Diogo Saleiro e CC Barcelos coroados em Fafe

Diogo Saleiro

Foto: Marcelo Lopes/ACM

Diogo Saleiro e o CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor foram os grandes vencedores do Prémio Ciclismo Festas do Concelho de Fafe.

A prova para a categoria de juniores foi promovida pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe.

Pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada – Arrecadações da Quintã, o percurso da prova incluiu passagens pelos concelhos de Fafe, Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso e Guimarães.

O evento disputou-se na tarde de sábado e percorreu estradas dos concelhos de Fafe, Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso e Guimarães.

Texto: Associação de Ciclismo do Minho
Foto: Marcelo Lopes / ACM

Prémio Ciclismo Festas do Concelho de Fafe.

Num dia marcado pelo intenso calor, os mais de 70 ciclistas que alinharam à partida do Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe não se fizeram rogados e cedo atacaram uma corrida com muitas novidades e paisagens de grande encanto.

Pelo caminho a comitiva foi recebendo o apoio dos muitos populares que saíram à rua – sempre com os devidos cuidados – para aplaudir o esforço dos ciclistas e quem consegue levar este tipo de eventos em frente.

Foto: Marcelo Lopes/ACM

Logo nos primeiros dos 80,3 quilómetros da prova, um grupo de sete ciclistas decidiu atacar e rapidamente chegou ao minuto de vantagem.

O pelotão acabou por sofrer com o ataque e acabou por se partir, com um primeiro grupo a lutar afincadamente para tentar anular a fuga, enquanto o restante foi cedendo cada vez mais tempo para os primeiros.

Com o passar dos quilómetros, o grupo de sete corredores ficou reduzido a cinco – Diogo Saleiro (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor), Tomás Sacramento (Bairrada), Tiago Nunes (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel), Duarte Domingues (EC Bruno Neves) e Sérgio Magalhães (Santa Maria da Feira/Segmento D´Época/Reol).

Marcelo Soares (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) foi o último atleta a descolar, mas conseguiu manter-se na luta até ao final.

O quinteto chegou isolado a Fafe e decidiu a corrida ao sprint, com Diogo Saleiro – com uma bicicleta de substituição – a ser o mais forte e a conseguir a primeira vitória individual da época.

Tomás Sacramento (Bairrada) cortou a meta na segunda posição e Tiago Nunes (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi terceiro.

Foto: Marcelo Lopes/ACM

Diogo Saleiro: “Consegui gerir bem a prova”

Diogo Saleiro, que conquistou em Fafe a sua primeira vitória da época desportiva, mostrou-se bastante contente com o resultado “estou muito satisfeito e contente com esta vitória”, numa corrida que, garante, “consegui controlar bem”, mas foi bastante dura.

A corrida não começou da melhor forma porque não consegui correr com a minha bicicleta.

Tive que correr com a da equipa e não estou habituado a ela.

Os primeiros 30 quilómetros passei um bocado mal, mas depois fui melhorando e habituando à bicicleta e consegui gerir a prova.

Fiz uma corrida inteligente e consegui ganhar”, explicou o corredor da equipa de Barcelos.

Diogo Saleiro
Foto: Marcelo Lopes/ACM

O vencedor coletivo foi o CC Barcelos

O CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, que já tinha vencido a prova em Palmeira e subido ao pódio em Barcelos e Prémio Cidade de Fafe, garantiu a vitória por equipas ao colocar três ciclistas nos primeiros dez classificados.

Diogo Saleiro
Pódio coletivo – Foto: Marcelo Lopes/ACM

Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol terminou na segunda posição da classificação coletiva e a Escola Ciclismo de Bruno Neves em terceiro.

Parceiros

Deixe uma resposta