CAROLINA PAIVA E FÁBIA CONCEIÇÃO CONQUISTAM BRONZE EM COIMBRA

Fábia Conceição

Foto: @João Gregório/FPJ/EJU

Portugal conquistou 2 Medalhas de Bronze, por intermédio de Carolina Paiva e Fábia Conceição (ambas da categoria -78 kg), no primeiro dia da Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2022

Neste dia inaugural, dedicado às categorias -63 kg, –70 kg, –78 kg e +78 kg femininas e –60 kg, –66 kg e –73 kg masculinas, estiveram em ação 33 Portugueses (8 Femininas e 25 Masculinos).

Leia também

JUDO TOUR JÚNIOR EUROPEU PÁRA EM COIMBRA

Página da Federação Portuguesa de Judo

Carolina Paiva 16 segundos para alcançar a Medalha de Bronze

Carolina Paiva (-78 kg) estreou-se nos quartos-de-final (a categoria foi composta por 12 Atletas) com um triunfo, por ‘wazari’ sobre a italiana Irene Caleo (que conta com várias medalhas no Circuito Europeu de Cadetes).

Na semifinal não conseguiu ultrapassar Lieke Derks (Bronze no Campeonato da Europa de Juniores 2021), sofrendo o ‘ippon’ da neerlandesa aos 2 minutos do encontro.

Na luta pelo Pódio, encontrou a italiana Carolina Mengucci (que no ano passado em Coimbra conquistou o Bronze).

Carolina Paiva precisou apenas de 16 segundos para alcançar o ‘ippon’ e conquistar a Medalha de Bronze.

Carolina Paiva
Foto: @João Gregório/FPJ/EJU

Fábia Conceição com ‘ippon’ a cerca de um minuto do fim para o Bronze

Também na categoria -78 kg, Fábia Conceição eliminou Ilana Bouvier nos oitavos-de-final, por acumulação de ‘shidos’ da francesa.

Na ronda seguinte, não conseguiu contrariar a superioridade da neerlandesa Lieke Derks (que também derrotou a portuguesa Carolina Paiva no encontro seguinte e venceu o Ouro na prova), sofrendo ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final.

Garantiu um lugar no Bloco de Finais ao vencer a italiana Irene Caleo (outra das adversárias da compatriota Carolina Paiva) a 5 segundos do fim, por acumulação de ‘shidos’.

No seu último e derradeiro combate, conseguiu dominar Jade Omerkoylu, acabando por alcançar o ‘ippon’ a cerca de um minuto do fim, numa altura em que a neerlandesa já tinha 2 ‘shidos’.

Com este resultado, Fábia Conceição conquista a Medalha de Bronze.

Foto: @João Gregório/FPJ/EJU

Outras prestações portuguesas

Tomás Gomes (-73 kg) começou a sua prestação na segunda ronda, onde eliminou o estónio Matheas Trilljarv por ‘ippon’.

Somou a segunda vitória na prova ao derrotar o italiano Giuseppe Santoro na ronda seguinte, novamente por ‘ippon’, a 26 segundos do fim.

Nos Quartos-de-final, disputou um encontro equilibrado com o britânico Ethan Nairne, mas acabou por ceder por acumulação de ‘shidos’, após cerca de 2 minutos de ‘golden score’.

Na repescagem, o jovem luso não conseguiu superar o francês Nabil Hachem.

Com este resultado, Tomás Gomes alcança um honroso 9º lugar, a melhor classificação entre os masculinos portugueses.

Desta forma, no final do primeiro dia, Portugal ocupa o 7º lugar do ranking (em igualdade com o Reino Unido) entre os 21 países presentes na prova.

A Itália lidera a tabela com 2 Medalhas de Ouro, 2 de Bronze e 3 de Bronze conquistadas.

Países Baixos (2 Ouro, 1 Prata e 2 Bronze) e França (1 Ouro, 3 Prata e 2 Bronze) completam o pódio.

Foto: @João Gregório/FPJ/EJU

Recordamos que o evento integra o Circuito Europeu de Juniores, reunindo alguns dos Melhores Jovens Judocas do Mundo e permite pontuar para o Ranking Mundial do escalão.

Portugal está presente com 55 Judocas (18 Femininas e 37 Masculinos), que são acompanhados pelos Treinadores Nacionais do escalão – Marco Morais e António Saraiva,

O evento encontra-se a decorrer no Pavilhão Desportivo do Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache (Coimbra).

Ao longo dos dois dias da prova, estão presentes 391 Atletas (167 Femininas e 224 Masculinos), em representação de 21 Países.

Os combates recomeçam este domingo às 09h00, com as categorias -48 kg, –52 kg e –57 kg femininas e –81 kg, –90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas em ação. Portugal é representado por 22 Atletas.

Parceiros