Francisca Jorge sofre reviravolta e é eliminada

Francisca Jorge

Francisca Jorge não conseguiu aproveitar a confiança trazida da fase de qualificação e disse adeus ao torneio de 25.000 dólares organizado pela Federação Portuguesa de Ténis de 25 de Abril a 2 Maio.

A vimaranense arrecadou o primeiro set, mas sofreu desaire por 4-6, 6-0 e 6-3 face à holandesa Suzan Lamens (380 do ranking), deixando a competição sem portuguesas em singulares.

Nos pares, a dupla Matilde Jorge e Ana Filipa Santos tirou de cena o par Jessica Maleckova e Conny Perrin, segundas cabeças-de-série, e mantem a bandeira nacional em prova.

Texto: Gaspar Ribeiro Lança
Fotos: Sara Falcão

Sitio oficial do evento.

Francisca Jorge eliminada do Jamor Ladies Open

459.ª melhor tenista do mundo, Francisca Jorge parecia que ia atingir pela terceira semana consecutiva a segunda ronda em torneios em Portugal (depois do 60.000 dólares no Jamor e do 25.000 dólares no CETO) quando se adiantou por 6-4 no parcial inaugural, aproveitando um décimo jogo desastroso de Lamens.

No entanto, a holandesa – que fez terceira ronda de singulares no 60.000 dólares e foi campeã de pares a semana passada, no CETO – subiu a qualidade no serviço e foi mais agressiva na resposta, aplicando um segundo set perfeito.

Num parcial decisivo com seis quebras de serviço, Suzan Lamens almejou quatro delas e garantiu o acesso à segunda ronda da competição realizada no Jamor, onde irá defrontar Yuliya Hatouka, 11.ª favorita ao título.

Num dia em que se concluiu a fase de qualificação (reagendada para esta terça-feira devido à chuva caída ontem), Jacqueline Cabaj Awad, Nina Stadler, Malene Helgo, Justina Mikulskyte, Sara Cakarevic, Emily Webley-Smith, Ganna Poznikhirenko, Carol Zhao, Ekaterina Makarova, Kamilla Bartone, Maria Gutlerrez Carrasco, Hiroko Kuwata, Martina Spigarelli, Weronika Falkowska e Yvonne Cavalle-Relmers também seguiram para a segunda ronda da prova.

Francisca Jorge
Ana Filipa Santos e Matilde Jorge

Matilde Jorge e Ana Filipa conquistam enorme vitória sobre segundas favoritas

A grande alegria do dia para as cores nacionais veio na variante de pares. Matilde Jorge e Ana Filipa Santos, a competirem pela primeira vez juntas em torneios internacionais, recuperam de uma desvantagem de set e break para ultrapassarem as segundas favoritas Jessica Maleckova e Conny Perrin por 2-6, 6-3 e 10-6 rumo aos quartos de final.

Para esta quarta-feira, o grande destaque vai para a estreia de Beatriz Haddad Maia e Mandy Minella, ambas com honras de court Central, num dia onde as grandes favoritas iniciam a luta pelo título de domingo.

Parceiros