Cicloturismo em retrospetiva 2015

Com o ano de 2016 á porta, e a despedida de 2015, fazemos um balanço de mais ano cicloturistico, e ao longo do mesmo acompanhamos muitos eventos, estivemos em mais de três dezenas de eventos, trazendo até aos nossos leitores os melhores e piores momentos de cada um.
Iniciamos logo em janeiro e no primeiro passeio do ano, realizado pela FPCUB em Lisboa, foi para a estrada no dia 4 mais um clássico, o qual juntou cerca de quatro centenas de cicloturistas, porem ainda no dia 30 acompanhamos mais uma assembleia geral da FPCUB, com resultados muito positivos.
Fevereiro é tempo de treinos, com todos a prepararem-se para mais uma época, mas estivemos em Telheiras, onde assistimos á inauguração da ponte pedo/Ciclável, uma obra sem dúvida que veio enriquecer a capital.
Março abre a época, e logo no dia 8 de março a FPCUB, comemora o Dia Internacional da Mulher com um belo passeio juntando cerca de centena e meia, onde meia centena eram mulheres. E neste meio marcamos também presença em mais um grande evento a Bênção Nacional dos Ciclistas realizado no dia 15, que juntou alguns milhares em peregrinação ao altar do Mundo como é conhecido.
O mês de abril também foi marcado por bons eventos, logo no dia 12 estivemos no Penteado, com um excelente passeio, este marcado também pela entrega do Prémio Notícias do Pedal 2014, sendo galardoado com o segundo lugar, e estivemos em Pombal para mais uma clássica, desta vez marcada pela imensa chuva que caiu, mas que mesmo assim existiu um grande número de amantes que pedalaram, porem o momento alto foi no almoço convívio, onde o Clube de Cicloturismo de Pombal foi galardoado com o Prémio Notícia do Pedal 2014, primeiro classificado como sendo o escolhido o melhor passeio de 2014.
Iniciamos o maio no passeio de Beja no dia 3, a Casa do Benfica local voltou novamente á estrada com mais um passeio depois de interregno de alguns anos, juntando algumas dezenas de participantes. E logo na semana seguinte a 11, o Brogal em Leiria, comemorou as bodas de prata, e realizou o seu 16º passeio, com mais de uma centena de participantes, onde também aqui foi galardoado o grupo com a terceiro lugar do Premeio Notícias do Pedal 2014, e no dia 17 em Lisboa mais um belo passeio do Núcleo de Alvalade, e terminamos com a chegada de mais uma edição do Trans-Ibérica Tejo Vivo, realizado entre Espanha e Portugal.
Iniciamos o mês de junho logo no dia 1 com mais um belo passeio em Marinhais, com duas centenas a pedalar. No dia 7 fomos até Vila Nova de Cernache para mais um passeio com mais de uma centena de participantes, e acompanhamos mais uma edição de Lisboa Antiga que juntou quase meio milhar a pedalar pela capital pelos lugares mais típicos. Estivemos numa sessão solene, no lançamento do livro, Portugal a Pedalar da FPCUB, três décadas ao serviço do cicloturismo e da bicicleta. E no dia 14, não perdemos mais uma edição do célebre passeio dos nus, o Worl Naked Bike Ride Lisboa realizou-se, e apesar do frio e da chuva que caiu não arredou os participantes, que lutam pela liberdade e segurança da bicicleta. E logo no dia seguinte,15, o Vitória Clube de Lisboa levava o seu primeiro passeio para a estrada, um belo passeio, mas marcado pela imensa chuva, que mesmo assim juntou mas de 300 participantes. No dia 22 estivemos no passeio da Associação Pescadores da Musgueira com muitos participantes. E terminamos na Costa da Caparica em mais um Passeio do Clube de campismo de Lisboa.
O mês de julho passamos por mais um Sesimbra/Algarve, Fomos até Pataias no dia 12, e a 19 em mais umas 14 Horas a Pedalar em Pombal, e terminamos o mês em Santa Cruz, no passeio do Clube Campismo e Caravanismo de Torres Vedras.
Agosto, é mês de poucos eventos, mas marcamos presença no dia 9 na Arruda do Vinhos, no dia em que a Volta a Portugal passa novamente no concelho, o município inaugura uma pista Ciclável com um belo passeio. A 23 fomos a mais uma clássica do Afonsoeiro, e terminamos o mês a 30 e mais um passeio da Rota do Queijo em Montemuro, Mafra.
Em setembro iniciamos a 13 na Amadora em mais um passeio dos Estrelas da Amadora, no dia 17 marcamos presença em mais um Prémio Nacional da Mobilidade da Bicicleta, no sábado 19 estivemos no passeio da mobilidade, onde mais de um milhar pedalou em Lisboa, e logo no dia seguinte a Cova da Piedade recebe cerca de duas centenas no passeio do Barroquense, terminamos o mês em Lisboa, em mais um passeio do Clube Desportivo Lisboa e Águias, com mais de duas centenas a pedalar.
O mês de outubro chega, e no dia 18 mais um grande passeio, o Mega Passeio Lisboa/Santarém junta mais de 700 participantes, este ano um número muito abaixo do esperado, mas derivado ás más condições climatéricas.
Novembro entrou, e logo no dia 8 Lisboa recebe mais um Passeio Solidário da FPCUB, muitos participantes, muitos géneros animou o evento, um dos passeios mais bonitos e animados em 2015. E terminamos as pedaladas de 2015 com mais um passeio da Prova da Castanha, um passeio noturno realizado na amadora que terminou em grande festa.
Estes, os eventos onde estivemos presentes, como balanço, apesar de alguns terem sido suspensos, e outros tradicionais não se terem realizado, podemos considerar muito positivo, já que existiram outros novos.
A bicicleta continua em grande expansão, o cicloturismo apesar de ter perdido alguns participantes a favor do btt, muitos são os que voltaram novamente, porem as dificuldades de muitos, as restrições, os cortes salariais, ou o desemprego, originou a que muitos se inibam de participarem em passeios mais longe, já que as despesas aumentam, o mesmo acontece a muitas equipas que viram os seus apoios e patrocínios serem reduzido, e muitos terminado, o que dificulta, não esquecendo muitas das equipas que eram patrocinadas por autarquias que acabaram.
Porem, continua a ser positivo a ideias ainda de algumas autarquias continuarem a apostar na modalidade, e na forma como a mesma pode promover e dar a conhecer locais, novas gentes e costumes, ao mesmo tempo mostrarem o que de bom possuem em turismo e gastronomia.
Quase com 2016 a entrar, pouco mais existe para dizer sobre 2015, apesar de tudo foi positivo, o que fazemos votos de que no ano que vai agora a entrar, traga tudo de melhor para todos, nós vamos continuar por cá, em esperamos trazer com o novo ano, muitas e boas notícias, no muitos eventos onde esperamos estar presentes, até lá, fica aqui os votos de um Bom Ano, continuação de Boas Festas, com o desejos de bons passeios, boas pedaladas.
Texto/foto: José Morais