‘MIÚDOS’ DÃO ESPETÁCULO EM FERNÃO JOANES!
Foto: Filipe Costa - SM.PROD
Francisco Fernandes e Guilherme Gomes estiveram em destaque no Campeonato da Europa EMX65 em Fernão Joanes.
Luís Outeiro e Sandro Lobo dominam no ‘Nacional’.
Leia também
UMA COMPETIÇÃO ELETRIZANTE EM FERNÃO JOANES
Fonte: FMP – Federação de Motociclismo de Portugal
Fernão Joanes recebeu pela primeira vez uma ronda do Europeu de Motocross nas classes de iniciação
O Crossódromo Internacional das Lajes em Fernão Joanes, Guarda, recebeu pela primeira vez uma ronda do Campeonato da Europa de Motocross para as classes de iniciação, neste caso as 65 e 85 cc, num grande fim de semana de corridas que integrou ainda a terceira prova do Campeonato Nacional de Motocross – Jogos Santa Casa.
Tratou-se de uma grande jornada de Motocross, num dia perfeito de Sol, com muito público presente e a organização a cargo da Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes a estar de parabéns, a limar todas as ‘arestas’ que eram necessárias e, uma vez mais, a acolher como só eles sabem toda a caravana do CNMX e EMX.
No que respeita às corridas dos Campeonatos da Europa EMX65 e EMX85, o destaque foi para a dupla da Motos VR Yamaha presente nas ‘sessenta e cinco’, Francisco Fernandes e Guilherme Gomes, depois de Nate Santos ter ficado de fora após os treinos.
Francisco Fernandes no pódio em Fernão Joanes
Na primeira manga de EMX65, Francisco Fernandes (Yamaha), o atual líder do Nacional da categoria, terminou num bom 5º posto face a uma forte oposição de pilotos espanhóis e franceses, com Guilherme Gomes a terminar em 11º lugar.
Mas, na segunda corrida, ‘Gui’ Gomes fez uma grande exibição que o levou até ao 2º posto, a 6,5s do vencedor, o francês Liam Morette, com Francisco Fernandes (Yamaha) a fechar o pódio.
Com este resultado o Francisco ‘Xico Patife’ Fernandes conseguiria também o 3º posto da geral, atrás do espanhol Iñaki Tolosa e de Liam Morette.
Enquanto Gui Gomes, prejudicado pelo resultado da 1ª manga, terminava mesmo assim num excelente 4º posto da geral.
Missão complicada para a representação lusa no Europeu de EMX85
Nas corridas do Europeu de EMX85 a representação lusa, composta por seis pilotos, tinha pela frente uma missão mais complicada perante uma grelha repleta das grandes esperanças de Espanha, França e Itália.
O líder do Nacional de 85 cc, Rafael Leonardo (GasGas) fez jus a essa condição e foi o melhor dos portugueses, com um 14º posto da geral (14º/16º nas duas mangas), seguido pelo seu companheiro de equipa da Quaresma Racing Team, Duarte Pinto, em 17º da geral, posição idêntica à obtida nas duas mangas.
Gustavo Pitschieller (KTM) somaria um 19º e um 18º lugares, para somar 5 pontos no Europeu, com Bernardo Caiado (GasGas) a ser por duas vezes 20º colocado.
Bruno Silva (Yamaha), em 24º/26º e Dinis Neto (KTM) em 25º/27º não conseguiriam pontos para o campeonato.
Líderes do Campeonato Nacional reforçaram o comando
No que respeita à terceira ronda do Campeonato Nacional de Motocross, que integrou o programa, Luís Outeiro (Yamaha) em MX1 e Sandro Lobo (Yamaha) em MX2 venceram ambas as mangas das respetivas categorias e reforçam assim o comando do campeonato.
Em MX1, Outeiro bateu Bruno Charrua nas duas mangas, deixando sempre o piloto da GasGas a uma distância confortável.
Enquanto Afonso Gomes e Henrique Benevides, ambos em Yamaha, alternavam nos 3º e 4º lugares.
Na tabela do campeonato, Luís Outeiro dispõe agora de 26 pontos de avanço sobre Charrua e mais 41 que Afonso Gomes.
Os quatro inscritos na classe de Veteranos, Micael Luís, Victor Hernandez, Ricardo Rodrigues e Vítor Machado, terminaram sempre por esta ordem.
Entre as MX2, Sandro Lobo (Yamaha) mantém intocada a sua série invicta: pela terceira vez em outras tantas provas, venceu a manga de qualificação e as duas corridas, com Martim Espinho (GasGas) a cotar-se sempre como o seu opositor mais próximo.
Pedro Rino sempre em 4º lugar, Abel Carreiro e Alex Almeida alternaram nas 3ª e 5ª posições no final das duas mangas.
O líder do campeonato de MX125Jr, Tomás Santos (GasGas), venceu a primeira manga, enquanto Gonçalo Cardoso (Husqvarna), depois de ter começado por ganhar na manga de qualificação, triunfava também na segunda corrida e na geral.
O Campeonato Nacional de Motocross – Jogos Santa Casa prossegue com a sua quarta ronda em Vieira do Minho a 19 de junho.


