FIBA Europe Cup, Sporting despede-se sem glória

O Sporting CP começou a semana com um dos três jogos que lhes permitiria chegar aos oitavos de final, mas perdeu por 86-81 diante dos israelitas do Ironi Ness Ziona, na primeira jornada do grupo C da FIBA.

Texto: Federação Portuguesa de Basquetebol

Foi uma partida equilibrada, só resolvida na reta final, com os “leões” a ficarem perto do triunfo.

Depois do Ironi Ness Ziona ter chegado ao intervalo com um avanço de seis pontos (42-36), a formação de Israel continuou a consolidar a sua liderança do marcador, mas a equipa portuguesa reagiu da melhor forma, e ao perfazer um parcial de 27-16 entrou nos derradeiros dez minutos no comando.

Só que na última fase do encontro, os “verde e brancos” não resistiram, e para isso muito contribuíram as exclusões de Travante Williams, João Fernandes e James Ellisor.

Em termos estatísticos, o Sporting revelou superioridade na:

Luta das tabelas (48-31 em ressaltos, com destaque para o capítulo ofensivo);
Tiro exterior (9 triplos contra 3 do adversário);
Averbou mais turnovers (27-21), tendo como melhores em campo Travante Williams (22pts, 10res, 1ast, 2rb), Micah Downs (13pts, 4res, 2ast, 1rb, 1dl), John Fields (10pts, 12res, 2ast), James Ellisor (10pts, 5res, 3ast, 1rb, 1dl) e Shakir Smith (10pts, 2res, 3ast, 1rb, 1dl).

O apuramento para os oitavos-de-final continuava totalmente em aberto para o clube de Alvaladefrente aos polacos do Arged BMSLAM Stal.

Segunda jornada da FIBA fatal para o Sporting

O Sporting CP voltou a perder na FIBA Europe Cup, agora na segunda jornada, por 85-83, frente aos polacos do Arged BMSLAM Stal.

A equipa de Alvalade, que era antes deste jogo terceira classificada do grupo C, ainda podia garantir o apuramento para os quartos-de-final, se vencesse

Neste encontro, a formação portuguesa esteve perto do triunfo.

Os dois conjuntos complementaram-se na primeira parte, o que se traduziu numa igualdade a 45 pontos à entrada para o intervalo, mas com o Sporting condicionado pelas quatro faltas de Micah Downs.

No regresso dos balneários, o BMSLAM afastou-se dos “verde e brancos” graças a um parcial de 27-16, e com nove pontos consecutivos no arranque do último quarto pareceu estar a caminho da vitória.

O Sporting reagiu da melhor forma e lutou pela conquista dos dois pontos até final, com uma tentativa de triplo de James Ellisor a não cair no cesto por pouco, sob o soar da buzina.

As principais figuras do Sporting, no que toca à estatística, foram o já referido Ellisor (23pts, 7res, 2ast, 3rb, 1dl), Shakir Smith (18pts, 1res, 1ast), John Fields (10pts, 9res, 1ast, 1dl) e Pedro Catarino (10pts, 1res, 3ast, 1rb).

FIBA

Sporting tomba às mãos do Szolnoki Olajbanyasz

No entanto no jogo decisivo, o Sporting CP não conseguiu o apuramento para os oitavos-de-final da FIBA Europe Cup, depois de perder diante do Szolnoki Olajbanyasz, equipa húngara, por 78-67.

A formação “verde e branca” até liderou o primeiro quarto (23-19), mas o adversário magiar viria a passar para a frente, e com parciais de 23-16, 20-18 e 16-10 decidiu a questão.

No Sporting, que não pôde contar com John Fields e que viu ainda Travante Williams com problemas físicos, destacaram-se Micah Downs (15pts, 4res, 2ast), James Ellisor (13pts, 5res, 3ast, 2rb, 1dl) e Pedro Catarino (11pts, 1res).

Parceiros

Deixe uma resposta