FATOUMATA DIALLO GARANTE FINAL DOS 400M BARREIRAS
Fatoumata Diallo - Foto: FPA / Sportmedia
Fatoumata Diallo foi a grande notícia portuguesa da sessão matinal desta terça-feira, ao qualificar-se diretamente para a final dos 400m barreiras, nos Campeonatos da Europa, em Birmingham.
Delvis Santos e Diogo Barrigana também deram nas vistas, ao assegurarem presença nas meias-finais dos 100 metros e dos 400 metros barreiras, respetivamente.
A segunda jornada dos Europeus de Birmingham abriu com sete atletas portugueses em ação no Alexander Stadium, entre provas de pista e o lançamento do disco.
Ao destaque de Fatoumata Diallo juntaram-se as prestações de Delvis Santos e Diogo Barrigana, ambos com bilhete garantido para as meias-finais das respetivas disciplinas.
Leia também
AURIOL DONGMO E JESSICA INCHUDE NO TOP-6 EUROPEU
Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo
Fatoumata Diallo na final dos 400m barreiras
As duas portuguesas em ação nesta ronda garantiram presença direta na meia-final graças à posição que ocupavam no ranking “Road to Birmingham”, pelo que esta foi também a estreia de ambas no Alexander Stadium.
Fatoumata Diallo assegurou o apuramento direto para a final ao terminar em segundo lugar na sua série, com o tempo de 54.34 segundos.
Um resultado que lhe valeu o sétimo lugar da classificação geral. A decisão da prova está agendada para hoje, às 21:08h.
Sofia Lavreshina, de 23 anos, esteve pela primeira vez em Campeonatos da Europa de absolutos e terminou a prestação nesta disciplina no 11.º lugar da geral, com a marca de 54.79 segundos.
A jovem vai ainda integrar a estafeta feminina de 4×400 metros, que entra em ação na manhã de sexta-feira.
Delvis Santos rumo às meias-finais dos 100 metros
Portugal esteve representado apenas por um velocista nesta prova.
Delvis Santos cumpriu a distância em 10.54 segundos, tempo que lhe valeu o décimo lugar da geral e a passagem à meia-final, agendada para hoje às 20:46h.
Diogo Barrigana segue em frente e Mikael Jesus regista melhor marca da época
Portugal entrou nesta fase com dois atletas, ambos à procura de vaga nas meias-finais.
Diogo Barrigana cumpriu esse objetivo ao cronometrar 49.77 segundos, terminando em 11.º lugar da geral.
A meia-final está agendada para o final da primeira sessão de amanhã, com as séries a arrancarem às 12:55h.
Mikael Jesus não conseguiu seguir em frente, mas assinou um novo melhor registo da época, com o tempo de 50.20 segundos.
Emanuel Sousa concluiu a sua prestação em Birmingham
Portugal contou com um atleta nesta disciplina.
Emanuel Sousa terminou no 19.º lugar da classificação geral, com a melhor marca de 58,01 metros, alcançada no terceiro e último lançamento.
Edson Gomes desqualificado nos 110m barreiras
Edson Gomes participou na terceira série da primeira ronda de apuramento para as meias-finais.
Mas foi desqualificado, terminando assim a sua participação nos primeiros Campeonatos da Europa de absolutos da carreira.
A Federação Portuguesa de Atletismo apresentou protesto formal logo após a prova, devido ao toque feito pelo atleta ucraniano no começo da prova, que acabou por ser indeferido pela equipa de arbitragem.
Fica assim concluída a primeira sessão da segunda jornada dos Europeus de Birmingham, da qual Portugal retira:
a passagem à final de Fatoumata Diallo, nos 400m barreiras;
e o apuramento para as meias-finais de Delvis Santos, nos 100 metros;
e de Diogo Barrigana, nos 400 metros barreiras.





