FERNANDO PIMENTA CAMPEÃO DO MUNDO EM PONTE DE LIMA

Fernando Pimenta

Fernando Pimenta - Foto: FP Canoagem

Quatro novos campeões mundiais de maratona de curta distância foram coroados num dramático dia de abertura do Campeonato Mundial de Canoagem da ICF em Ponte de Lima, Portugal.

O tetracampeão mundial de canoagem sprint Fernando Pimenta conquistou o primeiro ouro, num duelo altamente antecipado com o campeão mundial de maratona Mads Pedersen.

Enquanto as campeãs mundiais Vanda Kiszli e Liudmyla Babak cometeram grandes erros que lhes custaram os seus títulos.

Texto: Henrique Dias em cooperação com Canoe Marathon Portugal
Fotos: FP Canoagem / Canoe Marathon Portugal

Fernando Pimenta
Fernando Pimenta – Foto: FP Canoagem

Fernando Pimenta voltou à maratona para conquistar o ouro

O português Fernando Pimenta, duas vezes medalhista olímpico de canoagem velocista, voltou à maratona pela primeira vez numa década e correndo na água onde cresceu, esteve envolvido numa luta titânica com o dinamarquês Pedersen, que terminou em sprint.

Agora estou sonhando, acho que não é verdade, ganhar um título mundial na minha cidade natal”, disse Pimenta.

É um momento incrível na minha vida, ver esta ponte cheia de tanta gente, quero ouvir o hino português e ver aquela bandeira portuguesa hasteada.

O canoísta português concluiu a prova de 3,4 quilómetros em 12.49,12 minutos, superando Mads Pedersen (12.49,77 minutos) e Ivan Alonso (13.08,6).

José Ramalho, atual detentor do título, acabou no oitavo lugar, com um tempo de 13.20,99 minutos.

Melina Andersson – Foto: Canoe Marathon Portugal

Erro de Vanda Kiszli proporciona vitória a Melina Andersson

Vanda Kiszli domina a maratona feminina de canoagem de caiaque desde 2018, mas um grande erro na primeira portagem custou-lhe o pódio ao perseguir o terceiro título mundial consecutivo de maratona curta.

A sueca Melina Andersson foi a principal beneficiária do erro de Kiszli, aproveitando um início rápido para liderar todo o caminho e conquistar seu primeiro título mundial.

Eu estava a planear ir o mais rápido possível e tornar o mais difícil possível para todos os outros, e acho que funcionou”, disse Andersson.

Finalmente encontrei o equipamento de que gosto, o que foi uma grande ajuda.

A espanhola Estefania Fernandez ficou em segundo lugar, enquanto a britânica Samantha Rees-Clark ficou com o bronze. Kiszli terminou em quarto.

Bethany Gill – Foto: Canoe Marathon Portugal

Liudmyla Babak errou o caminho proporcionando a conquista do primeiro título a Bethany Gill

Bethany Gill, da Grã-Bretanha, conquistou seu primeiro título mundial, conquistando a medalha de ouro no circuito curto feminino C1, depois da favorita da pré-corrida, Liudmyla Babak, da Ucrânia, ter efetuado uma curva errada no percurso de 3,4 quilômetros.

Babak, de 25 anos, que não é derrotada em títulos mundiais ou europeus de maratona desde 2017, errou o caminho depois de deixar a primeira portagem e progrediu 200 metros antes de perceber seu erro.

O erro dela abriu a porta para Gill, que assumiu o controle da prova e segurou a húngara Zsofia Kisban, que terminou rápido, e a portuguesa Beatriz Fernandes, que somou um bronze sénior à medalha de ouro júnior que conquistou mais cedo.

Ela é fenomenalmente experiente, então fiquei realmente surpreso (sobre Babak)”, disse Gill.

Eu tinha passado a corrida tantas vezes na minha mente, que eu só precisava manter meu plano de corrida.

Babak trabalhou seu caminho pelo campo para terminar em quarto.

Pódio Júnior – Foto: FP Canoagem

A júnior portuguesa Beatriz Fernandes é Campeã do Mundo

Beatriz Fernandes em C1 Júnior (longa distância) foi também campeã do Mundo durante a primeira prova da manhã, perante chuva intensa, que veio abençoar este evento organizado pela Federação Portuguesa de Canoagem, Municipio de Ponte de Lima e Clube Náutico de Ponte de Lima.

Foi uma dupla espanhola no C1 masculino, com Diego Romero superando Jaime Duro para recuperar a medalha de ouro que conquistou no campeonato mundial de 2019.

Romero terminou em quinto em 2021 e ficou feliz por estar de volta ao topo do pódio.

Começamos muito rápido e, na última volta, trabalhamos juntos para garantir uma boa distância no resto do pelotão”, disse Romero.

O polonês Mateusz Kaminski ficou com o bronze.

Resultados

Parceiros

Deixe um comentário