CORRIDA E CAMINHADA NOTURNA PELO HOSPITAL DO SEIXAL

A população do concelho do Seixal, a Câmara Municipal do Seixal, as juntas de freguesia do concelho, a comissão de utentes e a Plataforma Juntos pelo Hospital continuam a luta pela construção do Hospital do Seixal.

No próximo dia 3 de junho, a partir das 20.30 horas, na Baía do Seixal, decorrerá a Corrida e Caminhada Noturna pela Construção do Hospital do Seixal.

Inscrições

Inscrição na caminhada
Inscrição na corrida

Mais informações no regulamento da iniciativa.

Parque da Quinta dos Franceses

Corrida e Caminhada Noturna pela Construção do Hospital do Seixal

Assim, a Câmara Municipal do Seixal, em parceria com o Núcleo do Sporting Clube de Portugal do Seixal, as juntas de freguesia e a Comissão de Utentes do Concelho do Seixal, promovem esta iniciativa como mais uma forma de afirmar a necessidade urgente da construção de um hospital no Seixal.

Através da participação na caminhada (3 km) ou na corrida (5 km), pela zona ribeirinha do Seixal, vamos mostrar que estamos todos juntos pelo Hospital do Seixal.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do respetivo formulário online. Oferta de uma t-shirt às primeiras 1900 inscrições.

A necessidade do Hospital continua a ser uma realidade

Esta reivindicação, defendida há mais de 20 anos, necessita do contributo e da participação de todos os que vivem neste concelho nesta ação de luta e de afirmação do direito a cuidados de saúde dignos.

Mais uma vez, população, autarquias e várias entidades unem-se na defesa deste equipamento essencial e integrado no Serviço Nacional de Saúde.

Desde o início desta luta, em 2001, já se realizaram inúmeras iniciativas: o «Cordão Humano» em torno da Baía do Seixal, o Hospital de Campanha (iniciativa «Em Campanha pelo Hospital no Seixal»), o «Natal do Hospital no Seixal», a «Campanha 1 Voto pelo Hospital no Seixal», entre tantas outras.

Em 2023, a Autarquia, a população do Seixal continua a aguardar e a exigir que este equipamento fundamental para a vida das populações se concretize.

O Hospital Garcia de Orta continua a estar sujeito a uma enorme pressão, tendo que dar resposta a um número de utentes que duplica a dimensão para a qual foi projetado.

Continua a existir uma enorme carência de cuidados de saúde que, ao invés de ser colmatada, tem vindo a agravar-se devido à falta de resposta aos problemas, ao encerramento de serviços e valências nos cuidados de saúde primários e de serviços de atendimento permanente.

O Hospital no Seixal é uma obra fundamental para um concelho com graves carências de cuidados de saúde, com cerca de 40 mil pessoas sem médico de família.

Os munícipes do concelho do Seixal têm direito à saúde «através de um Serviço Nacional de Saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito», direito constitucionalmente consagrado.

Parceiros

Deixe um comentário