Floriano e Alex lutam até ao fim por Tóquio

Floriano

Floriano Jesus

Alex e Floriano atletas da Seleção Nacional garantiram, esta quinta-feira, na Hungria, a passagem à final A da prova de KL1.

Apuramento para os Jogos Paralímpicos continua a ser possível

Texto / fotos: Federação Portuguesa de Canoagem

Floriano Jesus e Alex Santos continuam a lutar pelo apuramento

Os paracanoístas da Seleção Nacional, Alex Santos e Floriano Jesus, continuam a lutar pelo apuramento para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, depois de terem conquistado, esta quinta-feira, em Szeged, na Hungria, um lugar entre os nove finalistas da prova de KL1, que se realiza no sábado, às 10h05 (hora local, menos uma hora em Portugal Continental).

Na semifinal da prova de KL1, Alex Santos venceu com o tempo de 53,89 segundos, apurando-se para a final da competição.

Alex Santos

Os restantes dois lugares que ditavam o acesso à corrida pelas medalhas foram alcançados por Pavel Gromov (Rússia), com a marca de 54,63 segundos, e por Floriano Jesus (Portugal), com o registo de 54,88 segundos.

Antes, na eliminatória que apurava diretamente os três primeiros classificados para a final da competição, Alex Santos não foi além da 4.ª posição, com o tempo de 54,98 segundos, razão pela qual teve de disputar a semifinal da prova de KL1.

O húngaro Peter Pal Kiss, o brasileiro Luís Carlos Cardoso da Silva e o polaco Jakub Tokarz seguiram diretamente para a final.

Floriano
Floriano Jesus

Amanhã tudo ou nada na final

Na segunda eliminatória de KL1, Floriano Jesus também terminou no 4.º lugar, com o registo de 59,58 segundos, razão pela qual foi relegado para a disputa da semifinal.

De referir que o italiano Esteban Farias, o francês Remy Boulle e o húngaro Robert Suba garantiram a passagem direta à final.

Com a marca de 55,62 segundos na eliminatória, Hugo Costa teve de participar na semifinal de KL2, depois de ter sido 6.º classificado na eliminatória, em que só o vencedor tinha acesso direto à final A e que acabou por ser ganha pelo ucraniano Mykola Syniuk, com o registo de 45,67 segundos.

Na semifinal, Hugo Costa terminou no 5.º posto, acabando por garantir um lugar na final B da prova de KL2, agendada para as 16h10 (hora local, menos uma hora em Portugal Continental) de sábado. Só os três primeiros lugares garantiam a passagem à final A e estas posições foram conquistadas pelo austríaco Markus Mendy Swoboda, o britânico Nicholas Beighton e o japonês Hiromi Tatsumi.

Canoístas portugueses
Norberto Mourão

Norberto Mourão na final

Já apurado para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, Norberto Mourão garantiu a segunda posição na eliminatória de VL2 em que participou e que foi ganha pelo brasileiro Fernando Rufino de Paulo.

O paracanoísta luso realizou o tempo de 1.00,14 minutos. O terceiro atleta a alcançar o apuramento direto para a final de VL2 foi o norte-americano Steven Haxton.

A final decorre hoje, sexta-feira

CALENDÁRIO
Apuramento paralímpico/Taça do Mundo de Paracanoagem

Sexta-feira (14 de maio)
(menos uma hora em Portugal Continental)
Race 97 – 10:10 – VL2 200 metros – Norberto Mourão – Final A

Sábado (15 de maio)
Race 172 – 10:05 – KL1 200 metros – Alex Santos – Final A
Race 172 – 10:05 – KL1 200 metros – Floriano Jesus – Final A
Race 208 – 16:10 – KL2 200 metros – Hugo Costa – Final B

Parceiros

Deixe uma resposta