Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

A Corrida das Cantarinhas e as cântaras de barro

A segunda edição da Corrida das Cantarinhas realizou-se no passado domingo 30 de abril 2017. É um evento desportivo que teve a origem em 2016 no seguimento de uma candidatura apresentada pelo Ginásio Clube de Bragança à Câmara Municipal de Bragança no âmbito do Orçamento Participativo Municipal.

A prova antecede a ancestral Feira das Cantarinhas, que nos primeiros dias de maio anima a cidade de Bragança com o mote das tradicionais cântaras de barro, que outrora serviam para manter a água fresca e para troca de presentes entre namorados.

Corrida das Cantarinhas

O evento contou com a presença de grandes atletas do panorama do atletismo nacional, como Rui Teixeira do Sporting Clube de Portugal, Nuno Lopes e Inês Monteiro do Centro de Atletismo da Seia. Rui Muga do Clube Académico do Mogadouro foi o padrinho da prova.

As provas iniciaram-se pelas 10h30, com as corridas para os atletas da formação, desde os quinhentos metros para benjamins e escolas aos cinco quilómetros para juvenis. Às 11h00 deu-se o tiro para a prova principal de 10 km com partida e chegada na Praça do Município.

A par da corrida, a organização também realizou uma caminhada de seis quilómetros para os que preferiram participar nesta modalidade. A prova principal dos dez quilómetros está integrada num conjunto de 18 provas (uma em cada distrito do continente) a contar para a Liga Allianz Record.

Nuno Lopes em bom momento de forma vence

Nuno Lopes, do C.A Seia, confirma o bom momento de forma que atravessa e foi o primeiro a cortar a meta finalizando a prova em 31min41seg. Rui Teixeira, Sporting CP e Luís Martins, do CA Seia, foram respetivamente segundo e terceiro da segunda edição com os tempos de 32min13seg e 32min56seg respetivamente.

Pódio Masculino

Final feminina com emoção

Inês Monteiro, do CA de Seia, foi a justa vencedora do lado feminino e completou os 10 km em 35min59seg. Cristiana Valente, do Recreativo Desportivo de Águeda, ficou com o segundo lugar a pouco menos de 1 minuto da vencedora. Justyna Wojcik, do Sport Comércio Salgueiros completou o pódio feminino ao terminar com o tempo de 37min42seg.

Pódio Feminino

No final cada atleta recebeu uma cantarinha ao invés da tradicional medalha finisher em alusão à Feira das Cantarinhas.

Cantarinha

Alfredo Pinheiro da A. D. Amarante Atletismo vence no escalão M50

Alfredo Pinheiro – Vencedor Escalão M50

A secção de Atletismo da Associação Desportiva de Amarante esteve presente com 4 elementos tendo obtido os seguintes resultados Alfredo Pinheiro, 14º da Geral, 36mim20seg, Carlos Queirós, 27º da Geral, 38mim57seg, Miguel Queirós, 45º da Geral, 41mim28seg e António Gonçalves, 103º da Geral, 49mim03seg.

António Gonçalves, Alfredo Pinheiro, Carlos Queirós, Rui Teixeira e Miguel Queirós

 

Texto e fotografias: Davide Pinheiro

Sobre o Autor

Artigos relacionados

1 Comentário

  1. Pingback: Inês Monteiro acredita que ainda tem muito mais para ganhar - Opraticante

Deixe uma Resposta