Êxito do Trail Serra de Portel do Núcleo do Sporting C.P.

Serra de Portel

O Núcleo SCP de Portel, com o apoio da Câmara Municipal de Portel e da Junta Freguesia de Portel,  levou a efeito o 1º Trail Serra de Portel.

Trail Serra de Portel

O evento foi composto por duas provas competitivas, um trail longo de 23 kms e um curto com 13kms, e também uma caminhada de 8kms.

Paralelamente realizaram-se também várias distâncias de corrida para os mais jovens, até aos 9 anos – 500 metros, dos 10 ou 12 anos – 1 km, e dos 13 os 15 anos 2 kms.

De referir, salientar e aplaudir a atitude da organização que, no trail curto, incluiu o escalão para os 16 os 19 anos, pois são estes os possíveis atletas do futuro do trail, pois no trail sempre houve a ideia que era um desporto para os mais velhos.

As partidas e as chegadas do Trail, caminhada e as provas dos mais pequenos realizaram-se no Parque da Igreja Matriz, um espaço muito amplo onde eram também os banhos e foi servido o belo de um almoço, que nos fez recuperar as energias gastas na prova.

Toda a organica concentrada porporcionou a satisfação dos ateltas e acompanhantes que poderam dar um maior apoio desde os mais jovens, aos menos jovens.

Os percursos um êxito

Quanto aos percursos, foram muito rápidos, com algumas partes muito técnicas por estradões florestais, trilhos e ribeiras da Serra de Portel , muito bem marcados, talvez o mais bem marcado que eu já vi com caminhos cortados a cal, muitas setas também de cal, fitas e placas a indicar a direção certa, que não permitiram aos atletas enganarem-se.

Bons abastecimentos, tanto em quantidade, como em qualidade nos locais correctos.

Foi um êxito esta 1ª edição e a sua organização está de parabéns pelos percursos escolhidos, proporcionando a quem participou conhecer Portel de uma forma diferente de quem lá vai de carro, podendo desta forma apreciar as fontes, as ermidas, bem como a passagem por dentro do castelo de Portel na parte final muito bonita, foi deslumbrante toda a paisagem que pudemos usufruir no decorrer deste trail.

E primeiros vencedores do Trail do Portel

Trail Curto

Uma final emocionante, pela curta diferença de segundos existente entre os três, para gaudio dos que assistiam e os incentivavam no ultimo esforço para obtenção da vitória.

Valdo Pato – Beja Atlético Clube – 1:03;46, foi o vencedor, Tiago Dez Reis – Casa do Benfica Reguengos de Monsaraz – 1:03;55 e Luis Campaniço – Beja Atlético Clube – 1:04:06, completaram o pódio

Em femininos não houve história, nem emoção, Paula Ramalho – Casa do Benfica Reguengos de Monsaraz – 1:23;21 venceu com alguma diferença a 2ª Paula Barracho – Team One – 1:26;29, e em 3ª Patrícia Pardal – Núcleo SCP de Portel – 1:36;16.

Trail Longo

Venceu Ezequiel Lobo – SCVA / Luis Branco Running Team – 1:49;59, Roberto Baião – Juventude Atlético Clube – 1:50;52, no lugar imediato e no ultimo lugar do pódio Carlos Pacheco – Monsanto Running Team 2:00;24.

Nancy Cantante – Évora Night Runners – 2:48;30, foi a vencedora feminina, com Julia Alves – Linces de Montemor – AMSDQN – 2:55;02, e Carmen Ferreira – ASC Vale Grande – 2:56;38 a obterem respectivamente o 2º e 3º lugar.

OPraticante.pt bem representado

A equipa de OPraticante.pt esteve presente com quatro representantes, todos no trail longo, o destaque vai para o 23º geral / 6º M50 de António Soares, 32º G / 8º M50 José Mira, 33º G / 9º M50 António Nereu e a fechar a equipa o 84º G / 19º M50 Francisco Amaro.

Na caminhada mais quatro caminheiros (as) Maria Soares, Ana Nereu, Sílvia Cunha e Sofia Mira.

Organização de parabéns

Para uma primeira edição melhor era quase impossível, tudo muito bom, um trail que desejo se repita em 2018, não é preciso melhorar muito mais, basta manter pois estiveram excelentes.

“Inté” 2018 e muitos parabéns em meu nome, da equipa que represento e, penso, que em nome dos outros cerca de 400 participantes.

Mais informação sobre o evento.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: António Soares
Fotos: Newmove / organização

Parceiros