Hélio Costa de 10 km a corredor de ultras

Hélio Costa - PT281+ Ultramarathon
Hélio Costa, 44 anos, comercial de profissão, será um dos três próximos participantes da One Hundred Douro FKT a 12 deste mês.
Mais um atleta, que quisemos saber mais um pouco sobre como começou e o que levou a participar neste evento.
“O desporto entrou na minha vida de uma forma menos boa em 2015.
Tive uma doença estive internado 1 mês e ao sair do hospital decidi começar a fazer desporto.

Hélio Costa de 116 kg para 76 kg
Hélio Costa estava com 116 kg e foi um processo muito lento até começar a correr, e chegar aos 76 kg actualmente.
“Mas passado 5 meses fiz a minha primeira corrida oficial (10 km), 1:10h necessitei para cumprir os meus primeiros 10 km.
Em 2019 decidi fazer EGT 45km com dois amigos (Filipe Guerra e Romeu Afonso) correu muito bem.

Uma diversão demoramos 9h para finalizar, mas o importante foi a superação de finalizarmos a distância.
Mas gostei muito e passado mais uns meses fui ao Trilhos dos Reis, e novamente há mesma distância 45 km, voltei a adorar.
No ano passado no mês de agosto em conversa com uns amigos disse vou fazer 100 km numa prova, eles disseram que era louco.
Mas lá fui eu aos primeiros 100 km Estrelaçor, adorei fiquei muito feliz com o meu resultado e com a prova e disse este estilo de prova é a minha praia.

Este ano fui ao Trail de Conímbriga Terras de Sicó fazer 110 km, e também fui finalista da PT281+ Ultramarathon.
A prova em que participei até agora e que me deu mais satisfação foi a PT 281 a prova é uma superação brutal, terminar é algo único.
E posso agradecer ao Paulo Borralhinho, todo o apoio que me deu para que terminasse esta prova.”
O que te levou a participar no One Hundred Douro FKT?
“Foi um desafio pessoal depois de terminar a PT281+ Ultramarathon há menos de um mês e meio quero ver como o meu corpo vai reagir.”

Hélio Costa tens efectuado alguma preparação especial para o One Hundred?
“Nem por isso, tenho feito muitos treinos de recuperação, devido a carga da última prova há menos de um mês e meio, por isso pouco treino, muito pouco treino.”

Como traçaste os teus objetivos para a superares a marca do João Andrade?
Tenho um plano A e um Plano B
“Espero que o plano A resulte, espero em primeiro lugar terminar esse possível a baixo das 23h.
Plano B será …”

Três atletas já participaram
Até ao momento quatro atletas eram para participar Arsénio Santos, Pedro Leonel e Carla André, e Bruno Ferreira.
Mas dos quatro, só três participaram com sortes distintas, carregue sobre os nomes e visualize os artigos.
Arsénio Santos, não concluiu a sua prova por lesão.
Pedro Leonel superou a marca de João Andrade e é recordista masculino.
Carla André, superou a marca do Pedro Leonel e é o recorde feminino e da prova.
Bruno Ferreira não chegou a participar por ter contraido uma lesão.
Os participantes que se seguem já confirmados
Hélio Costa – 12/09
João Oliveira – 12/09
Nuno Rocha – 12/09
Francisco Monte – 18/09
André Cunha – 18/09
Hugo Gonçalves – 21/09
Visualiza também
One Hundred, Ultramaratona de 100 milhas, desafia-te
Hugo Gonçalves, o atleta das Ultras em novo desafio
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Henrique Dias – OPraticante.pt
Fotos cedidas pelo atleta