Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Whalers’ Great Route Ultra-Trail nos Açores

Azores Trail Run® – Whalers’ Great Route Ultra-Trail® conta com duas provas de ultra-trail, com 118k e 65k, uma maratona com 42k, e ainda um trail de 25k e outro de 11k.

Whalers’ Great Route Ultra-Trail®

Já estão abertas as inscrições para a sétima edição do Azores Trail Run® – Whalers’ Great Route Ultra-Trail®. O evento, que está na origem da marca Azores Trail Run®, acontece no próximo ano nos dias 8, 9 e 10 de Maio, na ilha do Faial.

Desde 2014 que atletas de Trail Running do mundo inteiro vêm ao Faial para se desafiarem nos trilhos da ilha, marcados por uma grande variedade de terrenos e uma paisagem exuberante com vulcões, o azul profundo do Oceano Atlântico, florestas, campos e o Pico, a maior montanha da Portugal, a surgir ao fundo inúmeras vezes.

A principal prova deste evento é a que carrega o seu nome, Whalers’ Great Route Ultra-Trail®, com 118k. A prova inicia-se na noite de sexta-feira, 8 de maio, e os atletas têm que concluí-la em até 26 horas. Os mais competitivos e com melhor preparação física conseguem correr a maior parte do percurso, enquanto que os mais persistentes optam por caminhar muitas vezes com foco na linha de chegada.

Gene Dykes

Em 2019, cerca de 700 atletas de 30 nacionalidades participaram nesta prova, entre eles Gene Dykes, um americano com 72 anos que cruzou a meta com pouco mais de 23h, uma prova de que qualquer pessoa se pode preparar para este desafio.

Além dos 118k, os atletas podem escolher participar no Ultra Blue Island (65k), no Marathon Faial Coast to Coast (42k), no Trail Ten Volcanoes (25k), e ainda no Mini Family Trail (11k), uma prova em que todos – principiantes, famílias, grupos de amigos, entre outros – podem participar.

Crescer ainda mais o número de inscritos

Em 2020 é perspetiva da organização fazer crescer ainda mais o número de inscritos, como adianta o coordenador do Azores Trail Run®: “Os eventos com a chancela Azores Trail Run® estão a ganhar cada vez mais notoriedade entre os fãs de trail running a nível internacional, ao mesmo tempo que o destino Açores também se continua a afirmar. Felizmente temos conseguido que os atletas saiam daqui com uma ótima impressão dos eventos e do destino, e temos beneficiado quer da vontade de voltar de muitos deles, que se tornam repetentes nas nossas provas, quer do ‘marketing de boca-a-boca’ junto de familiares e amigos”, explica Mário Leal.

Ilha do Faial – Foto: Paulo Gabriel

Evento integra o circuito mundial na categoria Challenger / UTWT500

Prova do grande reconhecimento internacional que este evento já vai tendo é o facto de, em 2020, ele integrar o circuito mundial da modalidade, na categoria CHALLENGER/UTWT500. Recorde-se que, na sua última edição, a Whalers’ Great Route foi uma Discovery Race do Ultra Trail World Tour, o que funcionou como uma espécie de “antecâmara” para, agora, chegar efetivamente ao muito restrito grupo de eventos que, em todo o mundo, compõem o circuito.

As inscrições para a prova podem ser realizadas na plataforma My Azores Trail Run e também na plataforma norte americana Ultra Sign Up. Inscrições antecipadas têm valores reduzidos.

Para quem vem de fora, recomenda-se a reserva de bilhetes de avião e de hotéis antecipadamente. A Azores Airlines realiza voos diretos de Lisboa para a ilha do Faial e também para a ilha do Pico, de onde se pode chegar ao Faial de barco todos os dias, numa viagem de cerca de meia hora.

Recorde-se que a Azores Trail Run® – Whalers’ Great Route Ultra-Trail® conta com o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores e com o apoio da Câmara Municipal da Horta.

Texto: Azores Trail Run
Foto: Pedro Silva

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta