VEM PARTICIPAR NA D’OURO RUN EM GONDOMAR
Gondomar recebe no dia 9 de Junho de 2024 às 09h00 a 9ª edição da Tranquilidade Meia-Maratona D’Ouro Run Gondomar, que se realiza na marginal do Município.
Página do Evento
Leia também
D’OURO RUN COM A COMPANHIA DO RIO DOURO
Tranquilidade Meia-Maratona D’Ouro Run Gondomar
A Associação Comvidacorrer, a Eventsport e o Município de Gondomar organizam esta 9ª edição.
Conta ainda com OPraticante.pt como media partner.
Entre Valbom e Foz do Sousa – Esposade, com o slogan “Seja a correr ou caminhar, em Gondomar eu quero estar!”.
Um grande sucesso alcançado nas oito edições anteriores que confirmou e ultrapassou todas as expectativas, com elogios á organização por parte dos atletas e caminhantes.
O evento contém a Meia Maratona D’Ouro Run Gondomar com 21.097Km, a Mini Maratona de 10 Km e a Caminhada de 5 Km que têm como pano de fundo a extraordinária beleza do Rio D`Ouro.
Quanto ao percurso…
Ao longo do percurso encontramos paisagens únicas, deslumbrantes e de rara beleza com um microclima propício à prática do desporto, com um percurso rápido e plano, ideal para os participantes melhorarem as suas marcas pessoais.
Podes contar com a companhia do Rio Douro ao longo de todo o percurso das corridas, tal como da caminhada, existe lá melhor companheiro que este para correr e caminhar.
Rosa Mota madrinha em Gondomar
A Portuguesa Rosa Mota de quem tanto se tem ouvido falar nos últimos tempos, continuará a ser a madrinha desta prova.
Rosa Mota, de 65 anos, que no passado mês de Fevereiro melhorou o recorde do mundo da meia-maratona para atletas entre os 65 e 69 anos, ao correr, em Barcelona, os 21,097 quilómetros em 01:24.27 horas.
Atleta portuense, tida como a maior maratonista portuguesa de todos os tempos, foi campeã olímpica da maratona em Seul’1988, na Coreia do Sul, e bronze em Los Angeles’1984, nos Estados Unidos.
Rosa Mota sagrou-se ainda campeã mundial da maratona em Roma (1987) e europeia em Atenas (1982), Estugarda (1986) e Split (1990), e do seu palmarés constam os triunfos nas maratonas de Roterdão (1983), Chicago (1983 e 1984), Tóquio (1986), Boston (1987, 1988 e 1990), Osaca (1990) e Londres (1991).
Fruto do sucesso nos últimos tempos a melhorar todas as marcas femininas entre Veteranas 65, este ano será embaixadora da Meia Maratona de Madrid.
Recordes de Prova
Os recordes da Meia Maratona D´Ouro Run Gondomar pertencem a:
- Rui Teixeira, Sporting Clube de Portugal – Tempo oficial: 01:06.40.
- Mónica Silva, Sport Comércio e Salgueiros – Tempo oficial: 01:14.34.
Rota da Filigrana em Gondomar
Gondomar é um território conhecido pela Ourivesaria, boa parte da sua história é uma relação estabelecida entre Homem – Oficina – Ouro.
A presença da exploração mineira do ouro vem desde os povos pré-romanos, intensificando-se durante a presença romana com a exploração de minas espalhadas nas serras de Pias e Banjas.
A partir da segunda metade do século XVIII, Gondomar começa a afirmar-se como um dos núcleos mais importantes e prolíferos da Ourivesaria Portuguesa.
A Filigrana é o campo privilegiado na Ourivesaria gondomarense, a produção artesanal é praticada em oficinas de pequena escala, de cariz familiar, utilizando técnicas passadas de uma geração à próxima.
Esta herança continua a vigorar com força no Município, exemplo disso, no ranking das oito maiores empresas portuguesas de joalharia e ourivesaria cinco são gondomarenses.
A Ourivesaria em Gondomar regista cerca de 60% da produção nacional.
Mais informações em: turismo.cm-gondomar.pt