FAMALICÃO, MEIA MARATONA BATE RECORDE
A cidade de Famalicão viveu uma manhã memorável neste domingo, 20 de outubro, com a realização da 10ª edição da Meia Maratona de Famalicão, um dos eventos desportivos mais aguardados da região.
A prova reuniu cerca de 3.000 participantes, confirmando o seu crescimento e relevância no panorama desportivo nacional.
Atletas de várias nacionalidades, incluindo a presença de atletas africanos, protagonizaram momentos de grande competitividade e superação, que culminaram na quebra do recorde da prova.
Leia também
MEIA MARATONA FAMALICÃO RECEBE ATLETAS AFRICANOS
Fonte: Runporto
Competitividade e superação na Meia Maratona de Famalicão
Desde as primeiras horas da manhã, o ambiente em Famalicão era de celebração e entusiasmo.
A multidão de atletas, vindos de todas as partes do país e do estrangeiro, mostrou a importância que a Meia Maratona de Famalicão tem conquistado ao longo dos anos.
O evento, que inclui duas distâncias – os 21 km e os 10 km –, destacou-se não apenas pelo elevado número de inscritos.
Mas também pela qualidade técnica dos atletas presentes, especialmente os quenianos, que dominaram a competição.
A partida foi dada por Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão e a atleta olímpica Fernanda Ribeiro, e milhares de atletas percorreram as ruas de Famalicão.
Ao longo do percurso, o público não deixou de apoiar os participantes, criando uma atmosfera vibrante e incentivadora.
O ponto alto da competição foi a espetacular performance dos atletas africanos, que demonstraram o seu talento e resistência, estabelecendo novos recordes na história da prova.
Novos recordes batidos
Os atletas africanos brilharam nesta edição pelo desempenho extraordinário, batendo o recorde da prova.
A Meia Maratona (21 km) teve uma competição renhida desde o início, mas foi nos últimos quilómetros que os atletas mostraram o seu domínio, cruzando a linha de meta com tempos impressionantes.
O vencedor da prova masculina, Jonathan Kickoech Kamosong (Quénia) completou os 21 km em tempo recorde, estabelecendo uma nova marca para a história do evento, 01:02:51.
Na segunda posição David Kiplagat (Quénia) com o tempo 01:03:21 e a terminar o pódio masculino Eric Nzambimana (Burundi) 01:03:31.
Já na competição feminina, Mónica Silva (CDS Salvador do Campo) foi a grande vencedora com o tempo 01:17:53.
Seguiu-se da atleta Dulce Félix (SL Benfica), com o tempo 01:19:05 e a terceira atleta a cortar a meta foi Laura Silva (CDS Salvador do Campo) aos 01:19:58.
3ª edição da prova dos 10km
A prova dos 10 km, que também contou com grande adesão, trouxe igualmente grandes momentos de competição.
Na terceira edição da distância dos 10 km, Rafael Lopes (Santa Tecla) foi o primeiro a cortar a meta aos 00:30:04, seguido por Nuno Fernandes (CDS Salvador do Campo) com o tempo 00: 31:11, e, a fechar o pódio, Amado Martins (Santa Tecla) com o tempo 00:31:37.
No setor feminino, foi Mariana Machado (SC Braga) que se destacou das restantes atletas, terminando a prova isolada aos 00:34:41.
Na segunda posição ficou Mariana Regalo (Maia AC) com 00:35:30, e na terceira ficou Sara Duarte (SC Braga) com o tempo 00:35:44.
Os vencedores de ambas as distâncias foram homenageados numa cerimónia que ocorreu logo após o final das provas.
A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de Pedro Oliveira Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Famalicão, Jorge Teixeira, diretor da Runporto.com e das atletas Sara Moreira, Fernanda Ribeiro e Vanessa Carvalho.
Além disso, a organização entregou uma lembrança à Câmara Municipal de Famalicão e ao patrocinador principal, Q8.
A 10ª edição da Meia Maratona de Famalicão deixa, assim, um legado de superação e celebração do desporto, já com expectativas elevadas para a próxima edição.