CORRIDA DAS LEZÍRIAS DISTINGIU-SE PELA MANIFESTAÇÃO DE SOLIDARIEDADE

Corrida das Lezírias

No passado domingo, dia 13 de março, a “Corrida das Lezírias” regressou a Vila Franca de Xira com mais de 2.000 atletas participantes.

Texto / Fotos: Município de Vila Franca de Xira

“Corrida das Lezírias” distinguiu-se pela manifestação de solidariedade

Esta 27.ª edição distinguiu-se pela manifestação de solidariedade prestada por todos os participantes e espectadores às vitimas e refugiados da Guerra que emergiu na Europa.

Instantes antes da partida da prova principal, a significante moldura humana presente assinalou um minuto de silêncio pelo povo ucraniano, apelando ao fim da Guerra.

A “Corrida das Lezírias” é uma das provas mais emblemáticas do calendário nacional com um percurso único que junta a cidade e o campo, o que a torna particularmente atrativa e diferente.

Este evento é uma organização da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira em parceria com a “Xistarca” e com o apoio da “Companhia das Lezírias”.

João Pereira e Miriam Martins foram os vencedores

O vila-franquense João Pereira (SL Benfica) e Miriam Martins (Grecas Vagos) sagraram-se vencedores da prova principal com os respetivos tempos de 49m30s e 1h01m58s.

Completaram o pódio em masculinos Bruno Lourenço a representar o GDF Running e Valter Costa o GA Caranguejeira.

Luana Quaresma e Inês Rico ambas a representar o Alhandra SC, foram segunda e terceira classificadas.

A prova principal, de 15,5km, incluiu a travessia da Ponte Marechal Carmona e contou com 1.300 corredores.

Ponte Marechal Carmona

A Ponte Marechal Carmona fica junto a Vila Franca de Xira, inaugurada a 30 de dezembro de 1951, foi a primeira ponte a ligar as duas margens do Rio Tejo na região de Lisboa.

Vila Franca de Xira tornou-se assim o principal ponto de passagem de e para além-Tejo, para mais que ainda não havia em Lisboa qualquer passagem entre margens sem ser de barco.

Principalmente para quem queria apenas deslocar-se no sentido Sul-Norte ou Norte-Sul sem passar pela Capital, até mesmo porque o facto de atravessar o rio em Vila Franca traduzir-se-ia numa poupança de quilómetros.

Após a abertura da Ponte 25 de Abril, mais de metade do tráfego da Ponte Marechal Carmona caiu.

Corrida das Lezírias
Mini corrida

A Mini Corrida, um percurso de 5km entre o Parque Urbano de Vila Franca de Xira e Alhandra, atraiu 350 participantes e nas duas provas da “Corridinha” (400m e 800m) participaram 400 crianças, que aliaram a diversão à competição dentro do Parque Urbano.

Parceiros