CLÁSSICO ENTRE PORTO E SPORTING COLOCA TUDO EM JOGO

Clássico

Foto: Federação de Andebol de Portugal

A terceira jornada da Fase Final do Campeonato Placard Andebol 1 arranca este sábado com quatro jogos no Menu e destaque para o clássico.

O destaque recai sobre o Clássico dos Clássicos, um dos jogos mais esperados da maior prova nacional de clubes, com o FC Porto a receber o Sporting CP a partir das 18h30 deste sábado.

Os Dragões chegam a este clássico após uma importante qualificação para os Quartos de Final da EHF European League.

Apesar da derrota na deslocação ao Fenix Toulouse – e ainda um triunfo ao cair do pano no Pavilhão da Luz, frente ao SL Benfica, que dificultou as aspirações encarnadas para alcançar o título.

Já os comandados de Ricardo Costa apresentam-se com um registo de quatro vitórias consecutivas e partilham a liderança com o rival azul e branco, ambos com 38 pontos.

Fonte: Federação de Andebol de Portugal

Quatro jogos no Menu prometem muita emoção

O fecho do Grupo A acontece no domingo com os insulares do Marítimo Madeira Andebol SAD (28) a receberem o SL Benfica (32), pelas 16h00.

Já no Grupo B, também ABC de Braga e Águas Santas Milaneza repartem o comando com 28 pontos.

Os bracarenses têm uma receção ao eterno rival de Guimarães, o Vitória SC (25 pontos), este sábado pelas 17h00.

Os maiatos não contam com uma receção fácil aos lisboetas do CF Os Belenenses (21), uma hora e meia mais tarde.

No Grupo C, onde se luta pela manutenção, todos os emblemas estão separados por dois pontos, com o Póvoa AC Bodegão CCR a liderar a tabela, com 22 pontos, seguido de Avanca Bioria Bondalti (20).

Abaixo da linha d’água está o emblema do Nazaré Dom Fuas AC (18) e, ainda mais abaixo, o SC Horta, com 16 pontos.

Para este fim de semana está agendado apenas um embate, entre Avanca Bioria Bondalti e Nazaré Dom Fuas AC, às 18h00 de sábado.

Em caso de vitória caseira, o emblema avancanense assume, provisoriamente o topo do grupo e, em sentido inverso, os nazarenos podem relançar as contas da permanência.

Clássico
Foto: FC Porto

FC Porto – Sporting CP um clássico que promete grandes emoções

A Ronda 3 traz mais um clássico entre dois grandes rivais naquilo que ao Andebol diz respeito e que pode encaminhar um dos emblemas para o caminho da glória em 2024/2025.

As duas formações encontram-se nos Quartos de Final das competições europeias que disputam – EHF European League (FC Porto) e EHF Champions League (Sporting CP).

Competições onde irão enfrentar dois emblemas franceses, o Montpellier HB e o HBC Nantes, respetivamente.

A juntar a este fantástico mood europeu as duas equipas seguem com um registo bastante positivo nas competições internas, tendo apenas empatado entre si, no fecho da Fase Regular.

A vitória de qualquer emblema poderá significar a liderança isolada, apesar das duas equipas ainda se voltarem a defrontar por, pelo menos, mais uma ocasião no fecho do Campeonato Placard Andebol 1.

Nos três encontros disputados até então, a vantagem está do lado do emblema leonino, que segue com duas vitórias, tendo concedido um empate no último embate de março, a 30 golos, no Pavilhão João Rocha.

FC Porto e Sporting CP reconhecem a relevância deste encontro, que nas palavras do ponta azul e branco, Leonel Fernandes, é um dos jogos mais importantes do campeonato.

Leonel Fernandes / FC Porto – Foto: FC Porto Sports

“Queremos a vitória neste clássico”

O internacional português abordou ainda a lotação esgotada no Dragão Arena e a obrigação de vencer em casa: 

Temos vindo a trabalhar o espírito de equipa e acredito que isso se tem refletido nos resultados.

De resto temos feito o normal, que é trabalhar todos os dias para evoluir e crescer como grupo e individualmente.

Desta vez vamos em busca da vitória, o empate no último jogo contra o Sporting foi positivo, principalmente porque jogámos fora, mas não ficámos 100% satisfeitos.

Queremos a vitória. Sempre que jogamos em casa sentimos a obrigação e a responsabilidade de ganhar.

Este é um dos jogos mais importantes do campeonato, temos a plena noção disso e temos preparado o jogo dessa maneira e estamos focados na vitória.

Termos a lotação esgotada é incrível, o ambiente é sempre bom, já sabemos que vamos ter um bom clássico.

Eu acredito que temos boas hipóteses de fazer uma grande exibição.

Sporting
Ricardo Costa – Treinador do Sporting CP – Foto: © RFEBM / J.L.Recio / FPA

“agora é um jogo no Dragão”

Ricardo Costa, treinador leonino, reconheceu a dificuldade de jogar na casa dos dragões mas reafirmou a ambição de vitória: 

Sabemos da dificuldade que é jogar na Dragão Arena, perante um FC Porto com uma defesa muito agressiva, um andebol num 6×0 complicado muitas vezes de ultrapassar.

Mas nós cá estaremos para, com o nosso entusiasmo, com a nossa forma de jogar, com o nosso querer jogar rápido e colocar as nossas armas dentro do campo.

É um jogo importante, não decisivo, mas nós estamos habituados a que todos os jogos sejam feitos para ganhar, é isso que nós queremos fazer e não fugimos à regra.

O treinador de 48 anos abordou ainda o abrandamento de jogos devido à qualificação direta para os Quartos de Final da EHF Champions League mas reiterou a força de vontade leonina: 

Não estamos habituados ao longo da época a parar tanto tempo, temos sempre dois jogos por semana e nós até gostaríamos neste momento de estar a jogar mais do que temos jogado.

Mas entrámos bem nesta fase final, com duas vitórias que eram decisivas para nós, não podíamos falhar em nossa casa.

Julgo que o fizemos de forma convincente e a sair dos jogos com o sentimento de dever cumprido, agora é um jogo no Dragão.

Sabemos da dificuldade que é, mas cá estaremos para enfrentar o FC Porto.”

Parceiros

Deixe um comentário