FPX ACOLHE JOVENS XADREZISTAS UCRANIANOS

Manos Nechytailo com Maksym Faryma e Diogo Matos

A FPX – Federação Portuguesa de Xadrez respondeu a um apelo de uma família ucraniana e ajudou a acolher dois jovens xadrezistas.

Os jovens vieram para o nosso país com a mãe e irão ter o estatuto de refugiados, dado o conflito militar que neste momento se vive com a invasão das tropas da Rússia à Ucrânia.

Texto / Fotos: Federação Portuguesa de Xadrez

Xadrezistas Ucranianos acolhidos pela FPX

Os dois jovens, Nikita Nechytailo, de 11 anos, e Lev Nechytailo, de nove, chegaram a Portugal juntamente com a mãe no sábado, dia 12 de março, e no dia seguinte estrearam-se a jogar pelo Independente Futebol Clube Torrense, clube que os federou.

O Independente Futebol Clube Torrense, integrando a equipa que se sagrou campeã distrital de Setúbal de partidas rápidas da categoria de Sub-08 a Sub-12.

Os dois irmãos tiveram um contributo decisivo para a conquista do título: Nikita, no segundo tabuleiro, ganhou as 10 partidas efetuadas e Lev, no terceiro, ganhou nove e empatou uma.

FPX
Manos Nechytailo com Maksym Faryma e Diogo Matos, equipa do Independente Futebol Clube Torrense que se sagrou Campeã Regional de Setúbal

Segundo nos relatou a mãe dos dois jovens, a casa onde viviam, em Bucha, 30 quilómetros a noroeste de Kiev, foi destruída por uma bomba.

A opção de procurarem Portugal como país de acolhimento tem precisamente a ver como o facto de os pequenos Nikita e Lev poderem desenvolver as suas capacidades como xadrezistas.

Para já, a família está alojada no Hotel Roma, em Lisboa, a cujos responsáveis a Federação Portuguesa de Xadrez agradece.

Também de grande importância para a rápida integração da família Nechytailo tem sido o papel da agência de viagens e organizadora de eventos Catchawards, igualmente merecedora dos nossos agradecimentos.

A FPX mantém-se disponível para participar no projeto de acolhimento de refugiados ucranianos e espera que a família Nechytailo venha a ter todas as condições para os jovens Nikita e Lev poderem desenvolver o talento para o xadrez.

Publicamos duas fotos, da equipa do IFC Torrense campeã distrital de Setúbal de rápidas da categoria de Sub-08 a Sub-12.

Parceiros