“Évora Cidade ao Pé” reúne sete atividades desportivas

Évora Cidade ao Pé” é o novo programa desportivo da Câmara Municipal de Évora, que reúne sete atividades desportivas, entre caminhada, corrida e bicicleta, cujo objetivo, para além de proporcionar bem-estar físico, é convidar/desafiar os eborenses a desfrutar da sua cidade…ao Pé.

Texto / fotos: Carlos Neves

“Évora Cidade ao Pé”

Enquadrado pelas regras sanitárias em vigor, o “Évora Cidade ao Pé”, cuja primeira iniciativa é o Dia da Família, uma caminhada agendada para o dia 15 de maio (em formato real ou entre os dias 15 e 23 de maio em forma virtual – cada um por si).

Mais do que um programa, é um lema, com várias iniciativas agregadas, em que as atividades de caminhar, correr e pedalar são abordadas de maneiras diferentesna vertente:

Desportiva seja de lazer ou superação pessoal;
Turismo ativo;
Mobilidade ativa;
Atividade física presente nas viagens casa-destino-casa;
ou, ainda, associadas à preservação do ambiente.

Esta iniciativa, destinada a promover o desporto e as atitudes desportivas através do pedestrianismo da corrida e/ou uso da bicicleta, é um convite a conhecer o património através do desporto, visando ainda a diversão, a convivência e a ocupação dos tempos livres dos participantes através das caminhadas, das corridas e dos passeios de bicicleta.

Évora Cidade ao Pé

Programa Inclusivo e solidário

O “’Évora Cidade ao Pé” reúne sete de algumas das mais importantes iniciativas desportivas que tem o concelho como palco, designadamente:

a supracitada caminhada do Dia da Família (15 de maio);
Dia da Bicicleta (3 de junho);
Grande Prémio de S. João de Atletismo (26 e 27 de junho);
Dia Europeu do Pedestrianismo (12 de setembro);
Festa da Bicicleta (25 e 26 de setembro);
Meia Maratona de Évora (28 de novembro);
e São Silvestre (26 e 28 de dezembro).

Porque se quer uma cidade inclusiva, todas as iniciativas serão destinadas ao público em geral.

Assim, de modo a que todos possam participar, independentemente da variante (caminhada, corrida ou bicicleta), existirão sempre três percursos distintos, com outros tantos níveis de dificuldade:

a) Percurso Ebora + Inclusão, destinado a pessoas com deficiência física ou intelectual;
b) Percurso Ebora + Família, destinado à família, em que avós, pais e netos poderão fazer as iniciativas em conjunto;
c) Percurso Ebora + Ativos, destinado aos caminheiros, corredores e ciclistas.

“Évora Cidade ao Pé” pretende que se pense em Évora universal

O Programa “Évora Cidade ao Pé”, uma organização conjunta entre a edilidade eborense com um sem número de agentes desportivos e sociais do concelho.

É uma iniciativa: gratuita (sem limite de inscrições) – com direito participar em todas as iniciativas e a receber o dorsal e o diploma de participação em formato digital; paga, no valor de 7€ (limitada a 300 inscrições) – com direito participar em todas as iniciativas e a receber o dorsal, o diploma de participação em formato digital e ainda o kit de participação – t’shirt técnica e medalha.

As inscrições, independentemente de serem gratuitas ou pagas, têm de ser sempre feitas no sítio oficial do programa na Internet, sendo que 1€ do valor pago reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Évora.

Face à incerteza provocada pela atual situação pandémica, todas as iniciativas estão previstas realizarem-se no modelo tradicional – respeitando naturalmente as regras em vigor e emanadas pelas Direção Geral de Saúde (DGS).

Contudo, se tal não for possível a autarquia desafia os eborenses a participarem de forma individual e virtual, sempre no estrito respeito pelas mais elementares regras atuais – distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos.

O “Évora Cidade ao Pé” pretende que se pense em Évora universal, em Évora já ali, em Évora em que tudo pode ser feito com o pé, seja ele a andar a correr ou a pedalar, em Évora sustentável, onde se promove ativamente a participação e corresponsabilidade de todos os seus habitantes na adoção de estilos de vida e de consumo justos, resilientes e sustentáveis.

Parceiros

Deixe uma resposta