DAR A CONHECER AS PAISAGENS DA RAIA COM TRAIL DE FICALHO

Trail de Ficalho

O Motoclube “Zangões do Chança” e a Associação Ficalho Desporto e Cultura de Vila Verde de Ficalho, Concelho de Serpa, vão organizar no próximo dia 06 de novembro de 2022, o 2.º Trail de Ficalho.

Vila Verde de Ficalho é uma freguesia portuguesa do concelho de Serpa, muitas vezes referida apenas por Ficalho.

Esta freguesia do concelho de Serpa é muito conhecida pelo seu azeite e mel. A maioria dos produtos é cultivado, produzido e vendido ao público na freguesia.

A aldeia, fica situada a 4 km da fronteira Espanha – Portugal, é conhecida também pela sua proximidade à Espanha, mais concretamente à povoação de Rosal de la Frontera.

É um dos núcleos populacionais mais distantes da sede de concelho, Serpa.

Fonte: Wikipédia

Inscrições

Regulamento

Página do evento

Evento no Instagram

Página do Motoclube “Zangões do Chança”

Página da Associação Ficalho Desporto e Cultura de Vila Verde de Ficalho

No Trail de Ficalho vais encontrar uma paisagem humanizada de grande beleza

O Trail de Ficalho será uma prova pedestre de montanha aberta a participantes de qualquer escalão ou nível competitivo.

É composto por 3 provas, a caminhada na distância de 10 km, trail curto com 17 km e um desnível de +600 mts, e o trail longo na distância de 25 km, com um desnível de +800 mts.

O inicio de todas as provas será na Praça Conde de Ficalho, em Vila Verde de Ficalho.

Com a organização desta prova, a organização pretende divulgar e promover a prática desportiva no Concelho, bem como dar a conhecer as paisagens da raia, desde a Ribeira do Chança à Serra de Ficalho, a qual tem a curiosidade de ser o ponto mais alto do distrito de Beja.

Serra de Ficalho tem o seu ponto mais alto a 522 metros de altitude

Esse ponto encontra-se sinalizado com um marco geodésico, e estende-se numa área de 9000ha.

Situa-se no limite Este da grande mancha de terrenos metamórficos que se estende da fronteira (Vila Verde de Ficalho) até Montemor-o-Novo.

Os relevos estão distribuídos em três alinhamentos principais: a oeste, a sequência Malpique (381 m), Savos (356 m) e Calvos (319 m); ao centro, o alinhamento principal, Álamo (425 m), Adiça (476 m) e Ficalho (518 m); a leste, a crista da Preguiça (326 m).

As elevações mais importantes são formadas por calcários cristalinos, muito rijos, de que resultou a sua sobressaliência.

Esta serra apresenta uma paisagem humanizada de grande beleza, em que a intervenção humana secular e os resquícios de coberto vegetal natural se combinam harmoniosamente.

Nesta paisagem domina claramente o olival, nalgumas zonas misturado com figueiras, seguido do montado com pastagem e algumas searas.

No topo das elevações dispõem-se os matos e mata, restringidos às zonas mais altas que tiveram menor intervenção humana.

Parceiros

Deixe um comentário