Francisco Pardal vence Enduro na Lousã

Renhida disputa na terceira prova da Taça de Portugal de Enduro acaba com vitória à tangente de Francisco Pardal sobre o campeão nacional José Borges.

Francisco Pardal foi o melhor do fim de semana

A emoção da Taça de Portugal de Enduro mediu-se ao segundo dada ter sido esta a diferença de tempo entre o primeiro e o segundo classificado da principal categoria após os seis percursos especiais cronometrados (PEC) na Lousã.

Francisco Pardal
Francisco Pardal

No regresso do Troféu federativo à Lousã, o melhor do fim-de-semana de competição foi Francisco Pardal.

O atual campeão europeu de Downhill na categoria de Elites repartiu o número de vitórias nos PEC com o o campeão nacional de Enduro, José Borges (Miranda Factory) mas na contabilização dos tempos totais avantajou o rival em pouco mais de um segundo. O terceiro lugar do dia na classificação de elite, a 36 segundos, foi pertença do madeirense Emanuel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo) que, contudo, manteve a liderança da geral do Troféu.

Madeirense Emanuel Pombo prossegue como líder do Troféu

Na classificação geral da Taça de Portugal de Enduro, decorridas três provas, Emanuel Pombo soma 470 pontos contra os 350 pontos de José Borges e os 315 de José Oliveira (Enduro BTT Braga) despromovido agora ao terceiro posto do ranking.

A competição feminina manteve o despique em alta com o triunfo, por décimas de segundo, a sorrir à estoniana Maaris Meier (Maiatos/Reabnorte). A segunda classificada foi Ana Leite (Enduro BTT Braga) enquanto que a terceira posição, já mais distanciada, foi obtida por Gabriela Vasconcelos (BTT Enduro Terras de Bouro).

Na classificação geral da Taça de Portugal, a prova da Lousã recolocou Meier na liderança do troféu.

Outros escalões

Nas restantes categorias classificadas na Lousã, Tiago Ladeira (Miranda Factory) bateu Tomás Barreiros (A.D.A.R. / OFIMOTO) para ser o melhor nos juniores. Nas contas à geral da categoria é, no entanto, Guilherme Pissarra (Casa do Povo de Abrunheira) quem comanda o troféu.

Na categoria de cadetes, com apenas três PEC’s disputadas, sagrou-se vencedor Nuno Reis (Maiatos/Reabnorte) enquanto que, no sector feminino, a melhor da categoria foi a colega de equipa Rafaela Ramalho.

Na categoria Master, na Lousã, sagraram-se vencedores: Brett Wheeler (MS Racing Portugal / Estrelas da Amadora) em Master 30; Nuno Lopes (A.D.A.R. / OFIMOTO) em Master 40; José Salgueiro (José Salgueiro MCF / Xdream / Município de São Brás) em Master 50 e Fátima Vida (Assoc. 20Kms Almeirim) em Master Feminina.

A próxima prova pontuável para a Taça de Portugal de Enduro decorre a 2 de setembro em Celorico da Beira.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / Fotos: UVP / FPC

Parceiros