Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Manter o foco no treino e na vida durante a pandemia

Ultrapassar e até vingar durante esta pandemia do novo coronavírus também depende de nós.

Partilhamos alguns pontos para alcançar maior serenidade e bem-estar mantendo o foco no treino e na vida.

Ser positivo é o caminho nesta pandemia

Estar muito mais tempo em casa, trabalhar a partir de casa, sair apenas para emergências ou compra de alimentos,… são agora condições que não podemos controlar logo devemos aceitá-las.

Quanto mais cedo nos “deixarmos levar pela maré” menos stressados e ansiosos ficaremos.

Mantém o foco no que podes controlar: os teus horários, alimentação, treino, ambiente familiar, etc.

É altura também de aumentar os níveis de empatia para com a família, colegas de trabalho, vizinhos que poderão estar em situações ainda piores do que a nossa.

Torna o teu ambiente em casa agradável e positivo e não esqueças que esta situação terá um fim.

pandemia
Ser positivo, protegendo-se

Esta pandemia pode ser uma oportunidade

Para treinar melhor sobretudo.

Provavelmente será difícil para alguém que se preparava para uma prova longa (maratona, ultra-trail, ironman,…) manter o mesmo volume de treino, porém, por vezes estes contra-tempos, como acontece por vezes com uma lesão, mostram-nos que menos pode ser mais.

Aposta nas intensidades mais elevadas ao invés do volume baixo/moderado, trabalha os pontos fracos na técnica e na estratégia, faz os alongamentos e reforço muscular das estruturas que devias mas nunca tens tempo…

Se estiveres disponível este momento, esta pandemia pode ser uma oportunidade para regressar melhor.

“A nova forma de riqueza é ter mais tempo”

Pois bem, aí está ele!

De uma forma ou de outra temos realmente mais tempo, seja por diminuição do volume de trabalho, por já não passarmos 1 hora em cada viagem de transportes, etc.

Mantém os teus horários: deitar, acordar, trabalho, refeições, família,… para que realmente possas ganhar horas por dia durante estas semanas de quarentena, para teres mais tempo para o desejado, seja treinar, seja realizar um curso online de uma outra área de interesse, ler livros,…

Praticar exercício liberta a mente para sermos inovadores

Os benefícios da prática desportiva ao nível físico e mental são sobejamente conhecidos.

Assim como um artista tem ideias em qualquer momento do dia (normalmente quando não se esforça para as ter) também ao praticarmos desporto desbloqueamos a nossa mente dos padrões diários de pensamento.

Se calhar terás novas ideias para o teu emprego. Se calhar quem perdeu ou está na iminência de perder o seu posto de trabalho pode ter uma ideia de negócio inovadora. E lá está a necessidade de ser positivo…

pandemia

Team work – trabalhar em equipa

Num momento em que a solidão pode ser um dos nossos maiores inimigos temos que colocar as ferramentas ao nosso dispôr a trabalhar em prol da nossa evolução e até sanidade mental.

Enquanto alguns, os positivos e pro-ativos podem até estar sãos e a serem produtivos, outros poderão ir-se abaixo nestas semanas. Talvez até nós em algum momento.

Mantêm as relações sociais no emprego, conversa virtualmente com os teus colegas como se estivessem juntos na empresa. Assim como com a família.

Ao nível do treino trabalha com treinadores para teres orientação, treina com os colegas de equipa por video-chamada e utiliza as plataformas virtuais para maior motivação e simulação dos ambientes normais de treino.

O momento atual, esta pandemia, por incrível que pareça, também é o perfeito para reforçar laços sociais e como alguém já disse: que melhor momento para vivermos esta pandemia com toda a tecnologia que temos ao nosso dispôr?!

Pirâmide comida

Como me alimentar?

Outro ponto importante e interessante.

A primeira coisa que nos vem à cabeça é: “SOS – vou aumentar uns quilos valentes em casa!” mas muitos desportistas, com a diminuição de atividade diária e/ou de treinos pode realmente perder peso e/ou massa muscular.

Mantém o teu plano nutricional, adequando-o caso o teu volume/intensidade/horários de treino se alterem.

Aproveita a oportunidade para comer com mais qualidade já que agora só comes em casa. Aumentar o aporte de vitaminas e minerais ajudará ao treino e recuperação assim como subir o sistema imunitário, tão importante neste momento.

Frutas, legumes, leguminosas, frutos secos, água/líquidos só te vão ajudar a passar melhor esta fase fornecendo-te maior quantidade de água, vitaminas, minerais, proteínas e gorduras saudáveis.

Recomendações para o treino

Muitos podem pensar que é uma boa altura para aumentar a carga de treino pois têm mais tempo para treinar e assim podem subir um patamar no seu nível competitivo. Correto e errado.

Em desportistas treinados, habituados e com saúde, pequenos incrementos na carga de treino levam a adaptações positivas sem prejuízo para a saúde e sistema imunitário.

Pelo contrário subidas abruptas na carga absoluta (volume e/ou intensidade) têm um efeito imunodepressor no organismo pelo que, no caso de contrair a covid-19, ou outros vírus ou gripes, também os atletas podem sofrer graves complicações.

Para mais, muitos sãos os desportistas com asma, induzida pelo desporto ou não, o que pode fazer com que sejam um possível grupo de risco. Já há alguns casos de desportistas de alto nível infetados e a passar um mau bocado.

Não vamos arriscar, não vamos ocupar um lugar desnecessário no hospital, não vamos “ajudar” ao problema nem causar esse stress também para a nossa família.

#FicaEmCasa é o mote.

pandemia

“É pior a emenda que o soneto!”

Atenção iniciantes, ainda bem que estão a dar o primeiro passo, caso no passado não praticassem atividade física, porém devem ter em atenção alguns pormenores.

Não podemos deixar de alertar para a importância e necessidade da realização de exame médico desportivo para despistar eventuais patologias ou a emenda será pior do que o soneto.

Ninguém quer nesta fase ter que ir ao hospital com uma lesão ou ter até um problema cardíaco por exemplo.

Se neste momento não consegues realizar este exame o melhor é não “inventar” e não fazer mais do que exercícios de intensidade baixa como caminhada, exercícios de mobilidade e força simples vendo este momento como a pré-época do teu início para o desporto.

Fiquem seguros. Voltem fortes!

Texto: Nuno CaetanoVai mais longe
Fotos: Freepik.com

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta