Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Dieta Alcalina: O Que É e Quais os Seus Benefícios?

A dieta alcalina é uma escolha cada vez mais recorrente para quem procura de um estilo de vida mais saudável. Hoje partilhamos consigo os principais benefícios deste tipo de alimentação.

Atualmente existe uma crescente procura por um estilo de vida mais saudável e com foco no bem-estar. O ritmo de vida cada vez mais acelerado e os elevados níveis de stress fazem com que seja essencial procurar novas formas de equilibrar o nosso organismo.

Especialmente numa altura como esta, em que devemos reforçar o nosso sistema imunitário, as atenções focam-se especialmente na alimentação.

A dieta alcalina é uma das formas de conseguir ter um sistema imunitário mais forte. Esta já é a escolha de várias celebridades a nível internacional que realçam benefícios como a perda de peso e a redução da inflamação.

Mas, antes de mais, é necessário perceber o que é a dieta alcalina e quais são os seus princípios.

O que é a Dieta Alcalina?

A alimentação alcalina promove, acima de tudo, uma alimentação mais saudável e equilibrada, com base em alimentos naturais e orgânicos. Esta tem como base a teoria de que podemos alterar e equilibrar o pH do nosso corpo com base em escolhas mais saudáveis e conscientes.

O pH é uma escala que varia entre zero e 14 e que indica o nível de acidez do organismo. Sendo que o zero é o valor mais ácido e o 14 o mais alcalino, o ideal é que o nosso corpo mantenha um pH neutro, por volta do 7 ou 7,35.

Hoje em dia, a nossa alimentação tem como base muitos produtos ácidos e que levam a que nosso organismo não consiga eliminar o excesso de toxinas.

A dieta alcalina funciona como um plano de reeducação alimentar que dá prioridade à ingestão de alimentos alcalinos para que criar um maior balanço e equilíbrio.

No entanto, isto não significa que deva excluir os alimentos ácidos da sua alimentação, mas sim dar preferência aos alcalinos. Uma forma de conseguir este equilíbrio é a cada cinco refeições, três serem com alimentos alcalinos e duas com alimentos ácidos, por exemplo.

 

Alimentos Ácidos e Possíveis Problemas Associados

O consumo excessivo de alimentos ácidos, nomeadamente o açúcar, gordura e processados, contribui para um aumento de propriedades tóxicas presentes no organismo.

Quando damos preferência a este tipo de alimentos, o nosso corpo não consegue eliminar de forma eficaz as toxinas, o que leva uma sensação de mal-estar.

dieta

Um organismo com um pH ácido reflete-se em diferentes problemas:

. Baixo nível de energia

. Dores de cabeça

. Fadiga e tensão muscular

. Dores musculares, especialmente nas costas

. Irritabilidade

. Celulite

. Cabelo Seco

. Diabetes

. Obesidade

Benefícios da Dieta Alcalina

Como já explicamos acima, a dieta alcalina tem como principal objetivo equilibrar o pH do nosso organismo. Segundo a BBC , esta foi criada para ajudar a prevenir pedras nos rins e infeções urinárias, uma vez que aquilo que comemos influencia o pH da urina.

No que toca ao bem-estar, o principal benefício prende-se com a reeducação alimentar. Esta dieta inclui elementos de vários grupos, com destaque para verduras, frutas, legumes e produtos integrais. Estas escolhas contribuem para uma melhor saúde cardiovascular e para a diminuição da pressão arterial e colesterol.

Para além disso, uma dieta rica em potássio, aliada a um consumo reduzido de ácidos, contribui para a preservação da massa muscular.

Existem evidências que mostram que a alimentação alcalina ajuda na renovação do organismo, aumentando a vitalidade e níveis de energia.

Alimentos para a Dieta Alcalina

Para adotar a dieta alcalina, o ideal é aumentar o consumo de frutas, legumes e grão. Alguns dos alimentos são:

. Brócolos

. Espinafres

. Abacate

. Tomate

. Beterraba

. Couve

. Feijão branco

. Lentilhas

. Grão-de-bico

. Soja

. Salsa

. Gengibre

. Banana

. Batata

Na hora de cozinhar, prefira o vapor ou a fervura em água, de forma a evitar que os alimentos percam os seus nutrientes. Dê preferência a temperos como ervas aromáticas e sal mineral e troque o óleo de girassol por azeite extra virgem ou óleo de coco.

O estudo “The Importance of Alkaline and Acid Balance in Our Bodies” aponta que a maioria das pessoas não gosta de alimentos alcalinos, como é o caso dos brócolos e espinafres.

Nestes casos, a solução passa por escolher uma água alcalina, de preferência com um pH superior a 9. Segundo o mesmo estudo, este tipo de água hidrata o corpo de forma três vezes mais eficaz do que qualquer outro tipo de água.

Texto / fotos: Água Monchique

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta