FORMAÇÃO DE AUTO RESGATE EM KAYAK

A piscina de Barroselas recebeu cerca de uma dezena de canoístas para mais uma formação de auto resgate destinada às disciplinas de kayak de slalom, kayak extremo, kayak polo e a outras disciplinas de águas bravas.

Fonte: Darque Kayak Clube
Foto: José Castro

Aumento de capacitação de atletas tenta colmatar falta de barco de apoio nas disciplinas de Kayak

A ação, promovida pela DKC de Viana destacou-se sobretudo pela aprendizagem das técnicas de esquimontage, para os atletas mais novos que se estão a iniciar nas águas bravas, com mais incidência nas disciplinas olímpicas de slalom e kayak extremo.

A ação foi acompanhada pelo técnico de águas bravas, deste clube vianense.

Estas acções devem ser realizadas em ambiente controlado, com água tépida e para isso a Câmara Municipal de Viana, cedeu a piscina, a pedido, em horário vago e que não colidisse com outras atividades na piscina.

O material utilizado foi previamente desinfetado, para assegurar a higiene e protecção dos utentes da piscina.

A formação integral do canoísta faz parte do plano de formação e dos objetivos que a DKC de Viana tem para os seus atletas, para que possuam um bom nível técnico nas diferentes disciplinas da canoagem.

As ações de auto resgate em k1 também tem sido reforçadas a nível das águas lisas, já em pleno rio para colmatar a falta da existência de barco de apoio (quer para apoio ao treino quer para reforço de segurança) e reforçar assim os padrões de segurança e das capacidades dos atletas do clube.

São habitualmente os técnicos nos seus kayaks que fazem a segurança aos praticantes em pleno rio.

Tradicionalmente esta associação desenvolve este tipo de acções destinadas à formação dos seus atletas, sendo esta uma atividade de retoma, uma vez que as interrompeu durante a pandemia e servem agora de mote da DKC de Viana para o ano de 2023: – O ano da resiliência.

Parceiros

Deixe uma resposta