionador Nacional – Mestre Jerónimo Ferreira
“O Miguel, o Henrique e o Djibrilo são bons atletas. Eles treinam por eles próprios, facilitam bastante a minha missão. Neste momento, entre clube e selecção, treinamos 4 vezes por semana para preparar da melhor maneira esta competição”.

Atletas:
Miguel Vieira
“A preparação para o campeonato está a correr da melhor forma. Sinto que estou pronto para este campeonato. Por se realizar no meu país é uma mais-valia mas também uma grande responsabilidade. Se houver medalhas melhor mas vamos pelo menos tentar representar bem Portugal.”

Djibrilo Iafa
“O meu objectivo principal é chegar à final. Este é o meu primeiro campeonato e por isso vou dar o meu melhor nesta competição”

Henrique Sousa
“Sinto-me descontraído e vou fazer o melhor possível para conseguir os resultados desejados. Fiz judo em miúdo e agora há cerca de 2 anos voltei. Está a ser um grande desafio.”

Parceiros

Deixe uma resposta