Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Festa do Ciclismo na Serra de Arrábida por mais 3 anos

Ontem em Sesimbra foi assinado um protocolo que permite que a festa do ciclismo continue através da realização da Clássica da Arrábida em 2020, 2021 e 2022.

Para o efeito estiveram presentes representantes dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra este último anfitrião da cerimónia de apresentação, também a Federação Portuguesa de Ciclismo pelo seu Presidente Delmino Pereira, João Serralheiro representante da firma Lima £ Limão Cycling Services e o representante da Paradise Marathon Club.

A cerimónia serviu também para se fazer a apresentação da edição de 2020 da Clássica da Arrábida e do GranFondo da Arrábida 2020, provas marcadas para 15 Março 2020.

festa do ciclismo

Clássica da Arrábida

A Clássica da Arrábida terá uma distância de aproximadamente 183kms, com partida de Setúbal, Aguas de Moura, Pegões, Pinhal Novo, Quinta do Conde, Primeiro prémio de montanha Meco, Segundo prémio de montanha na estrada dos Argéis-Sesimbra, terceiro prémio de montanha Serra de Arrábida, quarto prémio de montanha Alto das Necessidades Velhas, prémio de montanha Estrada da Cobra em terra batida (duas passagens) e finalizando em Palmela, após três passagens pela linha de Meta, pois o percurso inclui duas passagens pela Estrada da Cobra.

Prova foi absolutamente eletrizante em 2019.

Arrábida

Festa do Ciclismo

Palmela terá no dia 15 Março 2020 a grande festa do ciclismo, concelho onde terá inicio a prova do GranFondo da Arrábida, uma prova destinada mais para os atletas amadores, que segundo a organização espera-se mais de um milhar de participantes.

A apresentação do evento GrandFondo Arrabida iniciou-se com uma breve explicação por parte de João Serralheiro, tendo pelas suas palavras explicado alguns pontos interessantes do percurso e como seriam as dificuldades que os atletas teriam de enfrentar.

O representante da Paradise Marathon Club, deu continuidade a explicação dos eventos, também tendo ele focado a importância da paisagem e do desafio que serão ambas as provas, uma a nível profissional e a outra a nível amador.

festa do ciclismo

GranFondo da Arrábida

O GranFondo da Arrábida, uma prova de ciclismo aberta de caracter competitivo, pretende desafiar todos os ciclistas amadores a percorrerem estradas dos concelhos Palmela, Sesimbra e Setúbal, dando aos atletas brilhantes imagens a partir da Serra de Arrábida.

O evento desportivo terá duas vertentes, na mais longa em que os atletas têm como desafio uma distância 135kms e 2300metros de acumulado, onde inclui duas passagens pela Serra da Arrábida. Na vertente mais curta os atletas enfrentam 103kms e 1300metros de acumulado, ambas as vertentes têm início e finalizam em Palmela.

Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, resumidamente no seu discurso mostrou o empenho que se está a efetuar para a realização de uma prova de prestígio, a nível desportivo e turístico para os três municípios que a Serra da Arrábida envolve.

Arrábida Granfondo… tem tudo só não tem comparação!

Três municípios envolvidos na Festa do Ciclismo

O vereador do desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, concordou com esta perspetiva. Afirmando que “é um acontecimento que conjuga a dimensão competitiva com a democratização do acesso à prática desportiva e a dinamização do território da Arrábida”, frisou.

Este projeto é um exemplo para o País, muito pela capacidade de cooperação dos três municípios envolvidos, com a Federação Portuguesa de Ciclismo para a valorização de um património como o da Serra da Arrábida. Tem desta forma um impacto direto muito positivo na economia dos concelhos envolvidos”, declarou o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Palmela, Luis Calha.

Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra e anfitrião da cerimónia de apresentação, notou que “o ciclismo encaixa como uma luva na estratégia de fruição do património da serra da Arrábida”.

Clássica da Arrábida

Finalizando-se a cerimónia com a assinatura protocolar entre os envolvidos no projeto e convidando os presentes para uma degustação de um doce típico de Sesimbra e acompanhado de Moscatel.

As inscrições decorrem a bom ritmo, já se encontram 467 atletas com dorsal atribuído e muitos tantos com inscrição para validar.

Não percam a oportunidade de registarem o vosso nome na lista de inscritos e fazer parte da festa do ciclismo.

Venham dar cor ao pelotão com o vosso equipamento, sejam modelos desportivos paras as mais diversas objetivas fotográficas.

Clássica da Árrabida – Photo João Fonseca

Página da Clássica da Arrábida.

Sitio oficial da Clássica da Arrábida.

Página do Granfondo da Arrábida.

Sitio oficial do Grafondo.

Inscrições.

Regulamento.

Texto: Rui Bastos
Fotos de arquivo

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta