ENDURO, CAMPEONATO EUROPEU EM SANTIAGO DO CACÉM

Álvaro Beijinha -Presidente d Município de Santiago do Cacém com staff da organização do FIM Europe Enduro Championship e pilotos - Foto: OPraticante.pt

Santiago do Cacém uma Terra Única prepara-se para receber já nos próximos dias 28 e 30 de Março de 2025 o Campeonato da Europa de Enduro.

Campeonato da Europa de Enduro

Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André serão palco do início do European Enduro Championship e do Campeonato Nacional de Enduro CFL.

A organização da prova está a cargo da Associação MotorSport de Vila Nova de Santo André, Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Junta de Freguesia de Santo André e Federação de Motociclismo de Portugal.

De 28 de Março a 30 de Março as provas que irão decorrer por trilhos de areia, pedra e terra, que serão percorridos por 115 pilotos em competição em representação de 18 países.

Uma ímpar beleza paisagística e mar não irão faltar ao longo destes dias de prova.

Enduro
Staff do Município de Santiago do Cacém com os pilotos – Foto: OPraticante.pt

Álvaro Beijinha, Presidente CM Santiago do Cacém

O Presidente da Câmara salientou “os grandes eventos desportivos são uma forma de promover o território.

Esta internacional vai atrair milhares de fãs do desporto motorizado e do enduro”.

São três dias que “irão contribuir de forma significativa” para a economia local “como já verificámos em provas semelhantes que se realizaram no Concelho”, por isso a Câmara Municipal “faz este investimento.”, frisou Álvaro Beijinha.

Álvaro Beijinha -Presidente d Município de Santiago do Cacém com staff da organização do FIM Europe Enduro Championship e pilotos – Foto: OPraticante.pt

David Gorgulho, Presidente da Junta de Santo André

David Gorgulho, manifestou a sua satisfação dizendo que “estes eventos são decisivos para a freguesia.

Iremos ter um impacto enorme na economia local, como aconteceu em provas anteriores de enduro”.

Destacou ainda “tal só é possível devido à dinâmica de diversas entidades em particular da Associação MotorSport, que as autarquias têm acompanhado.”

Bruno Beires, MotorSport

A Associação MotorSport organiza há 12 anos provas de motociclismo na região.

Ao longo desses anos “é um orgulho para nós, um pequeno clube, organizar uma prova desta dimensão.

Mas seria impossível de concretizar sem os apoios das autarquias e outras entidades”, referiu Bruno Beires da MotorSport.

“Vai ser a festa do enduro, serão três dias de competição, que terá início com a Super Especial a decorrer na noite de 28 de março, em Santiago do Cacém.” salientou Bruno Beires.

Pedro Mariano, Presidente da Comissão de Enduro da Federação de Motociclismo de Portugal

Para Pedro Mariano “o desporto motorizado, hoje, é conhecido em Portugal e além-fronteiras pelas organizações de provas, e Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André estão nesse roteiro.

Para nós, Federação, é um orgulho voltarmos a organizar uma prova nacional e outra internacional no Município de Santiago do Cacém e estar com o clube local nesta jornada.”

Joana Gonçalves e Luís Oliveira presentes na apresentação

A apresentação das provas, decorreu no dia 13 de Março, na Bolsa de Turismo de Lisboa e contou com a presença dos campeões nacionais de Enduro, Joana Gonçalves e Luís Oliveira.

Claro está a mesma, decorreu no stand do Município de Santiago do Cacém.

Enduro
Joana Gonçalves – Foto: OPraticante.pt

Joana Gonçalves ao nosso órgão de comunicação

Aos 6 anos comecei no motocross. Em 2018 surgiu a oportunidade de ir para o enduro.

No enduro, tenho a oportunidade de fazer o campeonato de senhoras, que no motocross não existia, só o mundial.

Este desporto a nível de mulheres tem vindo a evoluir bastante, desde o princípio até agora, temos cada vez mais mulheres neste desporto e acho bastante positivo”

OPraticante.ptO que podemos esperar da Joana, no campeonato da Europa em Santiago do Cacém?

Vou dar o meu melhor, espero conseguir fazer um pódio, já participei neste Campeonato Europeu em 2023 e consegui pelo menos dois pódios, tanto em Itália como em Portugal.

Espero que corra tudo bem, é um terreno diferente daquele que estou habituada, que é areia, mas tenho feito treinos bastante bons e espero continuar e fazer uma boa prova.”

“Quanto ao campeonato da Europa… Vai ser um espetáculo muito bom, com pilotos muito bons, porque é uma prova internacional.

Vêm pilotos de vários países e acho que o nível vai ser bom e vai ser um bom espetáculo para as pessoas verem as especiais.”

Enduro
Luís Gonçalves – Foto: OPraticante.pt

Luís Gonçalves, piloto conceituado do Enduro

OPraticante.pt O Campeonato da Europa é para apostar na vitória?

Na Vitória não sei, vai ser a primeira corrida, não se sabe como está a concorrência.

O objetivo é sempre o mesmo, dar o melhor, o meu melhor daquele dia e se conseguir vencer o Nacional e o Europeu, perfeito.

Já sabemos que a corrida vai ser de areia maioritariamente tenho treinado nessa disciplina e vou estar focado nesta corrida.

Neste momento estamos focados no Nacional de Enduro e no Nacional de Super Enduro, sabemos que no fim do ano há duas corridas importantes que gostava de fazer que são o Internacional Six Days pela seleção e a Baixa de Portalegre.

Apareçam! É uma corrida bonita de se ver, mesmo com chuva, a areia nunca há muita lama, apareçam em Santiago.”

Parceiros

Deixe um comentário