Foto: Organização

A quinta edição do Trail Demónios do Lizandro realiza-se nos dias 6 e 7 de novembro de 2026, com partida e chegada no Futebol Clube de Alvarinhos, em São João das Lampas, Sintra.

O Rio Lizandro volta a ser o elemento central de uma prova que percorre os trilhos rurais e costeiros dos concelhos de Sintra e Mafra.

A grande novidade desta edição é a estreia do Trail Endurance K100, uma prova noturna de aproximadamente 101 quilómetros e 2881 metros de desnível positivo.

A partida está marcada para as 22h00 de sexta-feira, com os atletas a terem 24 horas para completar um percurso que atravessa aldeias, campos agrícolas, vales ribeirinhos e a costa atlântica.

demónios
Foto: Organização

Do interior ao Atlântico

O percurso do K100 começa em Alvarinhos e leva os atletas por caminhos rurais em direcção ao Pobral, Santa Susana, Peroleite e Casal d’Além.

Depois, inicia-se a descida em direcção à Moucheira e Assafora, antes de o percurso se aproximar progressivamente do litoral.

A chegada à costa acontece junto à Praia de São Julião, onde o traçado acompanha a falésia com o Atlântico como pano de fundo.

De seguida, os atletas passam pela Foz do Rio Lizandro, um dos pontos mais emblemáticos da prova, antes de seguirem para norte em direcção à Ericeira.

Na zona costeira, o percurso passa pelo centro histórico da Ericeira e segue até Ribeira d’Ilhas.

A partir daí, continua pelos trilhos de falésia até Ribamar, o ponto mais setentrional de toda a prova.

demónios
Foto: Organização

O regresso ao interior

Depois da passagem pela costa, o K100 abandona o Atlântico e entra novamente no interior do concelho de Mafra.

Aqui, os atletas enfrentam vários quilómetros por estradões, caminhos agrícolas e trilhos entre campos, num sector marcado por sucessivas subidas e descidas.

Assim, esta parte do percurso apresenta um desafio diferente, trocando a paisagem costeira pelos vales e planaltos do interior de Mafra.

Mais à frente, o percurso regressa ao vale do Rio Lizandro, acompanhando as suas margens até à zona de Cheleiros.

demónios
Foto: Organização

O Rio Lizandro volta a marcar o caminho

Nesta fase, a prova atravessa a Ponte das Manilhas e continua pela margem esquerda do rio.

Pelo caminho, os atletas passam junto aos Moinhos do Casal Sequeiro, seguindo depois pelo Caminho e Trilho do Rei e pela Ribeira da Cabrela.

Posteriormente, o percurso dirige-se para a Aldeia das Broas, Almorquim e Moinhos do Funchal, antes de enfrentar uma das zonas mais exigentes da parte final.

O ponto mais alto do K100 situa-se a cerca de 210 metros de altitude.

A partir daí, a vista abre-se sobre os vales, as aldeias, o Rio Lizandro e o Atlântico que acompanhou os atletas ao longo de vários quilómetros.

Depois, começa a descida final para Alvarinhos.

Os últimos quilómetros recuperam alguns dos cenários encontrados no início da prova, até à chegada ao FC Alvarinhos, onde termina o desafio.

Foto: Organização

Seis provas para diferentes desafios

Além do K100, o V Trail Demónios do Lizandro apresenta outras cinco propostas:

  • Ultra Trail 50K — cerca de 50 km e 1440 m D+;
  • Trail Longo 30K — cerca de 30 km e 900 m D+;
  • Trail Sprint 20K — cerca de 20 km e 600 m D+;
  • Mini Trilhos 12K;
  • Caminhada 12K.

Desta forma, o evento procura chegar a diferentes perfis de participantes, desde os atletas que procuram um desafio de ultra distância até aos que pretendem uma experiência mais curta nos trilhos.

Todas as provas têm partida e chegada no Futebol Clube de Alvarinhos.

Além disso, os diferentes percursos partilham alguns dos trilhos iniciais, separando-se depois de acordo com a distância escolhida.

Demónios do lizandro
António Soares // OPraticante.pt – Foto: Nuno Granadas

Certificação e apoio aos atletas

O V Trail Demónios do Lizandro conta com certificação ITRA, é pontuável para o UTMB Index e integra o Circuito Nacional de Trail da ATRP e o Circuito Regional da Associação de Atletismo de Lisboa.

No K100, a organização prevê vários postos de controlo e abastecimento, distribuídos por pontos estratégicos do percurso.

Nestes locais estarão disponíveis água, alimentação energética e assistência de primeiros socorros. Além disso, alguns postos contarão com apoio médico mais avançado.

Os postos funcionam também como pontos de abandono, permitindo à organização registar e encaminhar os atletas que não possam ou não pretendam continuar.

Com a estreia do K100, o Trail Demónios do Lizandro apresenta, em 2026, o seu maior desafio de sempre.

Ao longo de mais de 100 quilómetros, os atletas serão convidados a descobrir, durante a noite e ao longo do dia, alguns dos trilhos e paisagens mais marcantes de Sintra e Mafra, tendo o Rio Lizandro como fio condutor de uma aventura que liga o interior ao Atlântico.

Parceiros

Deixe um comentário