Edificar a Esperança, todos juntos pela Susana

Esperança

Susana Palma, a esperança de viver, carregue sobre a imagem e visualize o vídeo da sua entrevista na primeira pessoa

A Susana Palma é uma mulher independente, uma força da natureza, exploradora de montanhas e mares, apaixonada pela vida, mãe da Inês e da Sofia. No dia 26 agosto 2017, de um momento para o outro, a sua vida mudou drasticamente. Uma queda quase fatal e da qual resultou um traumatismo crânio-encefálico grave (TCE) deixou-lhe a vida por um fio.

Esperança

A sua vida mudou para sempre

A Susana é uma lutadora mas uma coisa é certa, a sua vida mudou para sempre.

Este acidente teve, como consequência imediata, uma permanência em coma durante cerca de um mês, o internamento em unidades de cuidados intensivos durante praticamente 3 meses mantendo-se, durante esse período, num limbo muito sinuoso de sobrevivência; literalmente entre a vida e a morte.

Mas, a Susana é uma lutadora e conseguiu ultrapassar a fase aguda e, actualmente, já saiu do modo de “apenas sobrevivência” depois de, em simultâneo, ter ultrapassado várias infecções hospitalares.

Neste momento continua internada e, começa agora a interagir e comunicar, de uma forma ainda inicial e básica, mas que revela uma franca evolução e recuperação: a fé dos amigos que a acompanham, dia-a-dia, aliada à sua capacidade de luta e sobrevivência, leva-nos a acreditar que a Susana está, agora, mais próximo de regressar ao nosso mundo e às nossas vidas.

Os primeiros sorrisos e beijos que nos “derreteram”

No inicio deste ano, a Susana surpreendeu-nos com os primeiros sorrisos e beijos que nos “derreteram” o coração de felicidade.

No entanto, os meios e custos necessários para a sua máxima recuperação reflectem montantes muito elevados; para termos uma noção, a Susana encontra-se, actualmente, internada no Hospital do Mar – privado, grupo Luz – com um custo superior a 8.000€/mês, tendo em conta o plano de actividades considerado mais eficaz e eficiente na sua situação clínica: neuro-estimulação, terapia da fala, terapia ocupacional e fisioterapia (plano abrangente de reabilitação cognitiva e motora).

Como podem imaginar é, ainda, prematuro ter uma noção global da dimensão das consequências e das necessidades futuras da Susana. Sabemos, isso sim, que estamos com a Susana nesta ultra-maratona.

Esperança

Associação Edificar a Esperança

Com vista à angariação de meios e apoios que revertam directa e exclusivamente para as necessidades da Susana, a família e os amigos criaram, no passado dia 11 de dezembro de 2017, a “ Associação Edificar a Esperança ”.

A principal razão para avançarmos com a constituição da Associação Edificar a Esperança, foi criar uma entidade e ferramenta legal que permita a recolha de donativos. Consideramos que esta é a melhor forma de canalizarmos, integralmente, os donativos para a sua recuperação.

Mas os nossos sonhos e horizontes não podem, nem devem ficar por aqui e, claro está, depois da criação formal da Associação, começámos de imediato a pensar em muitas acções que poderão ser desenvolvidas mas, acima de tudo, no secreto desejo que, um dia mais tarde, seja a Susana, já em pleno e recuperada, a fazer desta Associação um Farol de apoio a quem, como ela, sofra e tenha que lidar com este mesmo problema.

Foto de arquivo

Treino Solidário

No dia 7 de julho lá estaremos todos, num treino solidário que vai acontecer, sobretudo pela generosa iniciativa do Alberto Marques, o mentor do Troféu dos Dinossauros que também foi contagiado pela estória da Susana, e a quem a Associação Edificar a Esperança publicamente agradece.

Inscreve-te.

Este treino adivinha-se muito concorrido e, no dia seguinte, rumaremos todos ao Teatro da Luz onde um grupo de artistas, cantores, músicos e bailarinos; todos amigos da Susana, prometem um espectáculo que irão seguramente repetir noutros palcos.

Todos juntos pela Susana.

Associação no facebook.

Facebook do evento.

Parceiros