HÉLDER SILVA SEGUE INVENCÍVEL

Hélder Silva
O bicampeão nacional Hélder Silva impôs novamente na Arrábida a sua Osella PA2000 EVO2, tendo António Rodrigues (Silver Car EF10) e José Correia (Norma FC20) protagonizado um duelo emocionante pelo segundo posto.
A “Bala do Douro” superiorizou-se ao piloto e “patrão” da JC Group Racing Team por apenas uma décima de segundo.
Vítor Pascoal nos GT, Luís Delgado nos Turismos e Luís Nunes nos Super Challenge venceram as suas respetivas categorias, enquanto Nuno Guimarães se impôs na Divisão Protótipos B.
Rampa Pêquêpê Arrábida foi emocionante
Uma palavra inicial para o Clube de Motorismo de Setúbal.
Célere nas decisões, rápido a ultrapassar as dificuldades, o clube organizador desta 32ª edição da Rampa Pêquêpê Arrábida 2023, manteve sempre um bom ritmo nas subidas e é credor de nota alta quanto ao nível organizativo.
Por outro lado, as enchentes de público registadas nos dois dias de competição, transformaram a prova sadina numa verdadeira festa popular e de promoção da modalidade.
Quanto à narrativa competitiva, esta Rampa Pêquêpê Arrábida foi emocionante.
Hélder Silva foi sempre o mais forte
Mais rápido em todas as quatro subidas realizadas na jornada de sábado, concluindo o dia na liderança, Hélder Silva viu José Correia suplantar as suas marcas nas duas subidas de treino de domingo.
Mas, logo a seguir, o poveiro voltou a repor a ordem e, nas duas subidas de prova que fechavam o fim-de-semana, foi sempre o mais forte.
No entanto, não repetiu a sua marca da subida de prova do primeiro dia, 1:40,813, que seria a melhor em termos absolutos do fim-de-semana.
António Rodrigues não pareceu sentir dificuldades por nunca ter alinhado anteriormente na prova com o seu Silver Car EF10 da NJ Racing/Lusimed e esteve sempre na refrega pelos lugares cimeiros.
Terminou o dia de sábado já no 2º lugar da geral, viu José Correia reaproximar-se nas duas subidas de domingo, quando o bracarense da JC Group Racing Team foi sempre mais forte, mas não o suficiente para recuperar todo o atraso de sábado, ficando os dois separados por apenas 141 milésimas de segundo!
Na Divisão Protótipos B, Nuno Guimarães impôs-se
Nuno Guimarães (Silver Car S2) voltou a não ter problemas para dominar a Divisão Protótipos B, onde está invicto há já um rol enorme de provas, sendo ainda o 4º da geral.
Nas contas dos B, viu ainda Nuno Pinto (ADR Sport II) contribuir com um 2º lugar para uma saborosa “dobradinha” da NJ Racing. Victor Bessa (PRM RC) fechou o pódio nesta divisão.
Voltando à geral, encontrámos no 5º posto Luís Nunes (Skoda Fabia R5) que, de forma perfeitamente avassaladora, construiu ainda o terceiro triunfo consecutivo na novel categoria Super Challenge.
Foi, obviamente ainda triunfador no Grupo SC A, competição particular onde foi secundado por José Carlos Pouca Sorte e José Pacheco, aos comandos de dois Mitsubishi Lancer EVO VI.
Top 6 absoluto para Vítor Pascoal
Top 6 absoluto para Vítor Pascoal. O baionense rubricou com o seu Porsche 991 GT3 CUP aquela que foi a sua melhor exibição da temporada.
Venceu de forma clara nas lides dos GT, face a Gabriela Correia (Mercedes AMG GT4) e Bernardo Garcia de Castro (Porsche 997 GT3 CUP), adversários que rodaram sempre demonstrando grande forma, bem vincada pela sua presença no 8º e 9º posto da geral da rampa.
Nessa tabela absoluta, o 7º lugar foi reclamado por Luís Delgado. O flaviense que tripula o Cupra Leon TCR da Nunes Sport dominou, uma vez mais, a Categoria Turismos e, dentro desta a Divisão 2.
Foi também novamente e nas duas classificações secundado por Joaquim Teixeira.
Joaquim Teixeira mesmo com um toque logo a abrir o fim-de-semana, voltou a provar a sua valia, extraindo todo o potencial do Cupra TCR da JT59 Racing Team/Bompiso de primeira geração que tripula.
O pódio da Divisão 2 e da geral dos Turismos ficou completo com a presença de Manuel Rocha e Sousa (Cupra TCR) no 3ºposto. O bracarense do Grupo TDS fez a sua melhor prova da temporada.
Registo para o 10º posto final de Nuno Caetano, cada vez mais seguro na “barchetta” Osella PA21S da Power House.
Gonçalo Inácio venceu a batalha da Divisão 3
Voltando às lides dos Turismos, Gonçalo Inácio, no Peugeot 208 R2 VTI da Befast Motorsport, venceu a batalha da Divisão 3, na frente do líder do Campeonato, Parcídio Summavielle, a braços com alguns problemas de pneus no seu Renault Clio R3 RS da MNE Sport.
O 2º lugar do fafense permitiu-lhe, mesmo assim, reforçar a liderança na tabela de pontos.
De regresso ao campeonato, José Borges (Citroen C2 R2) esteve sempre muito forte e almejou conquistar o 3º lugar na divisão.
Quanto à Divisão 1, José Carlos Magalhães estreou da melhor forma um Mitsubishi Lancer EVO X da melhor forma, com o “patrão” e piloto da MNE Sport a suplantar Carlos Gonçalves, em carro idêntico.
Luís Nunes venceu claramente a categoria
Voltando a falar dos Super Challenge, um duo de “craques do asfalto” esteve entre os protagonistas do fim-de-semana na luta pelo segundo e terceiro lugar, dado que a vitória de Luís Nunes foi inquestionável.
Miguel Matos (Peugeot 106 Maxi) e Bruno Carvalho (Citroen Saxo) lutaram taco-a-taco não só pela vitória no Grupo SC C, mas imprimiram um andamento tal que acabaram por ainda reservar o 2º e o 3º lugar finais da categoria, com Miguel Matos a ser mais forte, mas sempre com Bruno Carvalho na ilharga.
Já quanto ao grupo SC B, Gonçalo Janeira (Citroen AX GTi) construiu a segunda vitoria da temporada, na frente do jovem André Magalhães, num Fiat Uno 45s, enquanto Luís Silva (BMW M3) levava para Famalicão o triunfo nas contas do Grupo SC D, secundado pelo bracarense Rui Pinheiro (BMW M3) e por António Ferreira, aos comandos de um VW Golf V GTI).
Uma palavra para a excelente exibição de Nelson Rocha, aos comandos do único kartcross presente.
O piloto do Semog registou boas marcas, deu espetáculo e nem o toque dado na última subida manchou a excelente exibição do experiente piloto.
Caiu no pano sobre a 3ª prova da temporada do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group.
Agora, é tempo de retemperar forças e começar depois a preparar o encontro anual entre a “Família da Montanha” lusitana e a congénere europeia.
Será na Rampa Internacional da Falperra, organizada pelo Clube Automóvel do Minho e que animará terras bracarenses nos dias 20 e 21 de maio.