Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Corrida do Tejo desde 1981 a desafiar-nos para 2020

Umas das provas de 10 km mais antigas de Portugal, a Corrida do Tejo realizou-se pela 39ª vez, com um percurso magnífico e emblemático, sempre junto ao Rio Tejo.

Corrida do Tejo

Corrida do Tejo recebeu 10.000 inscrições

Uma prova que atrai centenas e centenas de atletas, sejam eles regulares que procuram a sua superação, sejam corredores moderados e iniciantes, partilhando todos em comum o prazer de correr, num percurso cheio de animações!

Este ano totalizando as 10.000 inscrições, num ambiente fantástico de pura diversão numa manhã com sol e temperatura agradável para a prática desportiva.

O dia começou cedo, tendo a Organização um papel fundamental no que concerne ao sucesso de gerir toda esta mítica prova, desde o deslocamento dos atletas, existindo o transporte gratuito da CP em toda a linha de Cascais para todos os atletas inscritos, não esquecendo os suportes básicos essenciais numa prova, tais como o serviço de roupeiro, WC’s portáteis e duche gratuito no final da prova.

Chegados ao local de partida os atletas depararam-se com um ambiente de festa, já com todas a caixas de partida personalizadas prontas para receber cada atleta e onde não se notou qualquer constrangimento na entrada de cada uma.

Corrida do Tejo

30 minutos antes do início da prova a organização brindou-nos com um mini concerto do saxofonista Samuel, o que ajudou a serenar o nervosismo estampado no rosto de cada atleta!

Durante todo o percurso foi notável o apoio, os abastecimentos e toda a envolvência dos elementos da organização para que os atletas se sentissem acarinhados como também mais uma vez tivemos a presença dos Bombeiros Voluntários de Oeiras para nos refrescarem durante os 10km com jatos de água e muitos sorrisos!

Chegada à meta com uma passadeira “vermelha”

A chegada à meta com uma passadeira “vermelha” é o troféu merecido para cada atleta, num corredor com imensos apoiantes conhecidos e desconhecidos que fez abrilhantar ainda mais esta Corrida do Tejo!

Corrida do Tejo

No final muitos brindes, muitas fotos para várias entidades que estavam no local, as tendas para as merecidas massagens estavam lá e todo o aglomerado de mimos e surpresas também! O Local de chegada para uma prova deste tipo não podia ser melhor para que todos pudessem partilhar a sua experiência a cada amigo que encontravam, ali mesmo com vista para o mar.

Seguiu-se a entrega dos troféus com poupa e circunstância aos vencedores na 39ª edição da Corrida do Tejo, existindo prémios para a categoria da Geral, bem como para Escalões das várias faixas etárias, destacando-se também a equipa mais numerosa na prova o “Correr Lisboa” com 139 atletas inscritos, ficando em 2º lugar a equipa da casa “NucleOeiras” com 116 atletas inscritos.

Corrida do Tejo

Pedro Saldanha e Susana Francisco do Sporting Clube de Portugal foram os vencedores

Pedro Saldanha do Sporting Clube de Portugal – 32m14s foi o vencedor, numa final épica proporcionada com João Fernandes do GDF Running – 32m19s, e Roberto Ladeiras também do GDF Running – 32m24s, com a diferença entre eles a ser de 5 segundos.

 

A vencedora feminina foi Susana Francisco do Sporting Clube de Portugal com 34m57s, seguida de Sara Monteiro – NucleOeiras – 36m31s e de Cláudia Pereira – GDF Running – 37m13s a completar o pódio.

Corrida do Tejo

 

É de referenciar que nesta prova todos puderam participar, desde pais a correr com carrinhos de bebés, a atletas com mobilidade reduzida e/ou outras incapacidades e é de valorizar esse aspeto pois a inclusão no desporto tem de ser aceite e a organização da Corrida do Tejo aceitou e providenciou todos os pormenores para que tudo fosse um sucesso e foi….

Corrida do Tejo

Corrida do Tejo Kids

Não esquecendo também a Corrida do Tejo Kids que se realizou no dia 21 de setembro no Centro de Alto Rendimento de Atletismo no Jamor, onde contou com a participação de crianças dos 5 aos 10 anos e que não faltou várias animações, jogos tradicionais e uma prova de obstáculos com insufláveis onde para além da componente desportiva foi também uma homenagem ao David Vaz, a “voz” da Corrida do Tejo nos últimos 10 anos.

A receita da Corrida do Tejo Kids reverteu na sua totalidade para a David Vaz Associação, cuja missão se prende com a promoção da amizade, do desporto inspirado na ética e na solidariedade nos projetos de investigação no âmbito da oncologia.

No final fica a certeza que esta é uma prova com uma Organização exemplar, num percurso exemplar, com ideais exemplares, numa prova que já é mítica no concelho de Oeiras e onde na minha opinião nada falhou, brindando cada atleta como se de elite se tratasse, num dos percursos mais bonitos de Portugal, onde as paisagens sobressaíram sempre com o mar ali ao lado!

Corrida do Tejo

Quem participa quer repetir e isso é de louvar!

O desporto faz-nos bem! Obrigada e até para o ano para a 40ª Edição da Corrida do Tejo!!

Corrida do Tejo

Classificações.

Página do evento.

Sitio oficial do evento.

Texto: Geninha Andrade
Fotos: Emídio Copeto / Walter Branco / Paulo Lopes / Paulo Padinha / Francisco Rodrigues / Município de Oeiras

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta