CORRENDO NA LAMA: COMO MELHORAR OS SEUS TEMPOS

Foto: Getty Images
Sujar-se é um elemento inevitável da corrida em trail, mas aprender a correr na lama fará uma grande diferença na sua experiência e nos seus tempos de corrida.
Lama. Pântano. Clag. Muck. Seja qual for o nome, as chances são de que, se sai regularmente da estrada, vai correr na lama mais cedo ou mais tarde.
O desafio é garantir que você encontre o seu caminho com elegância, sem acabar de barriga para cima, com sua dignidade em farrapos e suas roupas cobertas de cor castanha.
Há várias coisas que você pode fazer para evitar que se atrapalhe e escorregue com toda a graça de uma girafa bebê. Aqui explicamos como correr na lama.
Texto: Dave Taylor / Advnture
Fotos: Getty Images
Abrace a lama
Não é ideal encontrar um grande pedaço de lama, inevitável quando você acabou de começar a correr.
A última coisa que você quer é pés molhados, pernas sujas e grandes torrões dessa coisa “lama” grudados nos seus novos tênis de corrida pelo resto da viagem.
Portanto, é aqui que muitas pessoas hesitam e se queixam, tentando contornar a mancha lamacenta, colocando delicadamente os dedos dos pés para baixo, para mantê-los secos enquanto tentam evitar o pior.
No entanto, isso geralmente é esforço desperdiçado. Você poderia tentar manter essa abordagem durante toda a sua corrida, mas ela anula o propósito de fazer uma corrida em trail.
Apenas aceite o fato de que ficará enlameado e correrá como se não estivesse lá, e sairá do outro lado muito mais rápido enquanto obtém os benefícios de uma corrida contínua, em vez de um esforço a iniciar e parar consecutivamente.
Correr na lama também pode ajudar a desenvolver a força das pernas, outra razão pela qual você deve aceitar o desafio.
Escolha bem os ténis ou perca-os rapidamente
Se sabe que vai correr na lama, não adianta usar seus tênis novos e brancos que deseja manter limpos.
Nem vale a pena usar ténis de estrada com muito pouca aderência. O calçado ideal para correr na lama tem várias características específicas e também é aquele que gosta de se sujar.
Precisa de um ténis com um padrão de piso agressivo que agarre bem e evite escorregar.
Alguns ténis apresentam uma língua elástica bem ajustada, que impede que a lama e outros detritos entrem no calçado.
Muitos ténis têm uma malha para facilitar a drenagem rápida, enquanto outros ténis são feitos de material à prova d’água para impedir a entrada de água.
Na lama profunda, há o perigo dos seus ténis realmente se soltarem quando você puxa o pé para cima, então certifique-se de amarrá-los bem e estejam bem apertados.
Freqüentemente, há um par extra de orifícios de renda nos tênis de corrida, o que ajuda a travar os calcanhares no lugar, se for usado.
Você também pode considerar o uso de meias de corrida à prova d’água, se souber que com a lama ficarão especialmente molhadas, elas provavelmente não manterão seus pés totalmente secos, mas podem mantê-los mais quentes e um pouco mais confortáveis.
Técnica é importante
Como já mencionei, brincar para tentar manter os ténis limpos não é particularmente eficiente.
Ao correr na lama, você precisa de um passo confiante com um pé firme.
Procure dar uma passada um pouco mais curta do que o normal, de modo que, quando seu pé tocar o solo, seus quadris fiquem acima dos pés e pouse no meio do pé, em vez de no calcanhar, a fim de envolver todos os passos em seus sapatos.
Não tente mudar de direção ou abrandar abruptamente, mas faça-o gradualmente.
Faça um arco mais amplo numa curva ou pare lentamente, tem menos probabilidade de resultar para que se sente de costas na lama.
Deixe o trail falar consigo
Aprenda a ler o terreno à frente. Logo descobrirá que pode localizar as seções mais profundas e reconhecer a diferença entre pântanos profundos e vegetação, o que proporciona uma base ligeiramente mais firme.
Esse conhecimento permitirá que você planeie o caminho mais fácil através do atoleiro.
Ao correr na lama com outras pessoas, tente seguir alguns passos atrás de alguém e observe onde eles colocam os pés.
Frequentemente, seus pés comprimem o solo, dando-lhe uma superfície mais firme se você literalmente seguir seus passos.
Por outro lado, se eles afundam até os joelhos, você sabe que deve seguir um caminho diferente!
Treine para correr na lama
Assim como acontece com a corrida em qualquer superfície, você precisa treinar para os detalhes.
Se tem uma corrida que sabe será lamacenta, precisa se preparar. E se quer ficar bom a correr na lama, precisa treinar correndo na lama.
No entanto, essa não é a única coisa que pode fazer para melhorar.
Correr na estrada envolve predominantemente passos para frente com pouco movimento lateral, mas correr fora da estrada em condições lamacentas requer muito mais movimento lateral (por exemplo, pular diagonalmente sobre uma poça profunda).
Ao incluir exercícios de movimento lateral nas suas sessões de treino de força, pode fortalecer os músculos que geram esses movimentos.
Isso significa que você é mais forte e menos propenso a fadiga numa corrida, em que muitos passos laterais são necessários.
Os exercícios simples que pode fazer incluem estocadas para os lados, pulando de um lado para o outro e andando de lado usando faixas de resistência ao redor dos joelhos ou tornozelos.
Venha (para casa) limpo
Depois de concluir sua corrida lamacenta, você não vai querer pular direto para o carro todo sujo. Pegue um cantil com água morna, uma flanela e uma toalha velha para tirar o pior da lama e, em seguida, coloque uma muda de cuecas, meias e sapatos.
Uma toalha de praia ou capa nos assentos também é uma boa ideia, senão conseguir acesso a um loal para tomar um merecido e retemperador banho.
Então, da próxima vez que ficar tentado a adiar a corrida porque está chovendo e não quer correr na lama, não faça isso.
Abrace as coisas sujas – você pode achar que gosta de se sujar de vez em quando, relembrar o seu tempo de menino(a).