Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Eslovénia derrotada por Portugal na penúltima ronda

A seleção de Portugal de xadrez de jovens conseguiu um bom triunfo na oitava e penúltima ronda das Olimpíadas de Sub-16, que decorrem em Corum (Turquia), ao bater a Eslovénia, por 3-1. Este resultado coloca a formação lusa na 28.ª posição, com 8 pontos, os mesmos do 21.º, que é uma das seleções da Turquia.

Portugal vence Eslovénia na penúltima ronda das Olimpíadas de Sub-16

No encontro com os eslovenos, as vitórias parciais de Bruno Martins, José Guilherme Santos e Miguel Sismeiro, nos segundo, terceiro e quarto tabuleiros, construíram os três pontos somados, num duelo em que a única derrota dos portugueses surgiu no primeiro tabuleiro, defendido por José Francisco Veiga.

Todo este conjunto de resultados parciais fizeram com que Portugal atingisse 50% dos pontos esperados, ou seja, 8 pontos de encontro e 16 na soma dos tabuleiros. Individualmente, José Guilherme Santos é o jogador luso com mais pontos, 4,5 em sete partidas. Do duelo com a Eslovénia fica ainda a primeira vitória na prova de Miguel Sismeiro, o único xadrezista da equipa a quem faltava somar um triunfo.

Nona e última jornada, Portugal defronta a Moldávia

Na nona e última jornada, marcada para as 10 horas de terça feira, dia 5 de novembro (7 horas em Portugal Continental), Portugal defronta a Moldávia, um encontro que se espera equilibrado, mas no qual a equipa lusa tem vantagem teórica nos terceiro e quarto tabuleiros.

As Olimpíadas são lideradas pelo Azerbaijão, que segue isolado, com 14 pontos, mais um do que o Uzbequistão. 8.ª Jornada: Portugal-Eslovénia, 3-1

Parciais:

Mesa 1 – José Francisco Veiga (MF, 2315)-Jaka Brilej (2177), 0-1;
Mesa 2 – Larisa Kubar (2030)-Bruno Martins (MN, 2284), 0-1;
Mesa 3 – José Guilherme Santos (MN, 2183)-Sergej Acimovic (1998), 1-0;
Mesa 4 – Necj Herega (1976)-Miguel Sismeiro (2113), 0-1.

Texto / Fotos: Federação Portuguesa de Xadrez

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta