FIGUEIRA DA FOZ INTERNATIONAL MENS OPEN

Figueira da Foz

Diogo Morais - Foto: Constança Correia

Praticamente metade dos protagonistas da edição inaugural do Figueira da Foz International Mens Open são jogadores da casa.

Dos 32 tenistas, 14 são lusos e, dessa forma, os duelos entre compatriotas tornaram-se inevitáveis.

Num dia em que Tomás PinhoGuilherme ValdoleirosDiogo Morais e Hugo Maia garantiram um bilhete para o quadro principal vindos da fase de qualificação.

Daniel Batista ganhou uma segunda vida, e ficámos a saber que o arranque da prova maior vai contar com quatro encontros exclusivamente portugueses.

Figueira da Foz Internacional Mens Open é um torneio ITF M25

O Figueira da Foz Internacional Mens Open é um torneio ITF M25 organizado pelo Tennis Club da Figueira da Foz com 30.000 dólares em prémios monetários (cerca de 26.602 euros).

O evento decorre entre os dias 29 de junho e o próximo domingo, dia 7 de julho.

Conta com o apoio total da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal da Figueira da Foz. A entrada é livre durante toda a semana.

Gastão Elias (342.º da tabela ATP) é o mais experiente e cotado entre os jogadores portugueses.

O antigo 57.º do ranking ostenta no palmarés 17 títulos, o último conquistado em fevereiro deste ano em Vila Real de Santo António.

Em 2025, o jogador natural da Lourinhã fez ainda três meias-finais, sempre em provas ITF, ainda que venha de paragem de mais de um mês devido a uma rotura muscular.

Elias aparece no quadro com o estatuto de segundo cabeça de série.

Tiago Pereira (351.º, quarto pré-designado), já com cinco finais só na presente temporada, Pedro Araújo (476.º, sexto cabeça de série), João Domingues (591.º) e Tomás Luís são os outros tenistas da casa com entrada direita no quadro principal.

João Graça (1275.º), Vasco Prata (1453.º), Tiago Silva (1519.º) e João Portugal (1275.º) surgem na prova face a convites entregues pela organização.

Da fase prévia aparecem Hugo Maia, Tomás Pinho, Guilherme Valdoleiros (2140.º) e Diogo Morais, bem como o lucky loser Daniel Batista (1563.º).

Figueira da Foz
Tomás Pinho – Foto: Constança Correia

À procura do primeiro ponto ATP

Pinho vai à procura do primeiro ponto ATP diante de João Portugal já esta terça-feira, dia em que também entram em court Tiago Silva, Diogo Morais e Vasco Prata.

A jornada tem início marcado para as 11 horas.

Na quarta jogarão os restantes, com destaque para os compromissos a envolver os colegas de treino João Domingues e João Graça.

Mas também os duelos entre Valdoleiros e Batista (mediram forças a semana passada, numa reedição da semifinal do último Campeonato Nacional Absoluto, e Valdoleiros vingou o desaire nesse encontro de novembro) e Pereira contra Maia.

Leo Borg, filho do lendário Bjorn Borg, engradece a competição.

Destaque igualmente para o embate inaugural, tal como há uma semana, entre o gigante Martin Damm, finalista do Indoor Oeiras Open 2 de 2024 e campeão no Alentejo no passado domingo, face ao ex-top 100 Liam Broady.

No último dia referente ao qualifying, Tomás Pinho celebrou a passagem pela terceira vez na carreira, segundo em duas semanas após ter feito o mesmo em Elvas, ao quadro principal de uma competição ITF ao bater o canadiano Matthias Uwe Kask (igualmente sem ranking profissional) por 4-6, 6-3 e 10-8.

Guilherme Valdoleiros avançou com parciais semelhantes (6-4, 4-6 e 10-8) face ao espanhol Miguel Garcia.

Os confrontos lusos do dia foram ganhos por Hugo Maia e Diogo Morais.

Maia, sem cotação nacional de momento, surpreendeu Daniel Batista através do resultado de 4-6, 6-4 e 10-8;

Morais, igualmente sem ranking atualmente, apresentou muito bom nível para ultrapassar Tiago Boschmans por 6-1 e 6-2.

Pouco depois da derrota, Daniel Batista descobriu que ganhou uma vida extra ao ser repescado para o quadro principal, tal como tinha acontecido em Elvas.

Parceiros

Deixe um comentário