Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Trilhos açorianos mostram-se ao mundo

O evento que, desde 2014, dá a conhecer os trilhos do Faial (e não só) ao mundo chegou ontem e irá decorrer este fim-de-semana e promete uma experiência única da elite às crianças. Este ano, entre os mais de 700 inscritos de 30 nacionalidades nos trilhos açorianos, estão dois participantes norte-americanos muito especiais – Mirna Valério e Gene Dykes, que são o exemplo de que na corrida tudo é possível.

Mirna Valério

Mirna Valério e Gene Dykes nos trilhos açorianos

A norte-americana Mirna Valério, considerada no ano passado Adventurer of the Year pela National Geographic, está de regresso ao Faial para realizar o Trail Ten Volcanoes, com 25 km. Com mais de 10 ultramaratonas concluídas e 9 maratonas, esta atleta com cerca de 120 kg, que também é mãe, professora e autora do blogue Fat Girl Running, tem contribuído para redefinir o conceito de corredora.

Dique de Gene

Do lado masculino, o destaque vai para o também norte-americano, Gene Dykes,de 71 anos, que ainda realiza provas de 50, 100 e 200 milhas, mas também é detentor de grandes marcas na maratona, com destaque para a de Jacksonville, nos EUA, na qual bateu o recorde mundial da distância no seu escalão. Este ultra-atleta septuagenário irá disputar nada mais, nada menos do que o Whalers’ Great Route Ultra-Trail®, com 118 km, que integra o calendário Discovery Race do Ultra-Trail World Tour.

Já entre os atletas portugueses sublinha-se a presença do madeirense Leonardo Diogo, que que se tem destacado em provas internacionais, principalmente de Skyrunning, modalidade na qual é actualmente o melhor atleta português no seu escalão.

Ilha do Faial – Foto: Paulo Gabriel

Argumentos para todos os segmentos

Da alta competição à iniciação ao trail,o Azores Trail Run® tem argumentos para todos os tipos de corredores, até para aqueles que ainda não sabem que o são. “A proposta é apresentar uma prova competitiva dentro do panorama nacional e internacional, mas também um incentivo à prática desportiva na natureza e ao turismo, não esquecendo a população local”, explica Mário Leal, director do evento.

Neste contexto, a oferta passa por um percurso com maior nível de dificuldade e de exigência de preparação, como o Whalers’ Great Route Ultra-Trail®, com 118 km, que integra o calendário Discovery Race do Ultra-Trail World Tour; o Ultra Blue Island, com 65 km; e o Marathon Faial Coast to Coast, com 42 km.

Os Açores, os trilhos açorianos, como destino turístico de natureza por excelência

As provas com o cunho organizativo Azores Trail Run® são realizadas em parceria com o Governo Regional dos Açores e contam com o apoio logístico das autarquias locais.

O objectivo é dar conhecer os Açores, e os seus trilhos, como destino turístico de natureza por excelência. A aposta tem sido ganha.

Foto: Paulo Gabriel

A aposta tem sido ganha

Para que não restem dúvidas sobre a melhor forma de aproveitar o que o arquipélago tem de melhor, Cíntia Martins, a directora regional do Turismo dos Açores propõe: “As várias provas que integram este evento per si já levam os participantes à descoberta da exuberância e diversidade paisagística do Parque Natural da Ilha do Faial e de alguns dos fantásticos percursos pedestres desta ilha, e ainda da Ilha do Pico e da Montanha, para quem participa na Prova Quilómetro Vertical. Para além dos trilhos, há muito mais para ver e fazer nestas duas ilhas, como o whale watching, o mergulho, o touring cultural e paisagístico, com passagem obrigatória, por exemplo, pelo Vulcão dos Capelinhos e pela Paisagem Protegida da Cultura da Vinha do Pico, a gastronomia típica, etc.

Este ano, contribuindo ainda mais para aproximar o evento da população, a grande novidade é a integração do Mercado Municipal. “Graças ao grande apoio da Câmara Municipal da Horta, que disponibiliza as condições para incluir o mercado no evento, conseguimos dar ainda mais um passo no sentido de garantir que este é um evento vivido em comunidade, no qual os locais também participam e se orgulham de mostrar a sua terra às centenas de visitantes. O secretariado e a cerimónia de entrega de prémios decorrem, assim, este ano, pela primeira vez, no Mercado Municipal”, sublinha Mário Leal.

Sobre o Azores Trail Run®

Em 2014 o Azores Trail Run® foi a grande novidade no calendário de provas de trail running nacional e internacional, sendo actualmente uma marca de referência para a promoção dos Açores, no que diz respeito ao Turismo de Natureza.

Na sua primeira edição, o Azores Trail Run® foi apenas composto por duas provas na ilha do Faial, uma no Trilho dos 10 Vulcões, com 20 quilómetros, e outra, mais longa, que liga a Ribeirinha ao Varadouro, numa distância de 52 quilómetros, designada Faial Costa a Costa.

Em 2018 contabilizam-se quatro eventos ao longo do ano, em cinco ilhas diferentes, todas em período de menor frequência turística, prevendo-se que este ano a marca Azores Trail Run® chegue a mais duas ilhas do arquipélago.

Pelas provas com o cunho organizativo Azores Trail Run® já passaram mais de 4000 atletas, sendo mais de meio milhar oriundo do estrangeiro, contando-se quase 50 nacionalidades. Este é um evento que tem um efeito multiplicador, quer no aumento no número de atletas de ano para ano, quer nas várias provas que já se realizam na Região.

Azores Trail Run® reconhecido internacionalmente

Hoje, as provas Azores Trail Run® são reconhecidas internacionalmente e fazem parte da International Trail Running Association, algumas qualificam para o Ultra-Trail du Mont Blanc, a principal prova de Ultra-Trail mundial e integram o calendário dos Circuitos Nacionais de Trail da Associação de Trail Running de Portugal. Destaca-se ainda a qualificação do Whalers’ Great Route Ultra-Trail® como Discovery Race do Ultra-Trail® World Tour.

Este ano ainda estão previstos os seguintes eventos com a marca Azores Trail Run®: Nos dias 4, 5 e 6 de Outubro acontece o Triangle Adventure, uma aventura de três dias, em três ilhas (Ilha de São Jorge, Ilha do Pico e Ilha do Faial), com um total de 100 km.

Em Novembro acontece a final da Taça de Portugal de Trail na Ilha da Graciosa, que incluirá um prova aberta.

Ainda sem data marcada, mas a acontecer este ano, destaca-se também o Extreme Atlantic West Adventure, nas Ilhas das Flores e do Corvo.

Mais informações.

[dividir ícone = “círculo” width = “medium”]

Texto / Fotos: Azores Trail Run

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta