Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Edição 45ª São Silvestre da Amadora arranca

A 45ª edição da São Silvestre mais antiga de Portugal de Continental realiza-se a 31 de dezembro, na tarde do último dia do ano, e os interessados em participar podem, desde já, garantir o lugar, fazendo a inscrição no sítio oficial do evento.

Para a edição de 2019, a Câmara Municipal da Amadora e o Desportivo Operário Rangel apostaram na introdução dos blocos de partida na corrida de 10 km. A corrida das crianças e o desfile de carros clássicos e motociclos irão abrir o programa desportivo.

Foto: Luís Ferreira

Blocos de partida na edição 45ª da São Silvestre da Amadora

Após o sucesso da iniciativa de modelo feminino e modelo masculino nas t-shirts da corrida de 10 km e da escolha do tamanho pretendido no formulário de inscrição, tanto na prova principal como na Corrida das Crianças, a São Silvestre da Amadora terá, este ano, blocos de partida, de acesso restrito e de acordo com o desempenho dos atletas numa prova de 10 km no último ano. Estes serão os blocos existentes:

• Elite B: atletas com marca inferior ou igual a 37:30 minutos
• Sub 45: tempo inferior ou igual a 45 minutos
• Sub 50: tempo inferior ou igual a 50 minutos
• Sub 60: tempo inferior ou igual a 60 minutos
• +60 minutos: tempo superior a 60 minutos

Os blocos Elite B, Sub45 minutos, Sub50 minutos e Sub60 minutos não são de livre escolha no formulário de inscrição. Para usufruir destas partidas, é obrigatória a apresentação de um registo de tempo que respeite o requisito temporal de cada bloco. O comprovativo deve ser enviado para info@saosilvestredaamadora.pt, com a indicação do número de dorsal e nome do atleta até dia 8 de dezembro.

Foto: Luís Ferreira

Rui Pinto, atleta do Sport Lisboa e Benfica, irá certamente procurar a quinta vitória na prova, o que a acontecer lhe irá permitir reforçar o estatuto de atleta masculino com mais triunfos na São Silvestre da Amadora.

Em femininos, Ana Mafalda Ferreira, do Sporting Clube Portugal, vencedora nas duas últimas edições, procurará o terceiro triunfo na corrida.

Foto: Luís Ferreira

Certificação europeia 3 estrelas pela Associação Europeia

A São Silvestre da Amadora tem certificação europeia 3 estrelas pela Associação Europeia. A partida será dada na Estrada dos Salgados, com os atletas a seguirem para o centro da cidade, passando pelo Parque Aventura e pela rotunda do vulcão. A mítica subida dos Comandos chegará pelo sexto quilómetro. A consagração dos participantes será feita na Praça São Silvestre, junto ao metro da Amadora. O mapa do percurso está disponível no sitio oficial do evento.

Todos os participantes que concluam o desafio de 10 km recebem uma medalha alusiva ao evento.

No ano passado, a edição 44ª da São Silvestre da Amadora superou a barreira dos 1.500 classificados nos 10 km, números que a organização pretende superar em 2019.

Realce ainda para o facto de em 2018 a São Silvestre da Amadora ter alcançado, pela primeira vez, mais de 2.000 atletas inscritos nos 10 km e na Corrida das Crianças.

Foto: Paulo A. Lopes

Corrida das Crianças

A Corrida das Crianças vai para a terceira edição e dirige-se exclusivamente a crianças nascidas entre 2006 a 2014. Os percursos serão ajustados aos escalões etários; começam e terminam na Praça São Silvestre e terão passagem pela Estrada dos Salgados.

Foto: Luís Ferreira

Desfile de automóveis clássicos e motociclos

Mantendo a tradição, pelas 17h05, realiza-se o tradicional desfile de automóveis clássicos e motociclos no percurso dos 10 km, trazendo para a rua os milhares de espectadores que acompanham o evento e aplaudem os participantes.

Página do evento.

Sítio oficial do evento.

Vimeo.

Youtube.

Texto: HMS Sports
Fotos: HMS Sports | Luís Ferreira / Walter Branco / Paulo A. Lopes

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta