Clube Naval Sesimbra estreou-se na Fotografia Subaquática

Clube Naval de Sesimbra

O Clube Naval de Sesimbra estreou-se com três equipas na primeira etapa da Taça de Portugal 2019, em Sesimbra, após a Direção do Clube, no início deste ano, ter decidido reactivar a secção de Actividades Subaquáticas.

Esta prova foi organizada pela FPAS (Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas) que em conjunto com o Dive Club Cipreia e com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra asseguraram toda a logística deste evento desportivo.

A prova iniciou-se com a concentração das 10 duplas de Fotógrafos/Modelos e reunião técnica, por volta das 8.30 horas, na Marina do Clube Naval de Sesimbra, para depois distribuírem-se por duas embarcações semi-rigidas e seguirem para cada uma das zonas de prova definidas.

Elementos que constituíram as equipas do Clube Naval de Sesimbra

Clube Naval de Sesimbra apresentou-se com 3 equipas

O Clube Naval de Sesimbra apresentou-se com 3 equipas constituídas pelas duplas de atletas Rui Palma/ Carla Siopa; Armindo Pereira/ Vanda Gonçalves e Miguel Louzeiro/ Patrícia Araújo, com o delegado para as Actividades Subaquáticas Lourenço Silveira e com o coordenador desportivo Guilherme Cabral.

Nesta primeira edição da Taça de Portugal, os atletas realizaram duas imersões, uma durante a manhã e outra após a hora de almoço, com a duração máxima de 90 minutos cada, onde contaram com excelentes condições atmosféricas e de mar para a prática desta modalidade, confirmando-se que Sesimbra é um local de eleição para o Mergulho e para a Fotografia Subaquática em particular.

Embarque para serem transportados para a zona de competição

No final dos dois mergulhos, os atletas entregaram os respectivos cartões de memória com as imagens captadas, considerando 4 categorias: Grande Angular, Macro, Peixe e Tema, onde posteriormente irão ser avaliados pelo Júri de Prova.

Taça de Portugal de Fotografia Subaquática

Os atletas irão ainda realizar mais duas etapas da Taça de Portugal, nas datas previstas para 12 de Outubro e 16 de Novembro de 2019, ambas também em Sesimbra e até lá vamos aguardar pelos resultados.

Preparativos dos equipamentos

A fotografia subaquática é considerada como uma especialização do mergulho com escafandro ou em apneia. Para além do tradicional equipamento de mergulho, é necessária uma camara fotográfica com uma caixa estanque e flash’s subaquáticos para iluminação do meio ambiente uma vez que as cores debaixo de água se perdem com a profundidade.

Estas provas têm por objectivo encontrar o vencedor da Taça de Portugal de Fotografia Subaquática 2019, dar a conhecer esta modalidade desportiva e consequentemente contribuir, por um lado, para o desenvolvimento das actividades subaquáticas de competição em Portugal e, por outro, para a promoção turística e económica de Sesimbra.

Sitio oficial do clube.

Página do clube.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Lourenço Silveira
Fotos: Clube Naval de Sesimbra

Parceiros