Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Évora todas as decisões ao nível do xadrez

O Festival de Xadrez de Évora é uma das principais realizações da Federação Portuguesa de Xadrez na época de 2018/2019, pois junta todas as decisões ao nível do xadrez por equipas – Taça de Portugal e Campeonatos Nacionais das 1.ª, 2.ª e 3.ª Divisões, leva a modalidade ao coração da cidade alentejana, com a realização de torneios e simultâneas na Praça do Giraldo, e oferece um torneio de partidas semirrápidas, comemorando o centenário da Escola Gabriel Pereira.

évora

Final-Four da 41.ª Taça de Portugal em Évora

A 41.ª edição da Taça de Portugal de xadrez terá a Final-Four em Évora. As meias-finais decorrem no dia 13 de julho, a partir das 15 horas, e comportam os seguintes encontros:

AX Portugal/Atlantidiagonal “A”-AA Coimbra

GD Cavadas-A.Xat Montemor-o-Novo

A Associação Académica de Coimbra, detentora do troféu, tem uma tarefa complicada nas meias-finais, perante a fortissima equipa da AX Portugal, num encontro que se antevê equilibrado, dada a qualidade de jogadores disponíveis por ambos os conjuntos.

Já o duelo entre o GD Cavadas e a A.Xat Montemor-o-Novo parece, teoricamente, mais desequilibrado, já que o conjunto de Montemor-o-Novo, recheado de grandes mestres no quadro de inscritos, possui mais argumentos para vencer o match.

Recorde-se que, dos quatro semifinalistas o único clube que não é da 1.ª Divisão é o GD Cavadas, já que o clube do Seixal jogou o Campeonato da 2.ª Divisão.

Os vencedores dos encontros das meias-finais defrontam-se na final, marcada para o dia 14, a partir das 15 horas.

GD Dias Ferreira Campeão Nacional

Campeonato de Equipas

Trata-se da prova-rainha do Festival de Xadrez de Évora, que atribui o principal titulo coletivo do xadrez nacional. Envolve dez equipas, todas elas bem apetrechadas de jogadores de qualidade, pelo que se espera um torneio muito disputado.

O campeonato inicia-se no dia 15 de Julho, pelas 15 horas em Évora. Até ao dia 21 haverá uma ronda por dia, à excepção dos dias 16 e 18, que são de ronda dupla, com início às 14 e às 20.30 horas. A nona e derradeira jornada inicia-se às 14 horas.

Na defesa do titulo está o GD Dias Ferreira, que surge com ambições de renovar a coroa. No entanto, a concorrência é muita, como o demonstra o número de titulados nos vários conjuntos. Assim, teremos nos tabuleiros de Évora, 23 grandes mestres, 18 mestres internacionais, 16 mestres FIDE, duas grandes mestres femininas e duas mestres internacionais femininas.

Nacional da 1.ª Divisão

O Nacional da 1.ª Divisão tem a particularidade de reunir os três grandes mestres portugueses em atividade,

Jorge Ferreira (GD Dias Ferreira), Luís Galego (Assembleia Figueirense) e António Fernandes (AX Portugal).

Texto / Fotos: Federação Portuguesa de Xadrez

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta