CICLOTURISMO AFONSOEIRO, UM PASSEIO DIFERENTE

Cicloturismo Afonsoeiro

Realizou-se este domingo 21 de agosto, o 15º passeio de cicloturismo organizado pelo Grupo de Cicloturismo Afonsoeiro/Móveis Jolar, a tradicional clássica de agosto Afonsoeiro / Canha / Afonsoeiro, com uma extensão de cerca de 75 quilómetros.

Dois anos depois, mais um passeio que regressou à estrada, infelizmente, já se ficaram pelo caminho algumas equipas, e alguns passeio não se vão realizar, causado por uma pandemia, e por uma falta de apoios, em especial de quem de direito deveria apoiar.

O passeio deste domingo foi marcado por algumas novidades, a primeira com lembranças originais, as mesmas elaboradas por José Manuel Mendes, um elemento da equipa, que fez reciclagem, e elaborou as respetivas lembranças.

José Manuel Mendes ao lado das suas obras de arte

A reciclagem chegou assim ao cicloturismo, José Manuel Mendes teve uma ideia nova, recolheu correntes de bicicletas, carretos, pedaleiras, discos de travão, tudo material velho, e transformou em lindos trofeus oferecido às equipas participantes, algo inovador, que foi apreciado pelos participantes.

Outra das novidades, e sem que ninguém tivesse conhecimento, sendo assim um segredo, foi revelado durante o almoço, que no salão do Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro onde foi servido o mesmo, e em algumas cadeiras espalhadas de forma aleatória, foram colocados envelopes fechados, onde constavam lembranças para os participantes sentados nas mesmas, uma surpresa muito bem aceite, uma novidade, que pode incentivar os participantes em outros eventos.

Fonte / Fotos: José Morais

Cicloturismo Afonsoeiro

15ª Clássica Cicloturismo Afonsoeiro / Canha / Afonsoeiro junta cerca de duas centenas e meia de participantes

Bem cedo começaram a chegar os participantes, o local de concentração, o recinto das festas locais que estão a decorrer, já que o passeio estava inserido no seu programa, depois de dar as boas-vindas aos participantes, pelas 9 horas tudo estava a postos para se iniciarem as pedaladas, o destino da primeira parte do evento seria Canha.

Os cerca de duas dezenas e meia de amantes da bicicleta seguiram a bom ritmo, com um pelotão imenso, e sempre compacto, pedalava-se a bem, num trajeto de dificuldade baixa, já que praticamente era tudo plano, sensivelmente a meio do trajeto da primeira parte, existia um ponto intermédio de distribuição de água, já que as elevadas previsões de calor para o dia, achou por bem a organização distribuir o tão bem precioso, felizmente as temperatura não foram assim tão altas, o que beneficiou quem pedalou.

Na chegada a Canha esperava os participantes um abastecimento composto por fruta e água, para recompor as energias despendidas, onde não falto o convívio entre participantes, na cerca de meia hora de paragem.

De volta à estrada, o rumo era então o Afonsoeiro, o calor ainda não se fazia sentir muito, uma aragem corria, o que ajudou quem pedalava, convivendo e muitos em animadas cavaqueiras, mas também a organização e por percalço no caso de muito calor, colocou mais um ponto de distribuição de água.

A chegada a local de partida no Afonsoeiro ocorreu pouco passava das 12,30, dando depois lugar à entrega de lembranças a individuais e coletivos, que não estivessem presentes no almoço, que era limitado apenas cem pessoas, por motivo de falta de espaço.

O almoço decorreu bem, com algumas entradas, um excelente caldo verde, e umas batatinhas cozidas com uma excelente carne de porco, servido por diversas bebidas, e um bom melão como sobremesa.

Lembrança reciclada

Os agradecimentos

Já quase em final de evento, o presidente do Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro/Móveis Jolar agradeceu a presença de todos, ao Vereador presente do Município do Montijo, ao Presidente da Junta de Freguesia, e revelou a surpresa que algum cicloturistas tinha colocada debaixo da sua cadeira uma lembrança, e fez a restante entrega de lembrança às equipas e individuais.

Num passeio com uma excelente organização, que soube manter o passeio como deve ser feito o verdadeiro cicloturismo, no final a satisfação geral foi muito positiva da parte dos participantes, com muitos a dar os parabéns à organização.

Um passeio que teve o acompanhamento da Brigada de Trânsito da GNR com excelente trabalho na estrada, dos bombeiros do Montijo e Canha que acompanharam com duas ambulâncias e felizmente não foi necessária a sua intervenção.

A proteção civil que acompanhou todo o evento, como uma viatura do Município, o carro vassoura, o importante apoio do Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro, que cedeu o seu salão, e que confecionou o excelente almoço, como ainda outros apoiantes que se juntaram à iniciativa.

Cicloturismo Afonsoeiro
Grupo de Cicloturismo Afonsoeiro

Em final de reportagem, dar os parabéns à organização, agradecer a forma como mais uma vez fomos recebidos, um agradecimento também da nossa parte à GNR pela disponibilidade que nos deram para poder cobrir o evento, para fazermos os diretos, fotos e vídeos, ficando assim os parabéns para todos.

Com os votos de bons passeios, boas pedaladas, esperamos marcar presença na 16ª edição em 2023, até lá protejam-se.

Link para desfrutarem das fotos do evento

Parceiros

Deixe um comentário