Correr Entre o Céu e a Terra volta a ser possível

Foto: Carlos Neves

Pela primeira vez na sua história, o Sharish Monsaraz Natur Trail – “Correr Entre o Céu e a Terra”, uma das mais importantes competições de corrida em trilhos (Trail Running) que se disputa a sul do rio Tejo, irá disputar-se, em Monsaraz, ao longo de dois dias (22 e 23 de maio) como forma da organização assegurar todas as condições de segurança aos mais de 1500 participantes.

Mantendo as vertentes de caminhada (10kms), Trail Curto (15kms), Trail Longo (25kms) e Ultra Trail (50kms), o Sharish Monsaraz Natur Trail 2021 terá as duas primeiras provas no sábado e as restantes no domingo, com a partida da competição mais longa agendada para as 08h00.

Texto / fotos: Carlos Neves

Sharish Monsaraz Natur Trail 2021 “Correr Entre o Céu e a Terra”

Correr Entre
Foto: Carlos Neves

Para o Diretor da Prova, “são várias as medidas de segurança sanitária previstas e a diversos níveis.

O cumprimento do plano de contingência elaborado de forma bastante rigorosa, deve ser uma constante durante toda a prova, no entanto, damos especial destaque a três momentos”, revela Nuno Machado.

Desde logo o acesso ao secretariado, ao recinto do evento e aos postos de abastecimento – com uso obrigatório de máscara, desinfeção das mãos com álcool gel e distanciamento físico.

Nas partidas todos os atletas têm a obrigatoriedade de usar máscara nos primeiros 500m e na chegada será nos últimos 300m”.

Para além das questões relacionadas com a segurança de todos os participantes, a realização da competição em dois dias é, necessariamente, uma das novidades.

Foto: Carlos Neves

No sábado realiza-se a Caminhada e o Trail Curto (800m de altimetria) e no dia seguinte o Trail Longo (1600m) e o Trail Ultra (2200m).

Outra novidade foi a data da prova que, em virtude do estado de emergência e da situação epidemiológica nacional, teve que ser deslocada de março para maio.

No que diz respeito à zona de partidas e chegadas não vai ser permitida a permanência de público. As partidas vão realizar-se em boxes de 20 atletas que partem de 2 em 2 minutos”, revela ainda Nuno Machado.

A nossa prova sofreu inúmeras alterações de forma a garantir a segurança de todos os intervenientes, minimizando os riscos associados ao contexto pandémico em que nos encontramos, tendo sido autorizada por todas as entidades competentes.

Estas alterações vieram exigir uma maior disponibilidade de todos os elementos da organização e um duplicar de meios e logística para a realização do evento em dois dias de forma a dividir o número de participantes”.

Foto: Carlos Neves

Impacto da Covid?

O impacto da COVID-19 na nossa organização foi imediato, pois como todos se recordam a nossa prova foi adiada a faltarem apenas oito dias para a sua realização, o que nos levou a tomar decisões rápidas para tentar minimizar ao máximo o prejuízo para os atletas e organização” refere o “rosto” da organização, que pertence ao Sharish Gin/ GD Piranhas do Alqueva.

Aliás, Nuno Machado vai mais fundo nesta sua confissão e revela que de um total de 1900 inscritos em 2020, “apenas 120 pediram a devolução do valor da inscrição, o que para nós foi significativo quanto ao carinho que os trail runners têm por nós”.

Correr Entre
Foto: Carlos Neves

Quanto à edição deste ano do Sharish Monsaraz Natur Trail, que faz parte dos circuitos nacionais de Trail e Ultra Trail organizados pela ATRP, Nuno Machado refere que “são sempre muito elevadas, porque trabalhamos com paixão. Cada metro de trilho limpo, cada hora investida neste projeto é sempre com o mesmo objetivo: proporcionar uma experiência incrível a quem vem “correr entre o céu e a terra””.

Parceiros

Deixe uma resposta