Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

7º Passeio de Cicloturismo de Torres Vedras

Torres Vedras é terra de tradições ciclísticas, de grandes nomes da velocipedia nacional, com Joaquim Agostinho a ser a figura principal, já que o mesmo foi e continua a ser considerado o maior ciclista nacional, e foi por estas terras que estivemos este domingo dia 26 de julho, no 7º Passeio de Cicloturismo de Torres Vedras, numa organização do Clube de Campismo e Caravanismo de Torres Vedras.

Passeio de Cicloturismo de Torres Vedras

Um passeio que tinha uma extensão de 60 quilómetros de dificuldade média, com alguns pontos mais acidentados, um evento do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).

O parque de campismo de Santa Cruz recebeu o evento, pelas oito horas começava a concentração, bem cedo o parque começou a ser evadido pelas bicicletas, depois de confirmadas as inscrições, preparar as bicicletas, e colocando a conversa em dia, pelas 9.30 horas tudo estava a posto para se iniciarem as pedaladas.

Com uma volta pelo parque de campismo para apresentar o evento, as pedaladas para cerca de centena e meia de cicloturistas tiveram início e a caravana iniciou na Av. Joaquim Agostinho, seguindo depois para Boavista, Silveira. Coutada, Ponte do Rol, Torres Vedras, Cucos, Sarge, e Ermegeira, aqui foi tempo de paragens para um abastecimento líquido e sólido.

De volta á estrada, o regresso foi feito por Abrunheira, Ramalhal, Ameal, Torres Vedras, Matos Velhos, Fonte Grada, Palhagueiras, Póvoa de Penafirme, Av. Atlântico, Santa Cruz, Av. Joaquim Agostinho, e a entrada no parque de Campismo a ser dada pelas 12,30.

Cicloturismo de Torres

Um olhar pelo evento:

O Clube de Campismo e Caravanismo de Torres Vedras já nos habituou a bons passeios, este ano com um trajeto novo, proporcionou a todos umas boas pedaladas, o percurso com algumas dificuldades que apresentou, o que numa zona acidentada como é Torres Vedras, muitas vezes é difícil fazer grandes alterações, porem a velocidade mantida pela equipa da casa, os participantes superaram as dificuldades, e rolaram sempre com a caravana quase compacta.

No final do passeio, Carlos Nogueira presidente do CCCTV fazia um balanço positivo do evento, estando satisfeito com os resultados, apesar do número de participantes ser inferior a outras edições, a famosa crise ainda marca os eventos, mas satisfeito mesmo assim com o número de presenças.

Para Carlos Nogueira as atividades vão continuar, alguns projectos também de referência em especial para o parque, e a equipa de cicloturismo irá continuar a mostrar as suas camisolas nos mais diversos eventos, divulgando um dos maiores clubes de campismo da europa. A finalizar deixava um agradecimento a todos os que estiveram presentes, e desejava que em 2016 este e outros pudessem visitar uma zona tão bonita como a zona oeste.

E foi sem dúvida um passeio muito bonito, o verde dos campos, especialmente de pomares, contracenando em certos lugares com o mar em pano de fundo, proporcionaram aos participantes de diversos escalões etários, umas boas pedaladas. O tempo também ajudou, num domingo que acordou com sol, apenas algum vento dificultou em algumas partes do percurso.

As pedaladas do cicloturismo de Torres

As pedaladas deste domingo terminaram com um grande almoço, o tradicional porto no espeto acompanhado pelo belo arroz de feijão, onde no final foram entregues as tradicionais lembranças alusivas ao evento, com uma certeza, a de voltar em 2016 para pedalar por terras de tradições ciclísticas.

E agora a finalizar, aqui fica um pouco da história da zona que se recomenda visitar, com os desejos de bons passeios, boas pedaladas.

Torres Vedras é uma cidade portuguesa no Distrito de Lisboa, região Centro e sub-região do Oeste, com cerca de 24 600 habitantes. É sede do maior município do Distrito de Lisboa com 405,89 km² de área e 79 465 habitantes (2011), subdividido em 13 freguesias. O município é limitado a norte pelo município da Lourinhã, a nordeste pelo Cadaval, a leste por Alenquer, a sul por Sobral de Monte Agraço e Mafra e a oeste tem litoral no oceano Atlântico. Torres Vedras foi elevada à categoria de cidade a 2 de março de 1979, dista cerca de 41 km a noroeste de Lisboa.

Foto: José Morais

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta