Desafio épico! Subir e descer os 5 Cumes

5 Cumes

Quem participa na Maratona 5 Cumes, rapidamente se apercebe que o desafio da conquista não termina quando se chega ao cimo de cada cume, esse desafio continua nas descidas muito rápidas, cheias de obstáculos naturais, que as tornam por vezes muito técnicas e perigosas!

 

Maratona BTT 5 Cumes

A Maratona BTT 5 Cumes é digna de estar na agenda de qualquer bttista apaixonado pela modalidade e, pelo menos uma vez na vida, deve fazer esta prova Minhota.

Barcelos não é apenas a cidade do galo, neste dia seguramente foi uma das capitais do BTT Nacional, em que, na linha de partida para a grande aventura estavam cerca de 2000 participantes animados por um ambiente fabuloso e que deixava antever um grande dia de BTT.

À beira do rio Cávado, Barcelos é uma cidade alegre e risonha como as gentes do Minho e como era de esperar os Amigos da Montanha souberam muito bem receber todos os participantes.

Numa manhã em que a temperatura ambiente era bastante agradável o tiro de partida foi dado à hora marcada.

O início era bastante rolante e ideal para o pelotão esticar mas, em próximas edições, a organização poderia ponderar a hipótese de separar as partidas para a prova de 44 Km e para a de 73 Km.

5 CumesMonte do Facho

O Monte do Facho foi o primeiro cume a ser conquistado, aos 8 Km, e era o que apresentava uma inclinação média mais elevada (superior a 11%), com uma descida muito rápida que se tornou perigosa pela quantidade de pó que dificultou a visibilidade.

Monte de Airó

A subida ao Monte de Airó, o mais alto dos 5 cumes e com paisagens muito bonitas, começou aos 20 Km de prova, mas antes os participantes foram brindados com uma passagem sobre o Rio Cávado através de uma ponte construída originalmente pela organização, onde se concentrou imenso público para ver os bttistas a fazer esta travessia surpreendente.

Monte de Midões

Seguiu-se o Monte de Midões aos 33 Km o que seria o último cume para os participantes da distância curta. A descida em single-track fez as delícias de todos.

Monte D’Assaia e o Monte da Franqueira

O quarto cume a ser conquistado, aos 41 Km, foi o Monte D’Assaia e o último cume o Monte da Franqueira.

Este último travou imenso o andamento dos participantes, subida com início aos 59 Km, com zonas não clicáveis, com a descida a ser feita por um single-track bastante técnico até às margens do Rio Cávado para finalmente regressarem ao centro de Barcelos.

Os abastecimentos disponibilizavam tudo o que se pede numa Maratona de BTT com este nível!

Vitória discutida até à linha de meta

Na parte competitiva dos 5 Cumes, José Rodrigues (F.C.Famalicão Sonyturismo BikeWorld) discutiu a vitória na meta com Domingos Gonçalves (RP Boavista).

O atleta de Famalicão levou a melhor sobre o barcelense e os dois terminaram com grande convívio na linha da meta.

José Rodrigues

José Rodrigues salientou que foi a “um nível profissional” que foi decorrendo a prova ao lado de Domingos Gonçalves e referiu a atratividade dos trilhos e a beleza, nomeadamente nas margens do Cávado.
Domingos Gonçalves contou que apesar de não costumar correr na modalidade de BTT foi aí que começou e gostou muito de ter feito os 5 Cumes que apresentaram um nível fantástico.

Nelson Sousa (Bike Brothers) ocupou o terceiro lugar do pódio.

Fátima Melo vence pela quarta vez consecutiva

No setor feminino, a barcelense Fátima Melo (MGB Bikes Specialized Barcelos) venceu pelo quarto ano consecutivo e, na linha da meta continuou a cativar todos para a prática do BTT e para os 5 Cumes, que com treino e motivação todos conseguem fazer.

Virgínia Torres Miranda (Aguça BTT) foi a segunda e Sandra Faustino Santo (Transfor/FatimaBTT) fechou o pódio.

OPraticante.pt / GD Piranhas do Alqueva

OPraticante.pt marcou presença em parceria com o GD Piranhas do Alqueva, através de Jorge Conde 60º geral / 15º Masc B com 3h47m43s e Nuno Machado 180º / 59º Masc B – 4:26;28

Meia Maratona 3 Cumes

Para além desta distância ocorreu também a Meia Maratona 3 Cumes, com 44 km.

Na meia-maratona 3 Cumes, Francisco Azevedo (Fama Bike/After Work) venceu, Tiago Emanuel Sousa (ASC/Focus Team/Vila do Conde) foi segundo classificado e Pedro Costa (Mouquim Afacycled Eugénios Bar) o terceiro.

Em femininos, Manuela Pontes subiu ao lugar mais alto do pódio, Cristina Oliveira (Bikemania Famalicão) ocupou o segundo lugar e Rosa Rodrigues fechou o pódio.

Qualidade organizativa destacada pelos participantes

A qualidade organizativa, a logística e a marcação e a diferenciação do percurso em cada ano continuaram a ser características destacadas pelos participantes ao cruzarem a linha da meta” referiu David Ferreira, diretor da prova, e são estas características que têm permitido continuar a manter um grande número inscritos que, este ano, rondou os 2500.

A par destas características, a escolha dos bonitos e desafiantes trilhos, onde se evidenciam os atrativos singletracks e as grandes descidas com que são desafiados apresentam-se como os pontos de eleição dos participantes ao cruzarem a meta.

Os Amigos da Montanha estão de parabéns e em 2018 lá estaremos de novo!

Mais informação sobre o evento aqui.

Visualize aqui as classificações

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Nuno Machado / Amigos da Montanha
Fotos: Amigos da Montanha

Parceiros