Chegam ao fim os Jogos do Futuro da Região de Setúbal

Os Jogos do Futuro da Região de Setúbal chegaram ao fim.

Ponto final na edição 2017, que, durante três dias, proporcionou momentos únicos de convívio, amizade, companheirismo e competição, gravados na memória de todos – e foram muitos – os que, de algum modo, tiveram contacto, este fim-de-semana, com este megaevento, uma festa da juventude única no País, que movimentou muitos milhares de pessoas.

Wanda Stuart e Júlio Mesquita actuaram na abertura dos Jogos do Futuro

Na sexta-feira, 2 de junho, cerca de 2000 pessoas estiveram no Largo do Mercado 1° Maio, no Barreiro, a assistir à Cerimónia de Abertura, com apresentação de Wanda Stuart e Júlio Mesquita.

“Canção do Mar”, a encerrar, foi um dos vários temas interpretados por Wanda Stuart na Abertura deste Jogos, que teve muitos momentos que “arrancaram” aplausos da assistência.

A Cerimónia contou com a presença da Judoca Olímpica Telma Monteiro, e da atleta de Boccia, Rita Patrício, dois dos quatro patronos desta edição dos JFRS – a par da glória do futebol, do Benfica e do FC Barreirense, internacional mundialista, “Magriço”, José Augusto, e do treinador de futebol Paulo Fonseca, atualmente no Shakhtar Donetsk –, entre vários dos 21 embaixadores do evento e muitas outras personalidades do desporto.

Trabalho em conjunto / parceria na base da realização dos Jogos

Somos uma terra com muito desporto”, “com muito associativismo”, “que aposta na atividade física”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, sublinhando o trabalho em conjunto / parceria na base da realização dos Jogos.

Recorde-se que os JFRS são uma organização conjunta das nove Autarquias da Região de Setúbal – Almada, Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal –, AMRS e Deporto Escolar, em parceria com as Associações Distritais de modalidades aderentes e Movimento Associativo Popular.

O desporto deve ser não só um meio de competição, como um meio de formação”, defendeu a judoca Olímpica Telma Monteiro, manifestando a “honra” em ser patrona do evento.

Juntos somos mais fortes”, realçou o Presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal.

Com as sinergias geradas pelas parcerias entre as várias entidades promotoras, “somos capazes de ir mais além, de aprender uns com os outros”, realçou Rui Garcia.

Mais de 300 atletas no Barreiro

Sexta-feira, sábado e domingo decorreram competições nos nove municípios da Região – Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal. O Barreiro acolheu as modalidades de basquetebol e xadrez, enquadrando mais de 300 jovens, rapazes e raparigas (basquetebol, cerca de 260, e xadrez, 50).

Vinte e quatro modalidades com desporto adaptado

Com 24 modalidades, incluindo desporto adaptado, este megaevento, na sua 5ª edição, dirigido a jovens, de ambos os géneros, nascidos entre 2001 e 2005, de acordo com a especificidade de cada modalidade, é considerado um “ponto alto” da atividade desportiva da Região, no que à formação diz respeito.

Trata-se de um evento que congrega a prática desportiva ao nível do movimento associativo com a atividade do desporto escolar.

Os resultados e classificações dos JFRS podem ser consultados no site oficial.

Parceiros