GUSTAVO RIBEIRO REPRESENTOU PORTUGAL NO MURAL DA TRÉGUA
Gustavo Ribeiro, atleta de Skateboarding, foi o representante da Equipa Portugal na inauguração do Mural da Trégua na Aldeia Olímpica de Paris 2024.
Leia também
GUSTAVO RIBEIRO COMEÇA O SONHO LUSO, MARIA MARTINS TERMINA
Fonte: Comité Olímpico de Portugal
Gustavo Ribeiro presente na inauguração do Mural da Trégua na Aldeia Olímpica
Cerca de uma centena de atletas juntou-se para uma sessão solene que contou com a presença de Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional, Tony Estanguet, presidente do Comité Organizador, Masomah Ali Zada, Chefe de Missão da Equipa de Refugiados, e Emma Terho, presidente da Comissão de Atletas do COI.
A mensagem “Give peace a chance” (Dê uma chance à paz) foi o tema central da cerimónia que teve como ponto alto a inauguração do Mural da Trégua, com a assinatura de atletas e oficiais, incluindo a de Gustavo Ribeiro.
“Vocês, os atletas olímpicos, vão mostrar-nos como seria o nosso mundo se todos vivêssemos no mesmo espírito olímpico de coexistência pacífica.
Competirão ferozmente entre si. Ao mesmo tempo, vivem juntos em paz sob o mesmo teto, aqui na Aldeia Olímpica.
Respeitam as mesmas regras e, o mais importante, respeitam-se uns aos outros.
Desta forma, estão a enviar uma mensagem de paz de Paris ao mundo”, afirmou Thomas Bach, na sua intervenção.
O Mural da Trégua Olímpica está presente em todas as Aldeias Olímpicas desde os Jogos Olímpicos de Inverno Turim 2006, servindo como um símbolo da capacidade do desporto de promover a paz, oferecendo uma oportunidade única para atletas de todo o mundo mostrarem o seu apoio aos valores da paz, respeito, solidariedade, inclusão e igualdade.