GONÇALVES E ROQUETE SÃO CAMPEÕES NACIONAIS DE TRAIL ULTRA ENDURANCE

Foto: Fotos do Zé

Hugo Gonçalves e Sofia Roquete conquistaram o Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance, que se realizou este fim-de-semana na Serra de São Mamede, com partida e chegada em Portalegre.

A competição de corrida a pé na natureza foi disputada por cerca de duas centenas de atletas, que superaram um percurso com 106 quilómetros e cerca de 4.500 metros de desnível positivo pela região do Alto Alentejo.

Leia também

SÃO MAMEDE DESAFIA ATLETAS EM PERCURSO DE 106 QUILÓMETROS

Texto: Henrique Dias // OPraticante.pt em, cooperação com Diogo Simão – BA&N
Fotos: Fotos do Zé

Página da Associação de Trail Running de Portugal

Gonçalves
Hugo Gonçalves – Foto: Fotos do Zé

Hugo Gonçalves revalidou o título de campeão nacional

Hugo Gonçalves foi o primeiro a cruzar a meta, ao cabo de 10 horas 44 minutos e 39 segundos, revalidando o título de campeão nacional de Trail Ultra Endurance, que engloba provas com mais de 100 quilómetros.

“🏆BICAMPEÃO NACIONAIL TRAIL ULTRA ENDURANCE🏆
Melhor que ser Bicampeão Nacional, foi ter terminado esta aventura ao lado de grande ser humano e amigo, Carlos M Ferreira , com quem pude desfrutar desde o primeiro ao último km do UTSM – Ultra-Trail de São Mamede, prova do Campeonato Nacional de Ultra Trail Endurance!

Gonçalves
Pódio equipas – Foto: Fotos do Zé

A nível coletivo a Furfor Running Project foi também a equipa CAMPEÃ NACIONAL e com uma vitória histórica em que o pódio da geral foi ocupado pelos 3 atletas da mesma equipa 🏆

Mas nada acontece por acaso, e por detrás de grandes sucessos, há grandes pessoas, e tenho junto de mim os melhores!

Obrigado a todos pelo apoio e carinho, mas não posso deixar de falar na minha FAMÍLIA 👩‍👧‍👧 e na minha equipa, que tudo fazem para que nada me falte

Depois da tempestade, vem e bonança, e se há fins de semana perfeitos este foi um deles! 😍” o que Hugo Gonçalves escreveu na sua página

Gonçalves
Carlos Ferreira e Hugo Gonçalves

O atleta da equipa FurFor Running Project cruzou a meta de mão dada com o seu companheiro de equipa Carlos Ferreira, que conquistou o título de vice-campeão, ficando o terceiro lugar do pódio para Bruno Sousa, a 32m30s do vencedor, da mesma equipa.

Ao alcançar os três primeiros lugares do pódio, a FurFor Running Projet triunfou na classificação coletiva, ficando o pódio completo pelo EDV Viana Trail em segundo e pelo Olímpico Vianense Trail, em terceiro.

Foto: Fotos do Zé

António Soares de OPraticante.pt totalista do evento

Às 22 horas foi dada a partida para mais uma grande aventura, uma noite quente, mas com uma ligeira brisa, que deu para ajudar a suportar melhor o calor.

Parti como costumo fazer sempre com muita calma, e a tentar fazer o maior número de km durante a noite pois durante o dia iria ser muito quente.

Como foi sempre do meu tipo de fazer estas provas, nunca tentei ir no ritmo de ninguém ir sempre no meu ritmo.

Nos abastecimentos tentar sempre comer algo e partir sempre com água para chegar a outro abastecimento, os abastecimentos como sempre muito bons, com tudo o que precisava.

Um grande apoio para os atletas, muito bom, sempre a perguntarem se precisávamos de alguma desde comer beber e até creme solar espetáculo.

Quanto à minha prova tinha um objetivo para ela, pois este ano não treinei o suficiente, ia com ideia de fazer na casa das 18 horas.

Deu para acabar entre correr, andar e rastejar, com o tempo de 16h56m, na 89ª posição, escalão M55 mas o mais importante ser mais uma vez finalista desta grande prova 9 vezes.

António Soares – OPraticante.pt

9 vezes finalista deste grande evento, nestes últimos anos com a companhia estampada na camisola da grande Analice, pois ela também era uma totalista.

Assim enquanto eu conseguir irá sempre comigo, um muito obrigado a organização, por mais uma vez poder estar neste grande evento, inté 2023 ,um abraço a todos.” foram as palavras do totalista António Soares o grande representante deste projeto OPraticante.pt no evento, sempre a superar-se,

Sofia Roquete – Foto: Fotos do Zé

Sofia Roquete Campeã Nacional

Na competição feminina, Sofia Roquete conquistou o título de campeã nacional de Trail Ultra Endurance, terminando a prova com o tempo final de 13h54m25s. A atleta do OCS – Arrábida Trail Team chegou à liderança a meio da competição, dominando a segunda parte da prova de forma isolada.

Vera Bernardo, da ARCD Venda da Luísa, foi segunda, a 23m49s, e Paula Barbosa, atleta do EDV – Viana Trail e que detinha o título, completou o pódio ficando a 53m02s.

Foto: Fotos do Zé

Na classificação por equipas a vitória coube ao OCS – Arrábida Trail Team, com o Team Lantemil a conquistar o vice-campeonato.

Ao conquistarem o Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance, Hugo Gonçalves e Sofia Roquete qualificaram-se para o Mundial da modalidade de 2023.

Foto: Fotos do Zé

Ultra Trail de São Mamede

A prova Campeonato Nacional foi organizada pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, em articulação com a Federação Portuguesa de Atletismo, e pelo Atletismo Clube de Portalegre, tendo a colaboração dos municípios de Portalegre, Castelo de Vide e Marvão, o Ayuntamiento de Valencia de Alcántara e de diversas entidades locais.

A competição realizou-se integrada no Ultra Trail de São Mamede, que contou com uma prova aberta de igual distância, bem como com três provas mais curtas de 43, 22 e 12 quilómetros, elevando para cerca de 1.500 o número total de participantes no evento.

Foto: Fotos do Zé

O trail running é uma das modalidades em maior crescimento a nível mundial, inclusive em Portugal onde se estimam mais de meio milhão de praticantes.

A modalidade consiste na corrida a pé em trilhos e na natureza, sendo uma disciplina do atletismo.

Parceiros